Topo
pesquisar

Jogo para ensinar as organelas celulares

Estratégias de Ensino

Um jogo para ensinar as organelas celulares, além de fixar o conteúdo, promove a interação entre os colegas de classe.
PUBLICIDADE

As células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Essas estruturas, apesar de pequenas, apresentam uma grande complexidade. O citoplasma das células eucariontes, por exemplo, apresenta-se rico em organelas que desempenham as mais variadas funções.

A grande quantidade de organelas e os processos por elas realizados nem sempre são compreendidos pelos alunos de forma rápida e efetiva. Assim sendo, faz-se necessária a criação de aulas que fujam do tradicional “quadro e giz” para que uma melhor aprendizagem seja alcançada. Além disso, com aulas diferentes, conseguimos fazer com que o conteúdo seja absorvido por diferentes tipos de aluno, uma vez que nem todos aprendem da mesma forma.

Para ensinar as partes da célula e as organelas celulares, existe uma grande quantidade de propostas, como a criação de um modelo de célula eucarionte. Hoje, no entanto, ensinaremos um jogo, que, além de fixar o conteúdo, promove a interação entre os alunos.

Materiais necessários

Para a confecção do jogo, você precisará de:

- 2 folhas de isopor;

- Papel camurça para cobrir as folhas de isopor;

- Representação da célula animal (ampliada);

- Nome e função das organelas impressos.

Como preparar o jogo?

Inicialmente você deve imprimir duas representações da célula animal com setas indicando cada uma das organelas. É importante que, no lugar dos nomes das organelas, sejam colocados números, pois será papel dos alunos descobrir a organela indicada.

Forre o isopor com papel camurça e cole as representações da célula animal. É importante colocar uma representação por folha de isopor. Fique atento ao tamanho da impressão para que a figura não fique nem muito pequena nem muito grande.

Feito isso, é importante confeccionar cartões com as respostas do jogo. Inicialmente faça cartões com o nome das organelas indicadas no material impresso. Faça dois cartões para cada organela, pois a sala será dividida em grupos. Em seguida, faça os cartões com as funções. Assim como nos cartões com nome, é fundamental que sejam feitos dois cartões para cada função.

Como realizar a atividade?

Inicialmente divida a sala em dois grupos e entregue a folha de isopor com a representação e os cartões com o nome das organelas. Peça para que os grupos coloquem o nome da organela no local indicado. Assim que o grupo terminar a identificação das organelas, entregue os cartões com as funções. O grupo que terminar primeiro e corretamente ganha.


Por Ma. Vanessa dos Santos

As células vegetais podem ser vistas pelos alunos nas folhas de Elodea sp. ou na película da escama da cebola
Estratégias de Ensino Células vegetais
Saccharomyces cerevisiae observados em microscópio
Estratégias de Ensino Aula prática com a célula do levedo
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola