Topo
pesquisar

Conflito coreano e a ameaça nuclear

Estratégias de ensino-aprendizagem

O conflito coreano volta a tomar grandes proporções e pode ser utilizado pelo professor para estimular os alunos a estudarem o histórico de conflito entre os dois países.
A ameaça nuclear norte-coreana voltou a se intensificar em 2013 após o anúncio de realização de mais um teste nuclear
A ameaça nuclear norte-coreana voltou a se intensificar em 2013 após o anúncio de realização de mais um teste nuclear
PUBLICIDADE

Um tema que voltou a ser manchete nos jornais no início de 2013 foi o acirramento das animosidades entre as duas Coreias. Tal fato se deu após a divulgação de mais um teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, em 12 de fevereiro, após dois testes terem sido realizados anteriormente, em 2006 e 2009.

A escalada de discursos beligerantes pode ser utilizada pelo professor para estimular nos alunos a pesquisa e o posicionamento crítico sobre as ameaças e a utilização de bombas atômicas durante os séculos XX e XXI, bem como sobre o conflito coreano.

A atividade proposta se constituiria de duas etapas consistindo em uma pesquisa inicial para, posteriormente, com os resultados obtidos, ser realizado o debate entre grupos na sala de aula. O objetivo da formação dos dois grupos na sala de aula é para que cada um deles seja responsável pela apresentação dos posicionamentos pró e contra a utilização da bomba atômica, a partir dos argumentos utilizados tanto pelo governo da Coreia do Norte quanto pelo da Coreia do Sul.

Inicialmente o professor realizaria uma introdução ao tema, indicando a origem da bomba atômica nos EUA, o desenvolvimento do conhecimento científico necessário para sua produção e fazer menção à única utilização em batalhas desta arma de destruição em massa, nas cidades Hiroshima e Nagasaki. Além disso, realizar uma apresentação resumida da Guerra da Coreia ocorrida entre 1950 e 1953, e os desdobramentos dela ao longo da segunda metade do século XX, relacionando com o período da Guerra Fria e com o desenvolvimento econômico e social dos dois países neste período.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após ter feito a introdução, o professor deverá orientar os grupos a pesquisarem no laboratório de informática da escola os fatos recentes relacionados ao conflito entre as duas Coreias. Cada um dos grupos ficaria responsável pela pesquisa dos argumentos utilizados apenas por cada um dos países. Seria interessante que a pesquisa incluísse também a situação de cada um dos lados em conflito, para que percebam como cada uma das Coreias vem se armando e quais os gastos e impactos para as populações destes países. A aliança internacional com outros países também é necessária para se entender os conflitos maiores que estão em jogo na região, já que os EUA são um importante aliado da Coreia do Sul e é também contra este país que as ameaças do governo norte-coreano se direcionam.

Após a pesquisa, o professor deverá utilizar uma aula para que os alunos apresentem os argumentos pesquisados, em um debate entre os dois grupos. A importância de tal tipo de atividade serve para que os alunos se aproximem de temas importantes da atualidade, bem como possam desenvolver sua capacidade argumentativa.

Por fim, os alunos podem produzir um rápido texto com as conclusões individuais alcançadas após o debate.


Por Tales Pinto
Graduado em História

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola