Topo
pesquisar

Efeitos nocivos das bebidas alcoólicas

Estratégias de ensino-aprendizagem

O consumo de bebidas alcoólicas vem aumentando entre os jovens. Diante disso, faz-se necessário levar esse assunto para a sala de aula, para que os alunos entendam os riscos.
PUBLICIDADE

O álcool encontrado nas bebidas é o etanol, também chamado de álcool etílico. As bebidas alcoólicas se diferenciam pelo teor de álcool que contêm e porque podem ser produzidas através da fermentação ou destilação. Em bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja, o teor alcoólico varia entre 4% e 15%; enquanto em bebidas destiladas, como uísque, vodca, pinga, entre outras, o teor de álcool varia entre 40% e 90%, sendo que quanto mais alto o teor de álcool da bebida, mais rápida será a sua absorção pelo organismo da pessoa.

O álcool é absorvido pelo organismo já na mucosa da boca e é no estômago e no intestino delgado que o restante do álcool é absorvido. Uma vez no sangue, as moléculas de etanol são transportadas para as partes do corpo que possuem células com alta concentração de água, como o fígado, cérebro, coração e rins, causando, assim, vários efeitos. Um dos primeiros efeitos do álcool é deixar a pessoa desinibida e eufórica. Caso a pessoa continue a beber, ela desenvolverá outros efeitos, como falta de coordenação motora, podendo chegar, em caso de intoxicação grave, ao coma alcoólico e até mesmo à morte por insuficiência respiratória.

O fígado é o órgão do corpo responsável pela eliminação da maior parte do álcool e ela ocorre graças à ação da enzima álcool desidrogenase, que oxida o etanol, quebrando as ligações eletrônicas do carbono com o hidrogênio, produzindo um acetaldeído que se converte em ácido acético. Se houver um consumo frequente de álcool, entra em ação outro sistema enzimático que causa desequilíbrios metabólicos pela formação de radicais livres, responsáveis por problemas graves no fígado, como a cirrose hepática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O consumo de álcool por adolescentes está começando cada vez mais cedo, o que aumenta os riscos de dependência futura. Sendo assim, é de extrema importância que façamos a conscientização de nossos alunos sobre as consequências que o consumo de álcool pode causar no organismo. Com isso em mente, propomos a atividade prática a seguir.

Para essa atividade prática, o professor precisará de um copo de 200 ml, uma gema de ovo, álcool etílico e uma colher.

Coloque a gema de ovo dentro do copo e vá adicionando, aos poucos, o álcool etílico, mexendo sempre com a colher. À medida que o álcool vai sendo colocado, podemos observar que a gema, que é uma célula, vai ficando mais dura. O que ocorre com a gema do ovo é a mesma coisa que acontece com as células do nosso fígado.

É importante que o professor frise os outros prejuízos que o álcool pode trazer às pessoas, como mortes violentas, queda no desempenho escolar, dificuldade de aprendizado, prejuízos no desenvolvimento, etc. O professor pode pedir aos alunos que façam pesquisas com cartazes sobre bebidas alcoólicas e seus efeitos no organismo, e também sobre os malefícios do consumo de álcool. Esses cartazes podem ser colados na sala de aula ou em toda a escola.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

O consumo de álcool por adolescentes vem crescendo assustadoramente
O consumo de álcool por adolescentes vem crescendo assustadoramente
O professor, muitas vezes, acaba tendo que competir com o barulho da sala, o que pode desencadear lesões
Estratégias de ensino-aprendizagem A importância de cuidar das pregas vocais
Vinho, cerveja e pães são alguns dos produtos que podemos obter a partir da fermentação.
Estratégias de ensino-aprendizagem Fermentação
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola