Topo
pesquisar

Exemplo de reação de decomposição

Estratégias de ensino-aprendizagem

Ao colocar um pedaço de batata em contato com a água oxigenada, ocorre uma reação de decomposição que produz água e gás oxigênio como produtos.
PUBLICIDADE

As reações inorgânicas são de quatro tipos básicos:

1.      Reações de síntese ou adição;

2.      Reações de decomposição ou análise;

3.      Reações de metátese ou de dupla troca;

4.      Reações de oxirredução ou simples troca.

Ao explicar esse conteúdo para a sala, o professor pode ter dificuldade em demonstrar para os alunos como essas reações ocorrem na prática. Por isso, aqui nesse texto, iremos dar uma dica de uma reação que o professor poderá realizar num laboratório ou mesmo dentro da sala de aula.

O melhor de tudo é que os materiais serão simples e de fácil obtenção, provavelmente serão encontrados nas casas dos próprios alunos.

A proposta a seguir de aula experimental abordará uma reação de decomposição ou análise, que é aquela que ocorre quando um único reagente se decompõe, dando origem a dois ou mais produtos.

A reação a seguir também pode ser utilizada para explanar sobre o conteúdo de velocidade das reações, em que um dos fatores que podem acelerar uma reação é o uso de catalisadores, substâncias que aumentam a velocidade do processo, mas sem participar dele.

Materiais e Reagentes:

  • Batata;
  • Água oxigenada (10 volumes);
  • Palitos de fósforo bem grandes;
  • Um tubo de ensaio;
  • Conta-gotas;
  • Pregador de roupa de madeira.

Procedimento experimental:

Esmague um pedaço pequeno de batata crua e o coloque dentro do tubo de ensaio. É importante segurar o tubo de ensaio com o pregador de madeira. Adicione cerca de 10 gotas de água oxigenada e observe o que ocorre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aproxime com muito cuidado o palito de fósforo aceso da boca do tubo de ensaio. Anote o que acontece.

Resultados e Discussão:

Os alunos irão observar que quando se coloca em contato a batata com a água oxigenada ocorre uma efervescência, ou seja, a batata acelera a decomposição da água oxigenada.

A reação de decomposição que ocorreu foi a seguinte:

2 H2O2(aq) → 2 H2O(l) + O2(g)

O professor pode mostrar então para os alunos que uma substância (água oxigenada - H2O2) se decompôs em outras duas substâncias (água - H2O - e gás oxigênio - O2).

A liberação do gás oxigênio foi comprovada quando a chama do palito de fósforo ficou mais intensa ao aproximá-lo da boca do tubo de ensaio.

A água oxigenada se decompõe naturalmente de forma bem lenta somente pela exposição à luz solar. Mas, nesse caso, ela ocorreu de forma mais intensa, porque a batata possui uma enzima, chamada catalase, que atua como catalisadora da reação de decomposição da água oxigenada.

Essa mesma enzima está presente também no sangue. Assim, o professor pode explicar para os alunos que é por isso que quando colocamos água oxigenada num machucado, nós observamos uma efervescência. Pode mostrar também que, dessa forma, a decomposição da água oxigenada é importante porque permite desinfetar um machucado, matando micro-organismos anaeróbios.

Água oxigenada em machucado entra em efervescência


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Quando colocamos água oxigenada (solução aquosa de peróxido de hidrogênio) em contato com a batata, ocorre uma reação de decomposição
Quando colocamos água oxigenada (solução aquosa de peróxido de hidrogênio) em contato com a batata, ocorre uma reação de decomposição
Imagem do vulcão de dicromato de amônio em ação*
Estratégias de ensino-aprendizagem Vulcão de dicromato de amônio
No experimento da garrafa azul, o líquido fica incolor quando deixado em repouso, mas fica azul se o agitarmos
Estratégias de ensino-aprendizagem Experimento da Garrafa Azul
Uma das evidências da ocorrência de uma reação química é a liberação de gás (efervescência)
Estratégias de ensino-aprendizagem Evidências da ocorrência de reações químicas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola