Whatsapp

Uso do data show em sala de aula

Trabalho Docente

O uso do data show em sala de aula requer cuidados. Afinal, esse recurso deve ser um aliado, e não um empecilho no processo de ensino-aprendizagem.
É preciso ter cuidado e planejamento para a utilização do data show em sala de aula
É preciso ter cuidado e planejamento para a utilização do data show em sala de aula
PUBLICIDADE

O data show – ou os projetores de imagem em geral – é uma ferramenta tecnológica cada vez mais utilizada pelos professores como recurso pedagógico. As vantagens são muitas, pois ele permite que se escape do ritmo comum das aulas expositivas em lousas e também facilita a observação de imagens e animações didáticas. Todavia, muitos professores perguntam-se sobre a melhor forma de utilizar o data show em sala de aula. Por esse motivo, elaboramos algumas dicas para facilitar o seu uso pedagógico. Vale lembrar que não se trata de regras fixas, mas apenas algumas orientações básicas que devem se adequar a cada contexto específico em que o professor está inserido.

 

1ª dica – Tudo o que é demais faz mal

Já dizia o ditado: “tudo o que é demais faz mal”, e isso vale também para o uso do data show. O professor não pode simplesmente depender do projetor de imagens para todas as suas aulas, pois isso poderá transformá-las em algo monótono, previsível.

Embora seja um recurso pedagógico bastante importante, o data show não é o único instrumento ou ferramenta que o professor possui. Assim, a dica é: procure alternar ou variar o uso dos projetores com outras ferramentas pedagógicas, incluindo o bom e velho quadro negro. Afinal, ser visto como “o professor do data show” não é algo que inspire muita admiração...

Estudos acadêmicos já revelaram que existe uma certa fetichização do data show em sala de aula¹. Portanto, antes de planejar uma aula, questione se o uso desse recurso é realmente necessário ou interessante para o contexto em questão.

 

2ª dica – Priorize o uso de imagens, palavras-chaves e frases curtas

Ao elaborar os slides e recursos da sua aula, caso ela inclua o uso do data show, procure priorizar o emprego de palavras-chaves e frases curtas, além de imagens, mapas, gráficos e demais elementos que venham a ser necessários.

O grande problema é que muitos professores e até palestrantes desenvolveram o vício de usar textos muito longos em um único slide, o que torna a aula mais cansativa para os estudantes. Para piorar esse quadro, alguns passam a maior parte da aula lendo aquele imenso conteúdo. O ideal é usar palavras, frases curtas, imagens ou afirmações que sirvam de guia ou orientação para a fala do professor, que deve ser mais espontânea e dialogada com os estudantes.

Caso não seja possível sintetizar tudo em poucas palavras ou pequenas frases, ao menos distribua melhor o texto em várias sequências para não ficar muito “pesado” ou cansativo.

 

3ª dica – Não vire as costas para a turma

Procure uma posição em que você fique, ao mesmo tempo, de frente para a turma e acompanhando as imagens projetadas. Afinal, um expositor que vira de costas para o seu público, além de perder o controle sobre ele, pratica um grande ato de desrespeito. Esse problema, inclusive, está associado à dica anterior, pois slides com textos muito grandes estimulam que o professor se “esqueça” da turma e passe a falar somente para si mesmo ao ler o que está na tela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

4ª dica – Não seja um “passador de slides”

Lembre-se de que o data show é o seu auxiliar e não o protagonista de suas aulas. Em muitos casos, o professor limita-se a passar imagens ou slides e esquece que isso é apenas uma estratégia para desenvolver o aprendizado, não o objetivo final em si. Infelizmente, não são raras as ocasiões em que o educador transforma-se em um refém do projetor de imagens.

Existem duas premissas principais em termos de didática: uma delas, mais conservadora, foca o aprendizado na figura do professor; a outra transfere o foco para o aluno. Perceba que em nenhuma dessas concepções o método utilizado torna-se o elemento preponderante no contexto do processo de ensino-aprendizagem. Por isso, use o projetor como um facilitador de sua aula, e não como algo que possa prejudicar a qualidade dela. Lembre-se: o data show não substitui o professor!

 

5ª dica – Cuidado com as luzes apagadas por muito tempo

Em aulas mais longas – ou quando o professor possui duas aulas seguidas – é bom tomar cuidado com uma questão: as luzes apagadas por muito tempo, pois, além da monotonia da aula, elas podem provocar sono ou desinteresse por parte dos alunos.

O recomendado é que, se possível, nem todas as luzes da sala de aula sejam desligadas, mas apenas aquelas que iluminam a área onde as imagens estão sendo projetadas. Caso isso não seja possível, o ideal é fazer uma “quebra” na exposição, ligando esporadicamente as luzes e conversando com os alunos com elas acesas ao menos por alguns minutos.

Outro problema relativo à sala de aula escura pelo uso do data show está no diálogo entre professor e estudante. Sem iluminação, essa comunicação é, em partes, quebrada, além de tornar impossível para o educador a observação da reação dos alunos sobre os itens por ele abordados.

 

6ª dica – Planeje com cuidado e tenha sempre um “plano B”

Parece óbvio, mas o professor deve sempre planejar sua aula com cuidado. É importante deixar a apresentação ou o computador preparados para um rápido início, pois às vezes perde-se muito tempo para montar o equipamento ou “achar” o arquivo no meio de um emaranhado de pastas, subpastas e outros arquivos. Outra dica é, se a apresentação não começou e você ainda está ligando o computador ou procurando os arquivos, feche a tampa do equipamento para evitar a projeção de seus arquivos pessoais em um local com muitas pessoas. Sempre é bom evitar constrangimentos!

Além disso, tenha sempre preparado um “plano B”, pois o professor deve estar preparado para eventuais – e até comuns – defeitos técnicos que possam ocorrer com o equipamento. Existem professores que simplesmente não dão aula se não possuírem o projetor, o que é um erro muito grave na profissão docente.

__________________________

¹ Ver: Nogueira, et. al. (2012)


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Artigos Relacionados
As aulas expositivas ainda servem para os temas da Geografia? Confira algumas dicas para melhorar as suas exposições sobre os temas dessa disciplina.
Uma forma de interação em sala de aula.
Acompanhe uma discussão acerca dos aspectos que envolvem o papel do professor na era cibernética.
Compreenda quais as vantagens e desvantagens do uso da lousa digital nas escolas.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola