Debate sobre o aquecimento global em sala de aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

Um debate sobre o aquecimento global em sala de aula é uma boa estratégia para aprofundar o tema com os alunos.
PUBLICIDADE

O aquecimento global é, de longe, um dos temas mais polêmicos a serem abordados no Ensino Médio. Recentemente, com a difusão de alguns pensamentos que contestam a existência desse fenômeno climático, as discussões acaloraram-se e muitos pensamentos equivocados baseados em senso comum difundiram-se.

Essa é, então, uma boa oportunidade para o professor de Geografia e disciplinas afins realizar um debate sobre o assunto. A ideia não é chegar a uma conclusão definitiva sobre a existência ou não do aquecimento global – haja vista que nem a comunidade científica alcançou esse objetivo –, mas sim esclarecer algumas informações e propiciar um momento de aprofundamento sobre temas como o efeito estufa, a poluição atmosférica e outras questões ambientais.

Antes da realização do debate, é importante que o professor forneça a seus alunos o embasamento necessário sobre os dois lados da discussão. A seguir, enumeraremos alguns materiais sobre o aquecimento global com opções que poderão ser escolhidas pelo professor conforme as necessidades e o tempo disponível. Clique nos links para acessar.

Materiais a favor da existência do aquecimento global:

Documentário: “Uma verdade inconveniente”

Reportagem: “Aquecimento Global é inevitável e 6 bi morrerão, diz cientista”

Reportagem: “Aquecimento Global pode sair do controle, alerta ONU”

Reportagem: “É bom duvidar do aquecimento global. É ruim apostar contra”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reportagem: “Maior crítico do aquecimento global admite que estava errado...”

Materiais contra a existência do aquecimento global:

Documentário: “A grande farsa do aquecimento global”

Vídeo: Programa do Jô (02/05/2012) com o Prof. Ricardo Augusto Felício

Artigo: Luiz Carlos Baldicero Molion: Não é o fim do mundo

Reportagem: “Não existe aquecimento global”, diz representante da OMM na América do Sul

Reportagem: Grupo contraria teorias sobre aquecimento global e critica IPCC

Após a escolha dos materiais, utilize os recursos oferecidos pela escola (sala de informática, sala de vídeo ou data show) para apresentá-los para os estudantes. Em seguida, escolha uma aula para a realização do debate, tomando o cuidado de moderar as falas e ponderar as eventuais exaltações. Cabe lembrar que os debates são importantes e saudáveis, desde que realizados de forma respeitosa.

Ao final, procure lembrar os estudantes que, independente da existência ou não do aquecimento global, é de extrema importância a conservação do meio ambiente, pois os efeitos climáticos não são as únicas consequências da ação do homem sobre a natureza.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

O aquecimento global realmente existe? Esse é um bom assunto para um debate
O aquecimento global realmente existe? Esse é um bom assunto para um debate
Artigos Relacionados
Confira algumas dicas e métodos para trabalhar os diferentes temas ambientais nas aulas de Geografia e também em outras áreas do conhecimento escolar.
Clique e confira uma sugestão de sequência didática para abordar a questão Israel x Palestina.
Discutindo as conseqüências do aquecimento global em sala de aula.
A utilização do documentário nas aulas sobre o aquecimento global.
A construção de uma estufa a qual representa o fenômeno responsável pelo aquecimento global.
A análise das alterações climáticas em decorrência da ação humana
Se o aquecimento da Terra pelos gases estufa permite que o nosso clima seja mais ameno, então por que nos preocupamos tanto com o efeito estufa? Saiba mais aqui!