Uns dos pontos mais importantes quando se ensina o conteúdo do Oriente Médio é a questão geopolítica da criação de um Estado palestino e o conflito entre Israel e Palestina. Esse conteúdo é muito atual e bastante polêmico, uma vez que diariamente é possível ver notícias de atentados e confrontos relacionados com essas questões na Faixa de Gaza, por exemplo. Os dois lados envolvidos (Israel e Árabes que lutam em prol da criação de um Estado Palestino) possuem diversos argumentos que legitimam o seu ponto de vista em relação ao conflito.
Antes de abordar esse conteúdo, é fundamental que os alunos possuam um conhecimento prévio sobre a criação dos Estados do Oriente Médio e a criação do Estado de Israel para facilitar a compreensão dos principais elementos geopolíticos que motivaram os conflitos entre israelenses e palestinos. Confira uma sugestão de sequência didática:
Na primeira aula sobre o conteúdo, o professor pode realizar uma retomada sobre a criação dos Estados do Oriente Médio e os principais fatores que motivaram a criação de Israel.
Em um segundo momento da aula, considera-se importante que o professor realize um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre os conflitos entre israelenses e palestinos para apresentar o assunto para os alunos. Para realizar essa introdução, o professor pode levar para a sala de aula algumas notícias sobre os atuais confrontos entre israelenses e palestinos, tais como¹:
“Exército israelense mata palestino na fronteira com Gaza: Palestino de 18 anos morreu após ser baleado. Outros dois ficaram feridos, de acordo com o ministério da Saúde palestino.” G1- 15/01/2016.
“Três israelenses foram feridos a tiros neste domingo perto do assentamento de Beit El, na Cisjordânia ocupada, enquanto o agressor palestino foi morto, informou o exército de Israel.” G1- 31/01/2016.
“Palestinos são mortos na Cisjordânia após dois ataques, diz Israel: Dois suspeitos atiraram contra pessoas que estavam em ponto de ônibus. Um terceiro jogou o carro contra veículo militar israelense.” G1- 14/03/2016.
Após a leitura das notícias, o professor deve conduzir um debate sobre a temática, realizando perguntas como: O que as notícias apresentam? Vocês já viram notícias semelhantes? Quais são os povos que aparecem nas reportagens? Como eles estão interagindo? Por que esses povos estão em conflito?
Nessas duas aulas expositivas dialogadas sobre o conteúdo, o professor deve realizar uma explicação sobre os principais conflitos entre israelenses e palestinos, suas principais causas e consequências.
Para sensibilizar os alunos a respeito da temática, recomenda-se a exibição do documentário “Promessas de um Novo Mundo”, que pode ser encontrado no YouTube. O documentário retrata a vida de sete crianças israelenses e palestinas que convivem diariamente com esses conflitos. O documentário, entre outras coisas, mostra as crianças israelenses e palestinas reproduzindo preconceitos disseminados entre esses povos, apresenta algumas razões para esses conflitos, mostra os pontos em que aconteceram os maiores conflitos entre esses dois povos e as diferentes condições sociais das crianças que participaram do documentário, os seus medos e os anseios em relação ao conflito.
Para consolidar o aprendizado dos alunos a respeito do conteúdo, sugerimos a realização de um Júri Simulado para decidir sobre a criação de um Estado Palestino. Essa atividade, como o próprio nome já diz, consiste na simulação de um tribunal para julgar determinado tema. Para realizar essa atividade, o professor deve dividir a turma, de acordo com a quantidade de alunos, nos seguintes personagens:
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Juiz: Tem com principais funções: Dirigir o julgamento; manter a ordem; julgar os argumentos utilizados e ler a decisão dos jurados, determinando, assim, uma sentença.
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Advogados a favor da criação da Palestina: Devem formular uma defesa da criação do Estado da Palestina, na perspectiva dos próprios palestinos, apresentando as principais razões para a criação do Estado, e reivindicar o reapropriamento do seu território tomado por Israel.
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Advogados contrários à criação da Palestina: Devem formular uma argumentação contrária à criação da Palestina, sob a perspectiva de Israel, apresentando argumentos que sustentem a sua defesa.
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Testemunhas a favor da Criação da Palestina: Devem apresentar relatos que colaborem com a defesa da criação da Palestina.
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Testemunhas contrárias à Criação da Palestina: Devem apresentar relatos que colaborem com a defesa contrária à criação da Palestina.
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Jurados: Ouvem toda a argumentação dos advogados para votar a favor ou contra a criação da Palestina.
Etapas para a realização da atividade:
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1º Momento: Juiz abre a sessão e explica que os advogados deverão permanecer em silêncio no momento em que o outro grupo estiver realizando sua defesa e que, caso não concordem com o que está sendo dito, devem protestar ao juiz, que julgará se o argumento é válido ou não.
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2º Momento: Debate inicial entre os advogados para a defesa de cada tese. Durante essa fase, cada grupo terá três minutos (sem interrupções) para apresentar a sua defesa.
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3º Momento: Réplica. Nessa fase, os advogados terão dois minutos cada para rebater os argumentos apresentados pelo outro grupo.
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4º Momento: Interrogatório das testemunhas. Nesse momento, os advogados poderão realizar três perguntas para cada testemunha, tanto as testemunhas a favor ou contrárias à criação da Palestina.
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5º Momento: Debate final entre os advogados para a defesa de cada tese. Durante essa fase, cada grupo terá três minutos (sem interrupções) para finalizar sua defesa.
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6º Momento: Réplica. Nessa fase, os advogados terão dois minutos cada um para rebater os argumentos apresentados pelo outro grupo.
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7º Momento: Votação aberta sobre a questão da Palestina. Nesse momento, os jurados votarão a favor ou contra a criação da Palestina, explicando o que os motivou a realizar a escolha.
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8º Momento: Leitura da sentença. A partir do resultado da votação, o Juiz decidirá se haverá ou não a criação de um Estado palestino, estipulando uma sentença.
Lembrando que, para que a atividade atenda aos objetivos, é fundamental que os alunos se preparem antecipadamente, pesquisando elementos do conteúdo para basear a sua argumentação. Entre cada momento da atividade, é importante que o professor disponibilize alguns minutos para os grupos de advogados articularem a sua defesa a partir do que o outro grupo argumentou. Durante a atividade, o professor deve, também, estar atento para que os alunos não se dispersem.
Recomenda-se que a avaliação da aprendizagem dos alunos ocorra pela observação do desenvolvimento da dinâmica por meio da análise das defesas apresentadas pelos dois grupos, da participação das testemunhas e da argumentação dos jurados em relação à motivação que tiveram para realizar tal escolha. Além disso, o professor pode elaborar exercícios sobre a temática ou solicitar que os alunos produzam um texto sobre o conteúdo.
Notas:
¹Manchetes retiradas do site g1.com.
Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia