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Propriedades Gerais e Específicas

Para diferenciar as propriedades dos materiais, o professor pode mostrar objetos distintos e pedir que os alunos indiquem as propriedades relacionadas com cada um.
Os alunos poderão ver nessa atividade em sala de aula que a densidade é uma propriedade específica
Os alunos poderão ver nessa atividade em sala de aula que a densidade é uma propriedade específica
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As propriedades físicas dos materiais podem ser classificadas em gerais e específicas. As propriedades gerais são comuns a todo e qualquer material, enquanto as específicas são exclusivas de cada material.

Depois de explicar bem esse conteúdo para ajudar os alunos a serem capazes de diferenciar as propriedades da matéria, o professor pode fazer o seguinte:

Leve para a sala materiais diferentes, tais como: água, leite, sal, açúcar, prego de ferro, álcool, acetona, objeto de ouro, algum alimento etc.

Antecipadamente escreva várias propriedades gerais e específicas em papéis, dobre-os e coloque-os dentro de um saquinho ou de algum recipiente. Você pode escrever frases tais como as mostradas abaixo:

  • Posso atingir o volume de 25 litros;
  • Minha densidade é igual a 1,0 g/cm3 ao nível do mar;
  • Meu ponto de ebulição é de 1413 ºC ao nível do mar;
  • Minha massa pode ser de 100 kg.

Deixe os objetos expostos para os alunos em frente a um quadro negro e peça para que um aluno retire um papel do saquinho e leia a propriedade que está escrita. Pergunte se um ou mais objetos mostrados têm ou não a propriedade que foi sorteada. Se tiver, peça ao aluno que escreva a propriedade no quadro, bem atrás do objeto.

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Sorteio da propriedades

Por exemplo, digamos que foi selecionado o seguinte: “Minha massa pode ser de 100 kg”. Essa é uma propriedade geral, que qualquer objeto pode atingir. Assim, o aluno deve escrever a palavra “massa” atrás de todos os materiais expostos.

No entanto, se for sorteada a frase: “Minha densidade é igual a 1,0 g/cm3 ao nível do mar”, nesse caso, somente a água possui essa propriedade e é somente atrás dela que o aluno deve escrever: “densidade de 1,0 g/cm3 ao nível do mar”.

Continue fazendo isso com os outros alunos. Lembre-se de não devolver a propriedade que foi sorteada para dentro do saquinho.

Depois que todas as propriedades forem sorteadas, o professor pode realizar uma discussão, por meio dos resultados obtidos, a fim de ajudar os alunos a chegarem à conclusão de quais propriedades são gerais e de quais são específicas, além de, portanto, quais são capazes ou incapazes de diferenciar os materiais.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química