Como professores da ciência Química, sabemos o quanto é difícil para os nossos alunos a compreensão de tudo o que ensinamos, principalmente porque alguns tópicos exigem bastante o imaginário e uma boa abstração dos estudantes.
Existem, entretanto, algumas práticas que podem facilitar o aprendizado e aproximar o aluno daquilo que realmente estamos ensinando. Uma delas são as aplicações de procedimentos experimentais para representar teorias.
Um exemplo de assunto que pode ser abordado dessa maneira são os fenômenos químicos. Está certo que esses fenômenos são representados por fórmulas e equações, mas nada melhor do que mostrar ao aluno a ocorrência deles na prática, ao vivo, para fixar ainda mais o conhecimento.
Neste texto apresentamos uma proposta de aula teórico-prática sobre os fatores que indicam a ocorrência de fenômenos químicos por intermédio de um experimento chamado o líquido infernal. Antes de darmos início ao modo como essa sugestão deve ser desenvolvida, vamos aos fatores que determinam a ocorrência de um fenômeno químico:
Mudança de cor;
Ocorrência de aquecimento;
Presença de fumaça.
OBS.: Define-se como fenômeno químico toda alteração ocorrida na composição de uma matéria.
No experimento com o líquido infernal, será possível trabalhar todos esses fatores que indicam a ocorrência de reações químicas na prática. Para a realização do experimento, os materiais necessários são:
Cápsula de porcelana ou cadinho;
Pipeta;
2 comprimidos ou papelotes com permanganato de potássio (KMnO4);
Ácido sulfúrico concentrado (H2SO4);
Jaleco;
Luvas de proteção (próprias para trabalho com ácidos);
Óculos para proteção;
Alguns pedações de algodão em bolas;
Antes de começar a realizar o experimento, é interessante observar cada uma das seguintes sugestões de segurança:
Sempre use luvas próprias para trabalho com ácidos;
Afaste o corpo ao máximo do cadinho quando for colocar o algodão;
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Tenha sempre ao seu lado uma pisseta ou béquer com uma solução de água com bastante NaHCO3 (bicarbonato de sódio). Em caso de acidentes com o ácido, jogue imediatamente a solução sobre o local afetado;
É importante que você faça o experimento com pequenas quantidades, haja vista que quantidades maiores podem ocasionar combustão muito intensa;
Retire todos os elementos orgânicos de perto do experimento, pois ele costuma pegar fogo facilmente.
ATENÇÃO: O trabalho com ácido sulfúrico é bastante perigoso, e o resultado final do experimento gera combustão. Assim, todo cuidado é pouco. Esteja muito atento à proximidade dos alunos e, caso forem manipular, esteja sempre perto, atento e acompanhando a manipulação.
a) Procedimento experimental
Veja agora o passo a passo para a realização do experimento. Siga-os sempre atento à segurança:
1º Passo: adicione o permanganato de potássio no cadinho. Se ele for em comprimido, pulverize-o bem dentro do cadinho com auxílio do pistilo;
2º Passo: adicione cerca de 5 a 10 mL de ácido sulfúrico sobre o permanganato que está no cadinho, sempre com o auxílio de uma pipeta e uso de luvas;
ATENÇÃO: Muito cuidado ao abrir a tampa do frasco do ácido sulfúrico para evitar respingos.
3º Passo: aguarde as duas substâncias reagirem. Não é necessário mexer a mistura, apenas aguarde a formação de um líquido esverdeado;
4º Passo: Adicione um pedaço de algodão sobre o líquido formado e acompanhe o resultado.
b) Resultados esperados
Quando misturamos o permanganato de potássio (pó roxo) com o ácido sulfúrico (líquido incolor), temos a ocorrência de uma reação química com a formação da substância heptóxido de dimanganês (Mn2O7), que é oleosa e de cor verde-petróleo. Esse resultado permite abordar a temática da mudança de cor para identificar um fenômeno químico.
Ao adicionar o algodão sobre o líquido esverdeado, imediatamente ocorrerá combustão, produzindo calor e fumaça, outros dois fatores que evidenciam a ocorrência de um fenômeno químico. A combustão ocorre porque o heptóxido de dimanganês queima matéria orgânica ao simples toque.