Topo
pesquisar

Ação detergente dos ácidos sulfônicos

Estratégias de Ensino

O experimento em questão mostrará como os ácidos sulfônicos atuam como detergente e abrirá espaço para uma discussão sobre as propriedades desses compostos.
PUBLICIDADE

O texto “Ácidos sulfônicos” mostrou que eles são uma classe de compostos orgânicos caracterizada pelo seguinte grupo funcional: R ─ SO3H. Foi explanada também a questão de que a principal aplicação dessas substâncias no cotidiano são em espumantes presentes em xampus, cremes dentais e detergentes.

O espumante é um detergente, um termo usado para designar qualquer composto que pode ser utilizado como agente de limpeza. Embora o sabão seja um detergente, esse termo geralmente é usado para designar os substitutos sintéticos do sabão.

Eles também são chamados de agentes tensoativos, porque a sua função é diminuir a tensão superficial do produto, permitindo uma maior penetração deste nas fissuras do objeto ou parte do corpo a ser limpa.  A propriedade que os sabões, xampus ou detergentes sintéticos possuem de remover a gordura é denominada detergência.

Os detergentes no geral possuem essa propriedade porque são formados por cadeias hidrocarbônicas longas que são apolares e por uma extremidade polar, na qual se encontra um grupo catiônico, aniônico, anfotérico ou simplesmente um grupo polar. A parte polar interage com a água, que também é polar, e a cadeia apolar interage bem com materiais oleosos. Isso permite que os detergentes removam sujeiras que a água sozinha não removeria.

Os detergentes sintéticos derivados dos ácidos sulfônicos são aniônicos e os mais empregados no Brasil são os que contêm alquilbenzeno-sulfonato de sódio, de cadeia linear:

Um composto dessa classe que é estabelecido no Brasil como um padrão de detergente aniônico biodegradável é o dodecilbenzenossulfonato de sódio.

Além disso, são usados também os sulfatos de alquila, como o sulfato sódico de laurila. Veja como ele possui uma longa cadeia apolar e a extremidade polar:

Estrutura de um detergente, o sulfato sódico de laurila

Para demonstrar a ação detergente dos ácidos sulfônicos, o professor pode realizar a atividade experimental sugerida a seguir com os alunos. Para tal, os materiais necessários são:

  • Sabão;
  • Detergente;
  • 2 conta-gotas;
  • 3 etiquetas;
  • Caneta;
  • 3 tubos de ensaio;
  • Óleo de cozinha;
  • 3 tiras de pano de cerca de 2 cm x 4 cm;
  • 3 rolhas para os tubos de ensaio;
  • Escova para os tubos de ensaio.

Você fará o seguinte: Pingue cerca de três gotas de óleo de cozinha em cada tira de pano.  Coloque cada uma num tubo de ensaio, sendo que o primeiro deve conter apenas água, o segundo tubo de ensaio deve conter água e sabão e o terceiro deve conter uma mistura de água e detergente.

Esquema do experimento

Tampe os três tubos com as rolhas e agite por cerca de 3 minutos. Enxague as tiras de pano e observe se todas estão igualmente embebidas em gorduras.

O professor pode usar essa aula para abordar todo o conceito explanado anteriormente e também para falar sobre a química dos sabões e detergentes, explicando qual é melhor em termos de eficiência e de questões ambientais. Sobre esse assunto, o texto Sabão x Detergente pode ser uma boa fonte de informações.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Aprenda a fazer bolhas de sabão mais resistentes
Estratégias de Ensino Bolha de sabão mais resistente
Sal insolúvel de cálcio em parte da pia, formado por reação de sabão e água dura
Estratégias de Ensino Água Mole e Água Dura
Sabonete artesanal e sachê perfumado
Estratégias de Ensino Fazendo Sachês Perfumados
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola