Topo
pesquisar

Sequência didática para o ensino do gênero textual artigo de opinião

Estratégias de ensino-aprendizagem

O gênero textual artigo de opinião está presente nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa. Apresentamos uma sequência didática para o ensino desse gênero em sala de aula.
O artigo de opinião é utilizado na esfera jornalística e expressa o ponto de vista de alguém a respeito de algum tema
O artigo de opinião é utilizado na esfera jornalística e expressa o ponto de vista de alguém a respeito de algum tema
PUBLICIDADE

O que é sequência didática?

Sequência didática é um conjunto de atividades desenvolvidas para a produção de gêneros textuais. Essas atividades podem ser guiadas por um tema ou um objetivo. Além disso, ela é dividida em etapas que têm como fechamento a produção final do gênero trabalhado. São elas: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final.

Nesta sequência didática, será proposta uma sequência de atividades para a produção do gênero textual artigo de opinião, presente nos PCNs de Língua Portuguesa.

Dados da aula:

→ Objetivos:

- Ter contato com o gênero textual artigo de opinião

- Pesquisar diferentes artigos de opinião

- Analisar a estrutura usual de um artigo de opinião

- Escrever um artigo de opinião

→ Duração das atividades:

- 3 ou 4 aulas de 1 hora cada

→ Recursos da aula:

- Exemplos do gênero textual artigo de opinião

- Quadro ou cartazes

- Folha de papel impressa

→ Público-alvo:

- Alunos do Ensino Médio

Sequência Didática – Gênero Textual Artigo de Opinião

Apresentação inicial

- Organizar a sala em círculo, permitindo que os alunos possam ficar à vontade e consigam manter contato visual com o professor(a) e com toda a turma;

- Iniciar explicando que eles conhecerão um gênero de texto muito importante e que serve para defender um ponto de vista por meio da argumentação;

- Dizer que durante 3 ou 4 aulas aprenderão como o texto do tipo artigo de opinião é estruturado e pesquisarão no meio jornalístico alguns exemplos desse gênero textual;

- A produção final será a apresentação dos artigos de opinião produzidos em grupo.

Produção inicial

- Se a sua escola, ou ambiente de ensino, tiver uma biblioteca, leve a turma para esse espaço. Caso contrário, organize a sala em círculo para que todos sejam capazes de observar e participar da análise do artigo de opinião;

- Escolha um texto do gênero que está sendo estudado e tire cópias para cada aluno;

- Escreva em um cartaz ou projete por meio do recurso multimídia o artigo de opinião escolhido como exemplo. Tente escolher um texto que aborde um tema que seja de interesse dos alunos.

Pergunte aos alunos:

- Você conhece esse tipo de texto?

- Que tipo de texto é esse?

- Onde vocês encontram esse tipo de texto?

- Para que serve?

- Já testaram escrever algum artigo de opinião? Qual? Como foi? Sobre o quê? Deu certo?

- Você tem algum autor favorito que escreva esse tipo de texto?

 

Módulo 1

- Em seguida, divida a sala em grupos de até 3 alunos. Distribua para cada grupo uma cópia do texto para cada um;

- Faça uma leitura coletiva do artigo e uma análise da estrutura textual questionando:

- Quem é o autor do texto?

- Em qual veículo de comunicação ele foi publicado?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Você costuma ler essa revista/jornal/ coluna/ seção?

- Como é escrito esse tipo de texto?

- Observe o título e a linha fina. Você considera essas partes importantes? Justifique.

- Analise a introdução. Qual é a tese?

- Analise o desenvolvimento. Quais são os argumentos baseados em fatos concretos, como dados históricos e estatísticas? Quais são os argumentos que possuem exemplos representativos? Quais são os argumentos de autoridade, com citações e reprodução de opiniões? Quais são os argumentos baseados no consenso?

- Analise a conclusão. Quais as soluções apresentadas para o problema?

- Qual foi a variedade de língua utilizada para a escrita do texto?

- Como atividade individual, cada grupo deverá pesquisar um artigo de opinião em um veículo de comunicação e fazer uma análise para apresentar na próxima aula.

Módulo 2

- Inicie a aula com a apresentação dos grupos;

- Em seguida, proponha uma produção coletiva de um artigo de opinião;

OBS: O assunto da produção coletiva deve ser escolhido pelo professor, priorizando algo que seja relevante para o contexto de seus alunos.

- Inicie a produção chamando a atenção para a criação de um título e da linha fina. Peça aos alunos que lembrem como eram os títulos dos artigos que leram e analisaram;

- Em seguida, inicie a escrita do texto, definindo o ponto de vista que será defendido e a elaboração da tese;

- Escolham juntos os argumentos que serão utilizados, podendo, nesse momento, ser autorizado o acesso à internet para consulta de citações, opiniões de especialistas, dados históricos etc;

- Na conclusão do artigo, ressalte a necessidade de retomar o ponto de vista, além de apresentar possíveis soluções para os problemas apontados.

Módulo 3

- Escolha um assunto diferente para cada grupo;

- No início da aula, faça o sorteio do assunto entre os grupos;

- Instrua os alunos a fazerem leituras sobre o assunto e selecionarem dados que sejam relevantes para a construção dos argumentos do artigo de opinião;

- Em seguida, peça para que iniciem a escrita. Acompanhe e oriente cada grupo;

- Após finalizar a produção, recolha os textos e faça os apontamentos necessários para que as produções estejam adequadas ao gênero textual estudado.

Módulo 4

- Devolva os textos e peça que os alunos façam as adequações apontadas;

- Recolha novamente e verifique se há mais alguma adequação necessária.

Produção final

- Após a correção final, peça aos grupos que troquem os textos entre si e façam a análise da estrutura textual e, posteriormente, a apresentação para toda a turma, expressando uma crítica construtiva sobre como foi abordado o tema, como foi construída a argumentação e se a conclusão atendeu a proposta de apresentação de possíveis soluções para os problemas apresentados;

- Peça aos alunos para fazerem uma autoavaliação sobre todo o processo de estudo e criação do artigo de opinião.


Por Mariana Rigonatto
Graduada em Matemática

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola