Whatsapp

Elaboração de aula pelos alunos sobre os sentidos

Os sentidos são um tema que desperta muito interesse por parte dos alunos, portanto, podemos propor que os próprios alunos elaborem a aula para trabalhar esse conteúdo.
Trabalhos em grupo favorecem a troca de conhecimento e ajudam no processo criativo.
Trabalhos em grupo favorecem a troca de conhecimento e ajudam no processo criativo.
Crédito: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os cinco sentidos é um tema amplo e que desperta a atenção dos alunos. Existem diversas formas de trabalhar esse tema, e os professores podem buscar uma série de formas diferentes e divertidas de abordar esse assunto com os alunos. Mas por que não deixá-los criar suas próprias metodologias?

Leia também: Cinco sentidos

O aluno torna-se professor

Quando estimulamos o aluno a criar e produzir, estamos estimulando a autonomia desse aluno, incentivando-o a buscar conhecimento. Ao pedir que um aluno crie uma metodologia para determinada aula, estamos também estimulando a capacidade criativa desse aluno.

A proposta da aula sobre os sentidos é que o aluno torne-se professor e crie uma aula que estimule os outros alunos nesse conteúdo. É fundamental que os alunos montem uma aula prática, com alguma dinâmica, e sejam capazes de explicar o que os colegas estão vendo ou o que está acontecendo de maneira científica.

É interessante dividir a sala em cinco grupos e deixar cada um desses grupos responsável por um determinado sentido. O grupo deve estar preparado para falar sobre os órgãos responsáveis pelo sentido determinado e como eles funcionam, bem como ser capaz de organizar a sala e direcionar a dinâmica de maneira correta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É extremamente importante que todos os alunos participem de pelo menos uma das dinâmicas apresentadas para que dessa forma possuam curiosidade para compreender como os sentidos funcionam.

Leia também: Trabalhando os sentidos em sala de aula

O que esperar?

Normalmente os alunos tendem a se dedicar mais a essas aulas, pois querem mostrar toda a sua criatividade para os outros colegas e para o professor. Isso se torna bastante interessante, pois eles buscam por conhecimento e tornam-se agentes ativos de sua aprendizagem. Entretanto, nem sempre os alunos sabem como organizar e desenvolver o que foi pensado por eles. Desse modo, é fundamental que o professor esteja preparado para intervir em determinadas situações, porém, com cuidado, para não desestimular os grupos.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos