Whatsapp

Abordando a política dos 3Rs em sala de aula

Ao abordar a política dos 3Rs em sala de aula, o professor poderá optar por uma introdução prática sobre o tema, envolvendo algumas aulas preliminares.
A política dos 3Rs consiste em reduzir, reutilizar e reciclar
A política dos 3Rs consiste em reduzir, reutilizar e reciclar
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Muitas vezes, nós, professores, trabalhamos apenas na teoria alguns temas com os alunos que poderiam ser mais bem desenvolvidos na prática. Uma área como a educação ambiental, tanto na área de Geografia quanto na de Biologia e outros campos do conhecimento, pode envolver aulas efetivamente práticas que comuniquem melhor com os alunos. O presente texto é uma sugestão de aula sobre a política dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar).

Antes mesmo de explicar o que significa essa expressão, o professor poderá trabalhar a política dos 3Rs em sala de aula a partir da prática. Primeiramente, peça para os seus alunos pensarem em como eles poderiam reduzir o consumo de produtos ou escolher por mercadorias que gerem menos lixo. Se necessário, peça para que eles anotem todas as medidas que pensarem em um papel, apresentando-as para os colegas posteriormente.

Em seguida, pratique o hábito da reutilização. Pode-se desenvolver a criatividade dando novos usos para materiais, tais como garrafas plásticas, latas e outros, que poderão ser levados pelo professor ou pelos próprios alunos com aviso prévio. Durante a aula, vale a montagem de oficinas de reutilização com sugestões diversas, como fazer porta-copos com latas velhas e outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por fim, trabalhe com o processo de reciclagem por meio de imagens e também, se possível, de alguns exemplos práticos em sala de aula. Uma boa medida é a produção de minilatas de lixo para a coleta seletiva, separando o material reciclável em papel, metal, vidro e plástico, explicando que esses materiais podem ser transformados em matérias-primas para a fabricação de novos produtos.

Depois de tudo isso, em uma aula expositiva dialogada, explique para os alunos que a primeira etapa representa o primeiro “R”, que é o ato de reduzir o consumo para reduzir a produção de lixo e, assim, diminuir os impactos ao meio ambiente. Em seguida, explique que a oficina de reaproveitamento de materiais representou o segundo “R”, que é o ato de reutilizar os materiais ao invés de descartá-los. Por fim, explique o terceiro “R”, referente à reciclagem e sua importância para o mundo.

Ao final, peça para que os alunos relatem as experiências vividas em uma redação que objetive explicar a importância da política dos 3Rs para a sociedade e, principalmente, para a natureza e os recursos naturais.


Por Me. Rodolfo Alves Pena