Dica de filmes sobre a Primeira Guerra Mundial

Estratégias de ensino-aprendizagem

Com esta dica de filmes sobre a Primeira Guerra Mundial, o professor de História pode propor um conjunto de aulas mais incrementado sobre esse tema.
PUBLICIDADE

A Primeira Guerra Mundial, que transcorreu de 1914 a 1918, é tradicionalmente entendida como o acontecimento que inaugurou a “era das catástrofes” ou, como dizem alguns autores, a “era dos extremos”, dado o seu potencial destrutivo e as profundas consequências dela derivadas. Para que um conteúdo dessa importância possa ser bem administrado e ensinado em sala de aula para turmas do Ensino Médio, é importante que o professor utilize recursos didáticos diversos. Entre esses recursos, está o cinema. Abaixo apresentamos cinco filmes sobre a Primeira Guerra que podem ser explorados pelo professor de história.

  • Carlitos nas trincheiras (1918)

O primeiro filme que apresentamos é Shoulder Arms, em português: Carlitos nas trincheiras, de Charlie Chaplin, produzido em 1918 – ano do fim da guerra. Esse filme tem como protagonista um personagem recorrente de Chaplin, Carlitos, e passa-se nos campos de batalha da França durante a Primeira Guerra. O professor pode explorar o modo como Chaplin conseguia, no auge do cinema mudo, com seu humor ingênuo e ao mesmo tempo revelador, captar a intensidade catastrófica e absurda da guerra.

  • Glória Feita de Sangue (1957)

Outro filme importante sobre a Primeira Guerra é Paths of Glory, de 1957, Glória feita de sangue, em português, de Stanley Kubrick. O filme tem foco no drama de um coronel do exército francês, chamado Dax (interpretado por Kirk Douglas), que se vê na contingência de ter que impedir o julgamento e a execução de membros de um batalhão que se recusou a obedecer a uma ordem absurda de um general. A carga dramática e psicológica que esse filme concentra – o que o torna uma obra que vai além da exposição de cenas de batalhas, mortes etc. – pode ser de grande valia em sala de aula.

  • Lawrence da Arábia (1962)

Considerados por muitos críticos de cinema o maior filme épico de todos os tempos, Lawrence of Arabia, Lawrence da Arábia, em português, de David Lean, produzido em 1957, é um dos grandes filmes sobre um ponto não muito ensinado acerca da Primeira Guerra: o desenvolvimento do conflito no Oriente Médio. O filme é baseado na biografia de T.H. Lawrence, arqueólogo e militar inglês, que, em missão na Península Arábica durante a guerra, acabou por se associar às tribos árabes que se rebelavam contra o poder do Império Turco-otomano (aliado do Império Alemão na guerra).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Gallipoli (1981)

Galipolli (também assim em português), do diretor australiano Peter Weir, produzido em 1981, com Mel Gibson e Mak Lee interpretando os personagens principais, é também um dos filmes sobre a Primeira Guerra mais interessantes para se explorar em sala de aula. O filme se passa no cenário da Batalha de Galípoli (atual Turquia – antigo domínio do Império Turco-Otomano), que transcorreu de 25 de abril de 1915 a 9 de janeiro de 1916. A exemplo de Lawrence da Arábia, esse filme consegue expor outras dimensões da guerra, especialmente pelo fato de os protagonistas serem jovens australianos enviados à batalha na Ásia Menor pela ANZAC (Australia and New Zealand Army Corps).

  • O Barão Vermelho (2008)

O filme alemão Der Rote Baron, em português: O Barão Vermelho, produzido em 2008 pelo diretor Nikolai Müllerschön, pode ser muito útil em aulas sobre a Primeira Guerra por abordar a biografia de um dos maiores heróis de guerra de toda a história, o piloto da Força Aérea Alemã (Luftstreitkräfte) Manfred von Hichthofen (interpretado por Matthias Schweighöfer), mais conhecido como “Barão Vermelho”. Hichthofen chegou a abater 80 caças com seu avião Fokker triplano (com três asas), que ele mandou pintar de vermelho para que os inimigos soubessem que se tratava do “Barão Vermelho”. Sua morte também ocorreu em plena batalha, quando foi abatido pelo piloto canadense Roy Brow, em Somme (França), no dia 21 de abril de 1918.


Por Me. Cláudio Fernandes

Muitos filmes sobre a Primeira Guerra Mundial podem ser explorados em sala de aula
Muitos filmes sobre a Primeira Guerra Mundial podem ser explorados em sala de aula
Assista às nossas videoaulas
Estratégias de ensino-aprendizagem Propaganda e a Primeira Guerra Mundial
A arte de Duchamp tematiza as impressões sobre a Europa após a Primeira Guerra.
Estratégias de ensino-aprendizagem A arte após a Primeira Guerra Mundial
Estratégias de ensino-aprendizagem A Guerra Fria e o Filme: Adeus, Lênin
As aulas tradicionais de História não davam espaço para debates e discussões
Estratégias de ensino-aprendizagem Uso de filmes na aula de história
Escombros de um bairro de Madrid durante a Guerra Civil Espanhola
Estratégias de ensino-aprendizagem Dica de aula sobre a Guerra Civil Espanhola