Topo
pesquisar

Confeccionando um boneco ecológico

Estratégias de ensino-aprendizagem

Confeccionar um boneco ecológico é uma forma de despertar a curiosidade dos alunos para a importância do meio ambiente em suas vidas.
PUBLICIDADE

A preservação do meio ambiente é muito importante para que possamos ter, no futuro, um mundo mais limpo e rico em recursos naturais. A preocupação com o meio ambiente e a conscientização deve envolver toda a sociedade, inclusive nossas crianças que devem observar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.

A atividade proposta a seguir visa à conscientização dos alunos para com o meio ambiente e pode ser feita com os alunos da educação infantil e do ensino fundamental. A partir dessa atividade, o professor pode abordar temas como a importância da água para os seres vivos, como a semente germina, como as atividades humanas podem interferir no meio ambiente, por que o meio ambiente depende de nós, entre tantos outros assuntos.

O boneco ecológico também pode ser dado às crianças como lembrança do dia 5 de junho, o dia internacional da ecologia.

Para essa atividade, o professor vai precisar de:

- Meia calça fina usada;

- Serragem;

- Alpiste ou painço;

- Cola;

- Canetas hidrocor;

- Tintas;

- Liguinhas de borracha;

- Olhinhos de plástico ou botões de camisa;

- Potinhos de iogurte vazios.

Como fazer

- Corte uma perna da meia calça e coloque alpiste, completando com a serragem. Quando terminar de encher amarre e corte o que sobrar;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Comece a modelar o bonequinho em forma de bola;

- Com as liguinhas de borracha, puxe um pouco a meia e amarre, fazendo o nariz do bonequinho;

- Em seguida, cole os olhinhos ou botões e faça a boca do bonequinho, montando-o ao gosto da criança;

- Os potinhos de iogurte servirão como base para os bonequinhos para que, quando regados, não deixem escorrer água. Esses potinhos podem ser decorados de acordo com o gosto da criança;

- Depois de pronto, o bonequinho deve ser molhado todos os dias para que as sementinhas nasçam, dando origem aos cabelinhos dos bonecos.

É importante que cada aluno dê um nome ao seu bonequinho. Se o professor preferir, poderá deixar que os alunos levem seus bonequinhos para casa. Seria interessante que os alunos fizessem um diário relatando as fases de seus bonequinhos, como: em quanto tempo o cabelinho começou a crescer; quantas vezes o cabelo do bonequinho precisou ser cortado; se foi regado todos os dias ou não; quantos centímetros o cabelinho cresceu antes da primeira poda, etc.

É uma atividade interessante que desperta a consciência dos alunos para a ecologia, além de dar-lhes a oportunidade de cuidar de um ser vivo. Depois de algumas semanas, o professor pode pedir para que os alunos levem os bonequinhos para fazer uma exposição, juntamente com os seus relatos sobre o desenvolvimento de seus bonequinhos.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Os bonecos ecológicos são simples de se fazer e ainda despertam a consciência ecológica dos alunos
Os bonecos ecológicos são simples de se fazer e ainda despertam a consciência ecológica dos alunos
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola