Topo
pesquisar

Ensino de frações equivalentes

Estratégias de ensino-aprendizagem

O ensino de frações equivalentes pode ser introduzido a partir de exemplos práticos relacionados com o cotidiano.
Veja dicas para introduzir o ensino de frações equivalentes
Veja dicas para introduzir o ensino de frações equivalentes
PUBLICIDADE

Normalmente, durante o ensino de frações equivalentes, alunos do 4° ao 5° ano manisfestam dúvidas em estabelecer comparação de frações. É normal que os alunos não saibam dizer que as frações 1/2, 2/4 e 4/8 são iguais. Uma alternativa é tentar deixar com que eles cheguem à conclusão de comparação de frações e à relação de fração e divisão por conta própria.

Estabeleça algumas situações-problema para que seus alunos tentem resolver sozinhos. Por exemplo: “A família de João foi comemorar o aniversário da avó Neusa na pizzaria. Eles pediram apenas pizzas grandes. João comeu dois quartos de uma pizza. Seu irmão André comeu metade de uma pizza. Seu pai Antônio comeu 1 pizza e meia. A mãe de João, a dona Alice, comeu três quartos de uma pizza e sua avó Neusa comeu um quarto de uma pizza. Quem comeu mais? Quem comeu menos? Alguém comeu a mesma quantidade de pizza que outra pessoa?

Para resolver esse problema, corte várias circunferências de papel de mesmo diâmetro e dê aos alunos. Peça a eles que utilizem essas circunferências para representar as pizzas que a família de João comeu. Eles devem repartir os “pedaços da pizza” cuidadosamente e pintá-los de forma que cada cor de pedaço represente a quantidade comida por cada pessoa. Feito isso, peça aos alunos que comparem os seus resultados com os dos colegas e verifiquem qual está correto. Para isso, permita que os alunos discutam sob a sua supervisão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após verificar que os alunos chegaram a um consenso, peça que um deles explique ao restante da turma o raciocínio que considera adequado para resolver a questão. O esperado é que algum dos alunos conclua que o pai de João foi quem mais comeu da pizza, a avó foi a pessoa que menos pedaços comeu e que João e André comeram a mesma quantidade. Questione-os sobre a razão que justifica o fato de “dois quartos de uma pizza” equivalerem à “metade de uma pizza”.

Com a conclusão desse problema, levante outras situações-problema para serem resolvidas de forma análoga. Peça aos alunos que criem outra quesões que envolvam frações equivalentes e passem essas questões para os colegas resolverem. Finalizando o ensino de frações equivalentes, introduza as questões do livro didático.


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola