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Propriedades Gerais e Específicas

Estratégias de ensino-aprendizagem

Para diferenciar as propriedades dos materiais, o professor pode mostrar objetos distintos e pedir que os alunos indiquem as propriedades relacionadas com cada um.
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As propriedades físicas dos materiais podem ser classificadas em gerais e específicas. As propriedades gerais são comuns a todo e qualquer material, enquanto as específicas são exclusivas de cada material.

Depois de explicar bem esse conteúdo para ajudar os alunos a serem capazes de diferenciar as propriedades da matéria, o professor pode fazer o seguinte:

Leve para a sala materiais diferentes, tais como: água, leite, sal, açúcar, prego de ferro, álcool, acetona, objeto de ouro, algum alimento etc.

Antecipadamente escreva várias propriedades gerais e específicas em papéis, dobre-os e coloque-os dentro de um saquinho ou de algum recipiente. Você pode escrever frases tais como as mostradas abaixo:

  • Posso atingir o volume de 25 litros;
  • Minha densidade é igual a 1,0 g/cm3 ao nível do mar;
  • Meu ponto de ebulição é de 1413 ºC ao nível do mar;
  • Minha massa pode ser de 100 kg.

Deixe os objetos expostos para os alunos em frente a um quadro negro e peça para que um aluno retire um papel do saquinho e leia a propriedade que está escrita. Pergunte se um ou mais objetos mostrados têm ou não a propriedade que foi sorteada. Se tiver, peça ao aluno que escreva a propriedade no quadro, bem atrás do objeto.

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Sorteio da propriedades

Por exemplo, digamos que foi selecionado o seguinte: “Minha massa pode ser de 100 kg”. Essa é uma propriedade geral, que qualquer objeto pode atingir. Assim, o aluno deve escrever a palavra “massa” atrás de todos os materiais expostos.

No entanto, se for sorteada a frase: “Minha densidade é igual a 1,0 g/cm3 ao nível do mar”, nesse caso, somente a água possui essa propriedade e é somente atrás dela que o aluno deve escrever: “densidade de 1,0 g/cm3 ao nível do mar”.

Continue fazendo isso com os outros alunos. Lembre-se de não devolver a propriedade que foi sorteada para dentro do saquinho.

Depois que todas as propriedades forem sorteadas, o professor pode realizar uma discussão, por meio dos resultados obtidos, a fim de ajudar os alunos a chegarem à conclusão de quais propriedades são gerais e de quais são específicas, além de, portanto, quais são capazes ou incapazes de diferenciar os materiais.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Os alunos poderão ver nessa atividade em sala de aula que a densidade é uma propriedade específica
Os alunos poderão ver nessa atividade em sala de aula que a densidade é uma propriedade específica
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