Topo
pesquisar

Ação detergente dos ácidos sulfônicos

Estratégias de ensino-aprendizagem

O experimento em questão mostrará como os ácidos sulfônicos atuam como detergente e abrirá espaço para uma discussão sobre as propriedades desses compostos.
PUBLICIDADE

O texto “Ácidos sulfônicos” mostrou que eles são uma classe de compostos orgânicos caracterizada pelo seguinte grupo funcional: R ─ SO3H. Foi explanada também a questão de que a principal aplicação dessas substâncias no cotidiano são em espumantes presentes em xampus, cremes dentais e detergentes.

O espumante é um detergente, um termo usado para designar qualquer composto que pode ser utilizado como agente de limpeza. Embora o sabão seja um detergente, esse termo geralmente é usado para designar os substitutos sintéticos do sabão.

Eles também são chamados de agentes tensoativos, porque a sua função é diminuir a tensão superficial do produto, permitindo uma maior penetração deste nas fissuras do objeto ou parte do corpo a ser limpa.  A propriedade que os sabões, xampus ou detergentes sintéticos possuem de remover a gordura é denominada detergência.

Os detergentes no geral possuem essa propriedade porque são formados por cadeias hidrocarbônicas longas que são apolares e por uma extremidade polar, na qual se encontra um grupo catiônico, aniônico, anfotérico ou simplesmente um grupo polar. A parte polar interage com a água, que também é polar, e a cadeia apolar interage bem com materiais oleosos. Isso permite que os detergentes removam sujeiras que a água sozinha não removeria.

Os detergentes sintéticos derivados dos ácidos sulfônicos são aniônicos e os mais empregados no Brasil são os que contêm alquilbenzeno-sulfonato de sódio, de cadeia linear:

Um composto dessa classe que é estabelecido no Brasil como um padrão de detergente aniônico biodegradável é o dodecilbenzenossulfonato de sódio.

Além disso, são usados também os sulfatos de alquila, como o sulfato sódico de laurila. Veja como ele possui uma longa cadeia apolar e a extremidade polar:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estrutura de um detergente, o sulfato sódico de laurila

Para demonstrar a ação detergente dos ácidos sulfônicos, o professor pode realizar a atividade experimental sugerida a seguir com os alunos. Para tal, os materiais necessários são:

  • Sabão;
  • Detergente;
  • 2 conta-gotas;
  • 3 etiquetas;
  • Caneta;
  • 3 tubos de ensaio;
  • Óleo de cozinha;
  • 3 tiras de pano de cerca de 2 cm x 4 cm;
  • 3 rolhas para os tubos de ensaio;
  • Escova para os tubos de ensaio.

Você fará o seguinte: Pingue cerca de três gotas de óleo de cozinha em cada tira de pano.  Coloque cada uma num tubo de ensaio, sendo que o primeiro deve conter apenas água, o segundo tubo de ensaio deve conter água e sabão e o terceiro deve conter uma mistura de água e detergente.

Esquema do experimento

Tampe os três tubos com as rolhas e agite por cerca de 3 minutos. Enxague as tiras de pano e observe se todas estão igualmente embebidas em gorduras.

O professor pode usar essa aula para abordar todo o conceito explanado anteriormente e também para falar sobre a química dos sabões e detergentes, explicando qual é melhor em termos de eficiência e de questões ambientais. Sobre esse assunto, o texto Sabão x Detergente pode ser uma boa fonte de informações.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Muitos detergentes sintéticos contêm sais derivados dos ácidos sulfônicos
Muitos detergentes sintéticos contêm sais derivados dos ácidos sulfônicos
Sabonete artesanal e sachê perfumado
Estratégias de ensino-aprendizagem Fazendo Sachês Perfumados
Neste experimento, a tensão superficial da água será testada apenas com purpurina e detergente
Estratégias de ensino-aprendizagem Experimento sobre Tensão Superficial da Água
Aprenda a fazer bolhas de sabão mais resistentes
Estratégias de ensino-aprendizagem Bolha de sabão mais resistente
Sal insolúvel de cálcio em parte da pia, formado por reação de sabão e água dura
Estratégias de ensino-aprendizagem Água Mole e Água Dura
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola