Whatsapp

Jogo para ensinar as organelas celulares

Um jogo para ensinar as organelas celulares, além de fixar o conteúdo, promove a interação entre os colegas de classe.
Aprender os diferentes tipos de organelas nem sempre é uma tarefa fácil para os alunos
Aprender os diferentes tipos de organelas nem sempre é uma tarefa fácil para os alunos
Crédito: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

As células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Essas estruturas, apesar de pequenas, apresentam uma grande complexidade. O citoplasma das células eucariontes, por exemplo, apresenta-se rico em organelas que desempenham as mais variadas funções.

A grande quantidade de organelas e os processos por elas realizados nem sempre são compreendidos pelos alunos de forma rápida e efetiva. Assim sendo, faz-se necessária a criação de aulas que fujam do tradicional “quadro e giz” para que uma melhor aprendizagem seja alcançada. Além disso, com aulas diferentes, conseguimos fazer com que o conteúdo seja absorvido por diferentes tipos de aluno, uma vez que nem todos aprendem da mesma forma.

Para ensinar as partes da célula e as organelas celulares, existe uma grande quantidade de propostas, como a criação de um modelo de célula eucarionte. Hoje, no entanto, ensinaremos um jogo, que, além de fixar o conteúdo, promove a interação entre os alunos.

Materiais necessários

Para a confecção do jogo, você precisará de:

- 2 folhas de isopor;

- Papel camurça para cobrir as folhas de isopor;

- Representação da célula animal (ampliada);

- Nome e função das organelas impressos.

Como preparar o jogo?

Inicialmente você deve imprimir duas representações da célula animal com setas indicando cada uma das organelas. É importante que, no lugar dos nomes das organelas, sejam colocados números, pois será papel dos alunos descobrir a organela indicada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Forre o isopor com papel camurça e cole as representações da célula animal. É importante colocar uma representação por folha de isopor. Fique atento ao tamanho da impressão para que a figura não fique nem muito pequena nem muito grande.

Feito isso, é importante confeccionar cartões com as respostas do jogo. Inicialmente faça cartões com o nome das organelas indicadas no material impresso. Faça dois cartões para cada organela, pois a sala será dividida em grupos. Em seguida, faça os cartões com as funções. Assim como nos cartões com nome, é fundamental que sejam feitos dois cartões para cada função.

Como realizar a atividade?

Inicialmente divida a sala em dois grupos e entregue a folha de isopor com a representação e os cartões com o nome das organelas. Peça para que os grupos coloquem o nome da organela no local indicado. Assim que o grupo terminar a identificação das organelas, entregue os cartões com as funções. O grupo que terminar primeiro e corretamente ganha.


Por Ma. Vanessa dos Santos