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O Bingo das Ervilhas como forma de ensinar Genética

A utilização do Bingo das Ervilhas como forma de ensinar genética poderá ajudar na compreensão do conteúdo e melhorar o desempenho dos alunos na realização dos cruzamentos.
Jogos podem favorecer muito o aprendizado dos alunos
Jogos podem favorecer muito o aprendizado dos alunos
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Ensinar Genética para alunos de ensino médio não é uma tarefa fácil, principalmente se tentamos ministrar nossas aulas apenas com o famoso “quadro e giz”. Isso pode ser mudado com o desenvolvimento de atividades lúdicas para estimular os alunos e despertar o seu interesse pela disciplina, facilitando, assim, a construção do conhecimento.

Hoje apresentaremos um jogo chamado Bingo das Ervilhas que foi criado por alunas do curso de Ciências Biológicas da UNEC como Trabalho de Conclusão de Curso. O trabalho, publicado em 2010 na Revista Genética na Escola, foi intitulado “Cruzamentos Mendelianos: O bingo das Ervilhas” e traz uma maneira criativa que facilita a compreensão dos alunos sobre alguns conceitos genéticos importantes.

O bingo pode ser usado para a explicação da Primeira ou então da Segunda lei de Mendel. Ele é composto por cartelas com o quadro de Punnet, alguns fenótipos e diferentes alelos para que os alunos realizem o cruzamento durante a atividade. Também apresenta uma cartela com todos os genótipos e fenótipos possíveis para que o professor consiga acompanhar a atividade.

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O professor deve recortar todos os possíveis genótipos e colocar em um recipiente para que seja realizado o sorteio. O aluno receberá as cartelas, realizará o cruzamento e marcará, caso esteja na sua cartela, o genótipo sorteado. Quem preencher toda a cartela deverá gritar “Mendel” para que o jogo seja interrompido e seja feita a conferência do resultado. O professor poderá oferecer prêmios para o ganhador do bingo, pois assim a atividade será mais prazerosa e estimulará o espírito competitivo dos alunos.

Espera-se que, com essa aula, o interesse dos alunos por Genética aumente e que eles consigam realizar os cruzamentos com mais agilidade. É importante frisar que, para que a atividade atinja seus objetivos, o professor deve realizar uma explicação prévia do conteúdo e retirar as possíveis dúvidas dos alunos.

A realização de atividades lúdicas pode mudar as suas aulas! Bom jogo!

Para acessar o trabalho “Cruzamentos Mendelianos: O bingo das Ervilhas” e ter acesso às cartelas, clique aqui!


Por Ma. Vanessa dos Santos

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