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Orações subordinadas – Um jogo pedagógico

Jogos pedagógicos permitem, pelo lúdico, uma aprendizagem mais natural dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Esse método pode ser usado no ensino de orações subordinadas.
Os jogos pedagógicos são ferramentas de ensino que enriquecem o processo de aprendizagem
Os jogos pedagógicos são ferramentas de ensino que enriquecem o processo de aprendizagem
Crédito: Shutterstock
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Nesta atividade pedagógica, será proposto o uso de um jogo de tabuleiro para desenvolver o aprendizado das orações subordinadas.

Dados da aula:

⇒ Objetivos:

- Praticar o reconhecimento e a classificação das orações subordinadas;

- Promover a socialização por meio do jogo em grupo;

- Reconhecer novas possibilidades de ensino/aprendizagem por meio de jogos pedagógicos.

⇒ Duração das atividades:

- 1 aula – 45 min

⇒ Recursos da aula:

- Fotocópias do tabuleiro do jogo (1 por grupo);

- Peças que possam funcionar como peões do jogo (botões, tampinhas, clips coloridos, etc.);

- 1 dado por grupo.

⇒ Público-alvo:

- Alunos do Ensino Médio.

⇒ Orientações metodológicas:

Professor,

O objetivo maior deste jogo é proporcionar a vivência de um recurso de ensino diferente dos utilizados em sala de aula e, também, motivar os alunos quanto ao conteúdo ensinado. Assim, prepare um ambiente onde eles possam ficar à vontade. Se possível, saia da sala de aula com seus alunos.

Antes de iniciar, certifique-se que haja o número correto de material, ou seja, um jogo de tabuleiro já recortado e, se possível, confeccionado em material mais resistente para cada grupo de alunos.

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⇒ Como jogar?

- Distribua a turma em grupos;

- Entregue a cada grupo um tabuleiro do jogo. Se possível, plastificado para conservá-lo melhor;

- Cada grupo deverá receber 1 dado;

- Cada grupo deverá receber o número de peões que corresponda ao número de componentes do grupo;

- Todos os peões devem ser colocados no início do jogo. O dado deve ser jogado por cada um, definindo a ordem das jogadas. Dessa forma, quem tirar o número maior será o primeiro a jogar e, assim, sucessivamente até o que tirou o número menor;

- O vencedor do jogo será aquele chegar mais rápido ao final do jogo.

- Observação: Professor, incentive os alunos a completarem todo jogo, mesmo que alguém já tenha atingido o final.

Faça o download do jogo de tabuleiro aqui.


Por Mariana Rigonatto
Graduada em Letras