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Trabalho em sala de aula sobre o uso do amianto

Uma possibilidade de atividade em sala de aula sobre o uso do amianto é dividir a sala em três grupos, sendo que um fica a favor, o outro contra e o terceiro julga.
Pedaço bruto de um tipo de mineral do amianto, que causa o câncer mesotelioma
Pedaço bruto de um tipo de mineral do amianto, que causa o câncer mesotelioma
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No texto Ensino de Química para formar cidadãos foi mostrado claramente a grande importância dos professores fazerem abordagens interdisciplinares e contextualizadas em suas aulas a fim de ajudarem os alunos a desenvolverem seu raciocínio e adquirirem a capacidade de participarem criticamente das questões da sociedade.

Um tema muito importante que atualmente está bastante em voga é a utilização do amianto na produção de telhas, tubos, caixas d’água e outros materiais de construção. Essa questão está sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pois atualmente o amianto de todos os tipos já foi proibido em cerca de 58 países, devido aos casos de câncer relacionados à exposição às fibras desse mineral.

Fibras de amianto e telha feita desse mineral

No Brasil, no entanto, segundo a Lei Federal 9.055/95, o amianto do tipo anfibólio está banido, mas o do tipo crisotila pode ser usado desde que algumas regulamentações sejam seguidas. Dois estados brasileiros, Rio Grande do Sul e São Paulo, possuem leis municipais que proíbem a fabricação de materiais que contenham qualquer tipo de amianto.

O STF ainda não decidiu pela liberação ou pela proibição do amianto crisotila (branco). Assim, é importante que os alunos estejam por dentro desse assunto e entendam quais são os pontos positivos e os pontos negativos em relação ao uso desses produtos em nossa sociedade. Por isso, é de extrema importância que o professor de Química, bem como os professores de Biologia e Geografia abordem em suas aulas qual é a composição química do amianto, quais são as suas propriedades físicas e químicas, quais são os prejuízos e os benefícios de sua utilização.

Somente a partir de informações bem abalizadas é que os alunos poderão pesar os prós e os contras para poderem tomar o seu lado nessa questão.

Além disso, um fator que aumenta em muito a importância de se abordar esse conteúdo em sala de aula é o fato de que as casas de muitos alunos são feitas com telhas de amianto, bem como as caixas d’água e as tubulações. Assim, esses alunos precisam estar cientes do perigo de furar ou quebrar uma telha de amianto e do risco que estarão expostos se não realizarem o descarte correto desses materiais.

A seguir, temos uma sugestão de trabalho em grupo que o professor pode realizar em sala de aula, pois o trabalho coletivo é benéfico para ajudar os alunos a viverem em sociedade e encontrarem saídas para os problemas que surgirem em suas vidas como adultos.

Alguns pontos positivos para o trabalho em grupo são: a reflexão conjunta e compartilhada de saídas para o desafio proposto, o aprendizado mútuo, bem como o fato de que ajuda o aluno a desenvolver habilidades intelectuais e interpessoais e se estabelecem relações sociais, preparando o aluno para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho, que requer da pessoa saber trabalhar em grupo e se socializar.

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O professor pode então dividir a sala em três grupos, sendo que as funções de cada grupo são as seguintes:

Grupo 1– Defender o uso do amianto;

Grupo 2– Atacar o uso do amianto;

Grupo 3– Julgar os dois grupos e decidir qual foi o grupo mais convincente.

Os grupos 1 e 2 devem fazer pesquisas em livros e na internet (em sites confiáveis) sobre argumentos que possam ajudá-los. O professor deve auxiliá-los nesse assunto, podendo indicar sites e ensiná-los como realizar essas pesquisas. Por exemplo, algumas palavras-chaves que os alunos podem colocar nos buscadores de sites na internet são: amianto, amianto uso controlado, CNTA, IBC, mesotelioma, proibição do amianto em São Paulo, câncer em Minaçu, Lei 9.055/95.

Grupo de alunos fazendo pesquisa em sites

Um texto que sugerimos é o Prós e Contras do Uso do Amianto do Brasil Escola.

Num dia marcado pelo professor, ambos os grupos irão apresentar seus argumentos perante a sala, com o objetivo de convencê-los de que o seu respectivo lado é o correto.

O grupo 3 deve estar a par dos dois lados da questão e também realizar pesquisas, pois irão fazer perguntas pertinentes a ambos os grupos. No final, decidirão qual grupo venceu e foi o mais convincente.

Grupo 3 faz a avaliação da apresentação dos outros grupos

O professor pode até mesmo incentivar os grupos ao propor alguma espécie de gratificação para o grupo vencedor.

No entanto, para que esses objetivos sejam alcançados é preciso que o professor acompanhe todo o processo e o organize bem, para que todo o trabalho não seja feito apenas por uma parte pequena de cada grupo, enquanto outros alunos não fazem nada. Uma das formas de fazer isso é por exigir que cada participante exponha seu ponto de vista e um argumento.

Alunos ficam sem fazer nada enquanto os outros alunos realizam o trabalho em grupo

Essa atividade deve envolver todos os alunos da sala e o professor deve se certificar de que cada um tenha um tempo praticamente igual e suficiente para expor seus argumentos, sem que um atrapalhe o outro.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

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