Crioscopia é uma propriedade coligativa na qual temos a diminuição da temperatura de congelamento de um solvente após a adição de um soluto não volátil.
A proposta deste texto é propor uma aula prática para o ensino de Crioscopia que seja um agente facilitador do aprendizado desse tema, já que a falta de contextualização cria ou aumenta o distanciamento entre os conceitos abordados e a realidade dos estudantes e contribui para gerar dificuldades de aprendizagem.
Esta atividade prática sobre crioscopia pode despertar o interesse dos estudantes, oportunizar o desenvolvimento de habilidades e despertar a curiosidade, estimulando, assim, a busca por explicações lógicas e razoáveis.
Conceitos que podem ser abordados na atividade
A atividade explorará a crioscopia durante a produção de um sorvete caseiro pelos alunos. O principal foco da atividade é o abaixamento da temperatura de congelamento de um líquido, mas também é possível trabalhar os seguintes aspectos:
O sorvete é um exemplo de emulsão preparada a partir de conhecimentos sobre crioscopia
Cabe ao professor eleger o melhor momento durante a atividade para apresentar, propor e discutir com os alunos cada um dos aspectos sugeridos acima.
Materiais
Os materiais necessários para o desenvolvimento da atividade estão propostos a seguir, mas a quantidade total dependerá do número de alunos que participarão da confecção do sorvete. Sugerimos que as quantidades a seguir sejam utilizadas por grupos de até três alunos, mas cada professor pode adequar de acordo com a necessidade ou disponibilidade.
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24 mL de leite (integral, desnatado ou semidesnatado);
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3 colheres rasas de sopa de açúcar;
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4 colheres rasas de sopa de achocolatado em pó;
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2 colheres rasas de chá (10 mL) de refresco em pó (qualquer sabor);
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1 kg de gelo picado ou triturado;
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12 colheres de sopa rasas de sal de cozinha;
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1 saco plástico grande com fecho;
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1 saco plástico pequeno com fecho;
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Luvas descartáveis.
Procedimento
Para realizar a produção do sorvete, cada grupo organizado pelo professor deverá seguir estes passos:
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1º Passo: Todos os alunos deverão lavar bem as mãos com água e sabão;
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2º Passo: Todos os alunos deverão colocar as luvas descartáveis;
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3o Passo: No saco pequeno, adicionar o leite, o açúcar, achocolatado ou o refresco em pó. Fechar bem o saco plástico;
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4º Passo: Agitar bastante a mistura até ela ficar homogênea;
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5º Passo: Abrir o saco pequeno e retirar todo o ar de dentro dele;
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6º Passo: Abrir o saco grande e adicionar todo o gelo e todo o sal em seu interior;
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7º Passo: Colocar o saco pequeno no interior do saco grande e amarrar o saco grande;
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8º Passo: Agitar o saco grande por pelo menos 5 minutos;
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9º Passo: Quando a mistura do saco pequeno estiver com a consistência de sorvete, tirar o saco pequeno e lavá-lo antes de abrir.
Discussões
Após a realização da atividade prática, é fundamental a realização de uma discussão e verificação por parte dos estudantes do resultado obtido por cada grupo. O professor deve mediar e propor algumas questões, como as sugeridas a seguir, e procurar esclarecê-las com a participação dos alunos de uma forma geral.
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Qual é a importância de colocar o cloreto de sódio no gelo?
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Não poderia ser colocado açúcar no gelo em vez de cloreto de sódio?
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A quantidade de cloreto de sódio colocada no gelo tem influência no resultado final?
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A quantidade de leite e açúcar influenciam a formação do sorvete?
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O tipo de leite (integral, desnatado, semidesnatado) influencia o resultado final?
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Como ocorre a formação do sorvete?
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O sorvete é um coloide?
Avaliação
Além de verificar a participação e o comprometimento dos alunos durante a atividade prática, seria interessante que o professor também os avaliasse nos seguintes critérios:
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Apresentação do sorvete produzido;
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Preocupação com a higiene durante o procedimento;
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Participação nas discussões propostas;
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Realização e entrega de um relatório sobre a prática e a relação dela com os temas propostos.
Boa aula!
Por Me. Diogo Lopes Dias