O que é sequência didática?
Sequência didática é um conjunto de atividades desenvolvidas para a produção de gêneros textuais. Essas atividades podem ser guiadas por um tema ou um objetivo. Além disso, ela é dividida em etapas que têm como fechamento a produção final do gênero trabalhado. São elas: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final.
Nesta sequência didática, será proposta uma sequência de atividades para a produção do gênero textual artigo de opinião, presente nos PCNs de Língua Portuguesa.
Dados da aula:
→ Objetivos:
- Ter contato com o gênero textual artigo de opinião
- Pesquisar diferentes artigos de opinião
- Analisar a estrutura usual de um artigo de opinião
- Escrever um artigo de opinião
→ Duração das atividades:
- 3 ou 4 aulas de 1 hora cada
→ Recursos da aula:
- Exemplos do gênero textual artigo de opinião
- Quadro ou cartazes
- Folha de papel impressa
→ Público-alvo:
- Alunos do Ensino Médio
Sequência Didática – Gênero Textual Artigo de Opinião
|
Apresentação inicial
|
- Organizar a sala em círculo, permitindo que os alunos possam ficar à vontade e consigam manter contato visual com o professor(a) e com toda a turma;
- Iniciar explicando que eles conhecerão um gênero de texto muito importante e que serve para defender um ponto de vista por meio da argumentação;
- Dizer que durante 3 ou 4 aulas aprenderão como o texto do tipo artigo de opinião é estruturado e pesquisarão no meio jornalístico alguns exemplos desse gênero textual;
- A produção final será a apresentação dos artigos de opinião produzidos em grupo.
|
Produção inicial
|
- Se a sua escola, ou ambiente de ensino, tiver uma biblioteca, leve a turma para esse espaço. Caso contrário, organize a sala em círculo para que todos sejam capazes de observar e participar da análise do artigo de opinião;
- Escolha um texto do gênero que está sendo estudado e tire cópias para cada aluno;
- Escreva em um cartaz ou projete por meio do recurso multimídia o artigo de opinião escolhido como exemplo. Tente escolher um texto que aborde um tema que seja de interesse dos alunos.
Pergunte aos alunos:
- Você conhece esse tipo de texto?
- Que tipo de texto é esse?
- Onde vocês encontram esse tipo de texto?
- Para que serve?
- Já testaram escrever algum artigo de opinião? Qual? Como foi? Sobre o quê? Deu certo?
- Você tem algum autor favorito que escreva esse tipo de texto?
|
Módulo 1
|
- Em seguida, divida a sala em grupos de até 3 alunos. Distribua para cada grupo uma cópia do texto para cada um;
- Faça uma leitura coletiva do artigo e uma análise da estrutura textual questionando:
- Quem é o autor do texto?
- Em qual veículo de comunicação ele foi publicado? Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
- Você costuma ler essa revista/jornal/ coluna/ seção?
- Como é escrito esse tipo de texto?
- Observe o título e a linha fina. Você considera essas partes importantes? Justifique.
- Analise a introdução. Qual é a tese?
- Analise o desenvolvimento. Quais são os argumentos baseados em fatos concretos, como dados históricos e estatísticas? Quais são os argumentos que possuem exemplos representativos? Quais são os argumentos de autoridade, com citações e reprodução de opiniões? Quais são os argumentos baseados no consenso?
- Analise a conclusão. Quais as soluções apresentadas para o problema?
- Qual foi a variedade de língua utilizada para a escrita do texto?
- Como atividade individual, cada grupo deverá pesquisar um artigo de opinião em um veículo de comunicação e fazer uma análise para apresentar na próxima aula.
|
Módulo 2
|
- Inicie a aula com a apresentação dos grupos;
- Em seguida, proponha uma produção coletiva de um artigo de opinião;
OBS: O assunto da produção coletiva deve ser escolhido pelo professor, priorizando algo que seja relevante para o contexto de seus alunos.
- Inicie a produção chamando a atenção para a criação de um título e da linha fina. Peça aos alunos que lembrem como eram os títulos dos artigos que leram e analisaram;
- Em seguida, inicie a escrita do texto, definindo o ponto de vista que será defendido e a elaboração da tese;
- Escolham juntos os argumentos que serão utilizados, podendo, nesse momento, ser autorizado o acesso à internet para consulta de citações, opiniões de especialistas, dados históricos etc;
- Na conclusão do artigo, ressalte a necessidade de retomar o ponto de vista, além de apresentar possíveis soluções para os problemas apontados.
|
Módulo 3
|
- Escolha um assunto diferente para cada grupo;
- No início da aula, faça o sorteio do assunto entre os grupos;
- Instrua os alunos a fazerem leituras sobre o assunto e selecionarem dados que sejam relevantes para a construção dos argumentos do artigo de opinião;
- Em seguida, peça para que iniciem a escrita. Acompanhe e oriente cada grupo;
- Após finalizar a produção, recolha os textos e faça os apontamentos necessários para que as produções estejam adequadas ao gênero textual estudado.
|
Módulo 4
|
- Devolva os textos e peça que os alunos façam as adequações apontadas;
- Recolha novamente e verifique se há mais alguma adequação necessária.
|
Produção final
|
- Após a correção final, peça aos grupos que troquem os textos entre si e façam a análise da estrutura textual e, posteriormente, a apresentação para toda a turma, expressando uma crítica construtiva sobre como foi abordado o tema, como foi construída a argumentação e se a conclusão atendeu a proposta de apresentação de possíveis soluções para os problemas apresentados;
- Peça aos alunos para fazerem uma autoavaliação sobre todo o processo de estudo e criação do artigo de opinião.
|
Por Mariana Rigonatto
Graduada em Matemática