Whatsapp

Elaboração de aula pelos alunos sobre os sentidos

Estratégias de ensino-aprendizagem

Os sentidos são um tema que desperta muito interesse por parte dos alunos, portanto, podemos propor que os próprios alunos elaborem a aula para trabalhar esse conteúdo.
Trabalhos em grupo favorecem a troca de conhecimento e ajudam no processo criativo.
Trabalhos em grupo favorecem a troca de conhecimento e ajudam no processo criativo.
PUBLICIDADE

Os cinco sentidos é um tema amplo e que desperta a atenção dos alunos. Existem diversas formas de trabalhar esse tema, e os professores podem buscar uma série de formas diferentes e divertidas de abordar esse assunto com os alunos. Mas por que não deixá-los criar suas próprias metodologias?

Leia também: Cinco sentidos


O aluno torna-se professor

Quando estimulamos o aluno a criar e produzir, estamos estimulando a autonomia desse aluno, incentivando-o a buscar conhecimento. Ao pedir que um aluno crie uma metodologia para determinada aula, estamos também estimulando a capacidade criativa desse aluno.

A proposta da aula sobre os sentidos é que o aluno torne-se professor e crie uma aula que estimule os outros alunos nesse conteúdo. É fundamental que os alunos montem uma aula prática, com alguma dinâmica, e sejam capazes de explicar o que os colegas estão vendo ou o que está acontecendo de maneira científica.

É interessante dividir a sala em cinco grupos e deixar cada um desses grupos responsável por um determinado sentido. O grupo deve estar preparado para falar sobre os órgãos responsáveis pelo sentido determinado e como eles funcionam, bem como ser capaz de organizar a sala e direcionar a dinâmica de maneira correta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É extremamente importante que todos os alunos participem de pelo menos uma das dinâmicas apresentadas para que dessa forma possuam curiosidade para compreender como os sentidos funcionam.

Leia também: Trabalhando os sentidos em sala de aula


O que esperar?

Normalmente os alunos tendem a se dedicar mais a essas aulas, pois querem mostrar toda a sua criatividade para os outros colegas e para o professor. Isso se torna bastante interessante, pois eles buscam por conhecimento e tornam-se agentes ativos de sua aprendizagem. Entretanto, nem sempre os alunos sabem como organizar e desenvolver o que foi pensado por eles. Desse modo, é fundamental que o professor esteja preparado para intervir em determinadas situações, porém, com cuidado, para não desestimular os grupos.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados
Trabalhe com os alunos em sala de aula os sentidos do olfato e paladar.
Como prevenir a surdez ou a deficiência auditiva na criança.
Para trabalhar os sentidos, o professor pode realizar diferentes jogos, como o da audição, que estimulará o aluno a diferenciar sons.
O tato é um dos cinco sentidos. Uma vez que está relacionado a uma gama de sensações distintas, e a partes diferentes do corpo, nem sempre é fácil compreendê-lo.
Trabalhando o sentido da visão de maneira lúdica, conseguimos maior interação por parte dos alunos. Conheça aqui duas formas de abordar esse tema.
Uma maneira prática e barata de fixar o conteúdo sobre órgãos dos sentidos
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola