Whatsapp

Ensino de frações equivalentes

Estratégias de ensino-aprendizagem

O ensino de frações equivalentes pode ser introduzido a partir de exemplos práticos relacionados com o cotidiano.
Veja dicas para introduzir o ensino de frações equivalentes
Veja dicas para introduzir o ensino de frações equivalentes
PUBLICIDADE

Normalmente, durante o ensino de frações equivalentes, alunos do 4° ao 5° ano manisfestam dúvidas em estabelecer comparação de frações. É normal que os alunos não saibam dizer que as frações 1/2, 2/4 e 4/8 são iguais. Uma alternativa é tentar deixar com que eles cheguem à conclusão de comparação de frações e à relação de fração e divisão por conta própria.

Estabeleça algumas situações-problema para que seus alunos tentem resolver sozinhos. Por exemplo: “A família de João foi comemorar o aniversário da avó Neusa na pizzaria. Eles pediram apenas pizzas grandes. João comeu dois quartos de uma pizza. Seu irmão André comeu metade de uma pizza. Seu pai Antônio comeu 1 pizza e meia. A mãe de João, a dona Alice, comeu três quartos de uma pizza e sua avó Neusa comeu um quarto de uma pizza. Quem comeu mais? Quem comeu menos? Alguém comeu a mesma quantidade de pizza que outra pessoa?

Para resolver esse problema, corte várias circunferências de papel de mesmo diâmetro e dê aos alunos. Peça a eles que utilizem essas circunferências para representar as pizzas que a família de João comeu. Eles devem repartir os “pedaços da pizza” cuidadosamente e pintá-los de forma que cada cor de pedaço represente a quantidade comida por cada pessoa. Feito isso, peça aos alunos que comparem os seus resultados com os dos colegas e verifiquem qual está correto. Para isso, permita que os alunos discutam sob a sua supervisão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após verificar que os alunos chegaram a um consenso, peça que um deles explique ao restante da turma o raciocínio que considera adequado para resolver a questão. O esperado é que algum dos alunos conclua que o pai de João foi quem mais comeu da pizza, a avó foi a pessoa que menos pedaços comeu e que João e André comeram a mesma quantidade. Questione-os sobre a razão que justifica o fato de “dois quartos de uma pizza” equivalerem à “metade de uma pizza”.

Com a conclusão desse problema, levante outras situações-problema para serem resolvidas de forma análoga. Peça aos alunos que criem outra quesões que envolvam frações equivalentes e passem essas questões para os colegas resolverem. Finalizando o ensino de frações equivalentes, introduza as questões do livro didático.


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Artigos Relacionados
Importância do uso das frações.
Alunos que entendem sobre frações, em média, têm os melhores salários no mercado de trabalho. Então, como fazê-los compreender bem esse assunto?
Que tal introduzir os números fracionários de forma diferenciada? Confira uma sugestão de aula sobre frações com receita culinária!
Conheça uma sugestão de aula sobre simplificação de fração algébrica que pode tornar o aprendizado desse conteúdo mais interessante ao aluno.
Confira uma sugestão de aula que pode ser utilizada tanto para o ensino de frações como para dar as bases para o ensino de divisão!
A comparação de fração de uma forma diferente.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola