Whatsapp

Cálculo das chances de o Brasil ser Hexacampeão

Estratégias de ensino-aprendizagem

O estudo da probabilidade pode ganhar um aliado: a copa do mundo. Faça com seus alunos o cálculo das chances de o Brasil ser Hexacampeão.
Peça aos seus alunos que criem uma tabela semelhante a essa para acompanhar os resultados dos jogos
Peça aos seus alunos que criem uma tabela semelhante a essa para acompanhar os resultados dos jogos
PUBLICIDADE

Faltando poucos dias para o início da Copa do Mundo de 2014, surge uma grande dúvida: Quais são as chances de o Brasil ganhar o torneio? Então, por que não abordar esse assunto em suas aulas de matemática realizando o cálculo das chances de o Brasil ser hexacampeão? É importante que o professor aproveite-se de assuntos do cotidiano para motivar seus alunos em sala de aula. Vale recorrer a um estudo geométrico do campo de futebol, aos gastos envolvidos na construção dos estádios, bem como ao cálculo das chances de o Brasil vencer pela sexta vez o mundial.

Ao trabalhar com conceitos básicos das teorias de probabilidade, muito se pode explorar a fim de que os alunos se sintam motivados a participar da aula. Um assunto tão em alta como a copa do mundo não pode ser desperdiçado. Para dar início a uma discussão sobre o assunto, lance a pergunta inicial deste texto para sua turma: Quais são as chances de o Brasil ser hexacampeão? Provavelmente você ouvirá inúmeras e diferentes respostas sem qualquer análise de possibilidades e probabilidades. Então caberá ao professor levar a discussão para esse sentido.

De acordo com a Fifa, no grupo A, o Brasil enfrentará a Croácia, o México e Camarões. Qual é a probabilidade de o Brasil ser campeão do grupo A? E qual é a probabilidade de o Brasil ficar na segunda, terceira ou quarta colocação no grupo A? Peça aos seus alunos que montem uma tabela com as respostas dadas e tentem responder a essas perguntas. Feito isso, deverão comparar suas respostas com as dos colegas. Após as discussões que surgirem, debata esses resultados através das teorias de probabilidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Peça aos alunos que criem duas tabelas em maior escala para ficarem afixadas na sala de aula. Uma dessas tabelas deverá ter espaço a ser preenchido de acordo com a ocorrência dos jogos da copa do mundo. Essa tabela deverá ser semelhante à tabela da imagem acima. No decorrer dos jogos, os alunos serão responsáveis por marcar as vitórias, derrotas e pontuações. Paralelamente a essa, peça aos alunos que criem uma tabela para refazer os cálculos das probabilidades a cada vitória ou derrota do time brasileiro. Caso o Brasil tenha um bom desenvolvimento e não saia da competição, a cada jogo refaça o cálculo das chances de o Brasil ser hexacampeão e questione se a probabilidade de o Brasil ser vitorioso aumentará ou diminuirá.

Caso em sua escola ocorram jogos interclasse, é possível adaptar essa ideia para verificar a probabilidade de determinada turma ser campeã dos jogos. O importante é que não se perca o foco da discussão das teorias de probabilidade.


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

 

Artigos Relacionados
Estudos envolvendo probabilidade e combinação de elementos.
Trabalhando com probabilidade e possibilidades.
A utilização de materiais concretos para um melhor ensino-aprendizagem da Matemática.
Probabilidades de um evento.
Estudo prático envolvendo análise combinatória e probabilidade.