Topo
pesquisar

Importância das matas ciliares nas cidades

Estratégias de ensino-aprendizagem

Uma aula sobre matas ciliares pode ser realizada a partir do destaque para a importância dessas paisagens naturais no espaço urbano.
PUBLICIDADE

As Matas ciliares são importantes recursos naturais. No espaço das cidades, elas possuem a importância de conservar a margem dos rios, evitando problemas relacionados com a erosão fluvial, o alargamento do leito dos cursos d'água, a contenção de enchentes e a diminuição do assoreamento hídrico. Uma aula sobre o assunto pode ser realizada através da compreensão do conceito desse elemento e a visualização prática de sua importância.

Então, em um primeiro momento, o professor poderá estabelecer a compreensão do que é a mata ciliar e a sua diferenciação com o conceito de mata de galeria. Para isso, pode-se utilizar materiais didáticos em livros e apostilas ou este texto disponível no site do Brasil Escola.

O professor precisa estabelecer o entendimento de que as matas ciliares são para os rios assim como os cílios são para os nossos olhos: uma proteção, algo que compõe o seu entorno. Em seguida, ele pode realizar o seguinte questionamento: o que será que acontece com o rio quando a mata ciliar é removida pelo homem?

Assim, abre-se uma oportunidade para explicar o efeito da remoção das vegetações das margens dos rios. Mesmo as matas ciliares sendo protegidas pela legislação do Código Florestal, elas são frequentemente devastadas, trazendo sérias consequências, principalmente para o espaço das cidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para melhor visualizar essa ocorrência, apresente esta animação que realiza um paralelo entre o espaço natural e o espaço antropizado, respectivamente com e sem a mata ciliar compondo o entorno do rio.

Imagem de como a animação deverá aparecer na tela
Imagem de como a animação deverá aparecer na tela *

Na animação, o professor poderá ilustrar as consequências da retirada da vegetação para ocupação humana em áreas irregulares. É importante explicar que, com a impermeabilização dos solos, o escoamento das águas durante as chuvas é mais intenso, aumentando a vazão do rio e os processos de assoreamento das margens. A mata ciliar teria a função de conter tais problemas.

Ao final da aula, como forma de avaliação, o professor poderá solicitar a realização de uma redação, em que o aluno deverá destacar a importância da conservação das matas ciliares para a melhoria da qualidade de vida no espaço das cidades.

__________________

* Créditos do material: Banco Internacional de Objetos Educacionais (MEC)


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

 

A conservação das matas ciliares ajuda a melhorar a qualidade de vida nas cidades
A conservação das matas ciliares ajuda a melhorar a qualidade de vida nas cidades
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola