Aulas lúdicas são sempre um trunfo para aquele professor que deseja conquistar seus alunos, atrair o interesse deles para uma disciplina tachada como “chata” ou simplesmente para fazê-los sentirem-se bem no ambiente escolar. Faremos agora uma sugestão de aula introdutória de cartografia para alunos do ensino fundamental utilizando a brincadeira do Mapa do Tesouro.
Para realizar essa atividade, recomenda-se que ela não seja realizada com um número muito alto de alunos, pois podem acontecer acidentes ou o comportamento dos alunos pode fugir do controle do professor. Se a turma for muito grande, recomenda-se dividi-la em dois grupos. Pode ser realizada na própria escola ou durante alguma excursão ou passeio em um parque ou outro local que permita o uso do espaço para esconder objetos.
A proposta é muito simples: fazer com que os seus alunos encontrem objetos utilizando um ou mais mapas, a fim de que eles compreendam a importância de estudar cartografia.
Para isso, antes de iniciar a aula, o professor deve produzir um mapa – ou um esboço – da área em que será realizada a brincadeira. Procure representar toda a área com detalhes, como se fosse uma planta baixa.
Em seguida, antes que os alunos cheguem, esconda alguns objetos que possam ser de interesse para eles: material escolar, livros, pequenos brinquedos. O professor também pode optar por materiais não premiativos, como bolas usadas, bexigas, entre outras coisas. A seguir, assinale no mapa os pontos em que se encontram os objetos que foram escondidos.
Produza o mapa em um tamanho grande, em formato de painel de preferência, para que todos possam ver. A ideia é produzir mais de um mapa do mesmo lugar, só que com escalas diferentes, assim, aqueles mapas que estiverem mais distantes (escala pequena) apresentarão menores detalhes e não permitirão que as informações sejam visualizadas com detalhes. Outros, muito próximos (escala grande), não permitirão que os estudantes enxerguem toda a área representada. Oriente-os para que escolham o mapa que tenha a abrangência de toda a área e que apresente um nível de detalhamento adequado. Isso possibilitará que eles comecem a entender a noção de escala.
Após a seleção do melhor mapa para a caçada ao tesouro, separe os alunos em grupos, de modo que cada grupo procure um objeto diferente usando o mapa. Aquele que encontrar o objeto primeiro será o vencedor.
Após a brincadeira, peça para que eles escrevam um breve texto relatando como foi a experiência de usar os mapas para localizar objetos e o que eles aprenderam durante a atividade.
A ideia que foi apresentada é uma sugestão. O professor pode (e deve) adaptá-la ao seu contexto escolar e à área selecionada para a execução da atividade.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia