Pesquisar leva o aluno a aprofundar o conhecimento sobre determinado assunto, além de desenvolver suas habilidades de busca, seleção, registro e organização de informações. No entanto, antes de solicitar que o aluno realize uma pesquisa sobre um determinado tema – especialmente tendo como fonte sites da internet –, é preciso subsidiá-lo com ferramentas e metodologia para que o processo de aprendizagem se efetive.
Quando o professor decide propor uma pesquisa na internet como recurso didático, é preciso levar em conta alguns aspectos importantes para a realização dessa ação pedagógica, saber:
O professor também deve ler os textos dos primeiros links dos buscadores e indicar para os seus alunos as fontes seguras e, principalmente, as que contêm erros ou desatualizações tanto em relação ao conteúdo quanto à ortografia.
Se o professor quiser, também pode especificar uma lista de sites – que não seja demasiado restrita – para que os alunos se norteiem por ela com a finalidade de garantir a confiabilidade do conteúdo pesquisado.
“Pesquisa” Ctrl + C / Ctrl + V
Um dos maiores empecilhos para que o professor opte pela pesquisa pela internet é que, em significativa parcela dos casos, os alunos apenas copiam a informação encontrada no site, colam e imprimem. Essa prática, muitas vezes, nem é acompanhada da leitura do texto copiado.
Evitar o “copia e cola” nas pesquisas da internet é um objetivo que deve estar contemplado no planejamento da atividade.
Alguns professores, procurando driblar essa dificuldade, solicitam aos alunos que façam cópias manuscritas do conteúdo pesquisado a fim de que ao menos no momento da cópia seja realizada a leitura. No entanto, mesmo a atividade de cópia manuscrita nem sempre é acompanhada da leitura, especialmente se o aluno estiver partilhando a sua atenção com outras atividades, como assistir à televisão, ouvir música enquanto realiza a atividade em casa, entre outras. Além disso, sabe-se que existem alunos que conseguem fazer cópias de textos mesmo não sendo alfabetizados – mais uma amostra de que cópia manuscrita não significa necessariamente aprendizagem.
Pesquisa na internet e efetiva aprendizagem
Então, como garantir a aprendizagem dos alunos quando optamos pela pesquisa na internet como recurso didático?
Essa resposta pode estar na metodologia e na avaliação contidas no planejamento da atividade. Confira sugestões que podem auxiliar nessa tarefa:
Além dessas sugestões, existem diversas outras estratégias para fazer com que a pesquisa na internet deixe de ser uma atividade mecânica de “copiar e colar” e passe a ser uma ferramenta eficaz no processo de aprendizagem. Cabe ao professor adaptar metodologias e ações à sua realidade e aos recursos disponíveis.
Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia