Whatsapp

Extintor de Incêndio Caseiro

Estratégias de ensino-aprendizagem

Pode-se construir um extintor de incêndio caseiro com uma garrafa PET através da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre.
Este extintor caseiro é mais indicado para incêndios de classe A
Este extintor caseiro é mais indicado para incêndios de classe A
PUBLICIDADE

O texto Extintor de incêndio como tema escolar mostrou a importância de inserir esse tema no ensino de Química para evidenciar aos alunos como essa ciência está presente no cotidiano deles e até mesmo contribuindo para a sua proteção.

Como aporte para essa aula interdisciplinar, este texto traz um experimento muito interessante que pode ser realizado com os alunos. Trata-se da construção de um extintor de incêndio caseiro que pode ser utilizado para demonstrar o combate a fogos de classe A (que envolvem materiais que queimam na superfície e na profundidade, como madeira, tecidos e papel) e de classe C (aparelhos elétricos e eletrônicos energizados, desde que não estejam ligados à rede elétrica, como um computador que esteja desligado da tomada).

Além disso, o princípio de funcionamento desse experimento é uma reação química, como será explicado mais adiante. Portanto, se o professor desejar, ele também poderá realizar este experimento para explanar esse conteúdo específico.

Materiais e reagentes:

  • Uma garrafa PET (de refrigerante) de 2 L;
  • Um conta-gotas;
  • Fita de teflon (opcional);
  • Funil;
  • Barbante;
  • Tubo de ensaio;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre;
  • Estilete (o uso deste deve ser feito com a supervisão do professor).

Materiais necessários para experimento do extintor de incêndio caseiro

Procedimento experimental:

1. Com o estilete, faça um furo na tampa da garrafa PET do tamanho do conta-gotas. Faça esse furo de modo que o conta-gotas possa passar e ficar o mais apertado possível, sem deixar espaços;

2. Coloque o conta-gotas de modo que fique como a imagem abaixo. Se houver espaços, use a fita de teflon para tampá-los;

Tampa formada com conta-gotas para experimento

3. Com a ajuda de um funil, despeje o vinagre na garrafa até cerca de ¾ da sua altura;

4. Coloque o bicarbonato de sódio dentro do tubo de ensaio quase cheio (deixando sobrar cerca de um dedo apenas);

Colocando vinagre na garrafa

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5. Amarre o barbante no tubo de ensaio, deixando-o bem preso e, com a ajuda desse barbante, coloque o tubo de ensaio dentro da garrafa com o vinagre. Deixe o tubo acima da superfície do líquido para que o bicarbonato de sódio e o vinagre não entrem em contato;

Colocando tubo de ensaio com bicarbonato de sódio na garrafa

6. Tampe a garrafa com a tampa feita acoplada ao conta-gotas. Pronto! O extintor de incêndio caseiro pode ser utilizado. Agora, vamos para a demonstração:

Extintor de incêndio caseiro pronto

7. Leve os alunos para um lugar aberto e arejado, de preferência com terra ou grama. Para o funcionamento do extintor caseiro, peça aos alunos que tampem com o dedo a saída do conta-gotas e sacudam vigorosamente a garrafa, de modo que o bicarbonato reaja com o vinagre e, logo em seguida, destampe o conta-gotas, mirando para algum local específico, inclinando-o para baixo. Os alunos observarão um jato do líquido sendo formado e expelido por cerca de 3 metros.

Demonstração de uso do extintor de incêndio caseiro

Resultados e Discussão:

O bicarbonato de sódio é o sal hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio, cuja fórmula química é NaHCO3. Já o vinagre é uma solução aquosa de ácido acético, H3CCOOH. Assim, a reação que ocorre entre eles é a seguinte:

H3CCOOH(aq) + NaHCO3(s) →H3CCOO-Na+(aq) + H2CO3(aq)

H3CCOOH(aq) + NaHCO3(s) →H3CCOO-Na+(aq) + H2O(ℓ) + CO2(g)

Observe que, como produtos, são formados o etanoato de sódio (acetato de sódio- H3CCOO-Na+(aq)), o ácido carbônico (H2CO3(aq)), que se decompõe em água, e o dióxido de carbono (gás carbônico, CO2(g)).

O gás carbônico é o responsável por aumentar a pressão dentro da garrafa, fazendo com que o líquido dentro dela seja expelido para fora do extintor, apagando o fogo.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Artigos Relacionados
Aprenda uma maneira bem fácil de encher balões sem usar o ar dos pulmões.
Clique aqui e veja o passo a passo para a construção de uma vitrola, um experimento que pode auxiliar o professor nas aulas sobre ondas sonoras.
Aprenda uma forma fácil de demonstrar acidez em substâncias.
Faça de sua aula um alerta para incêndios.
Conheça uma estratégia de ensino para tratar de diversos assuntos da Química Inorgânica por meio da produção de gás carbônico de forma experimental.