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Território: aula prática e conceitual

A ideia de território pode ser melhor desenvolvida em sala de aula a partir da realização de uma atividade prática.
O território visto como o espaço geográfico apropriado por relações de poder
O território visto como o espaço geográfico apropriado por relações de poder
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Muitos temas da Geografia estão, naturalmente, relacionados à vivência. Quando falamos do uso, apropriação e transformação do espaço geográfico, referimo-nos a algo que pode, em maior ou menor escala, ser visualizado e compreendido pelas pessoas.

Com o conceito de território não é diferente. Ele está em toda parte e se revela desde as pequenas relações até às composições mais amplas e complexas. No entanto, nem sempre os estudantes conseguem notar o quanto o território faz parte do seu cotidiano.

Para melhor estabelecer essa distinção em sala de aula, o professor de Geografia terá a missão de transformar a sala de aula em uma metáfora do espaço geográfico, o qual é apropriado pelos diferentes atores que o compõem e o transformam. A ideia é estabelecer a compreensão do que é o território, bem como a sua manifestação prática por meio da vivência do estudante.

Para isso, o educador poderá utilizar tanto o próprio local da sala de aula quanto um eventual espaço oferecido pela escola, como uma quadra de esporte ou uma sala de atividades. Caso a opção seja pela sala de aula, é recomendado remover as cadeiras ou organizá-las de forma que o local tenha mais espaço para a circulação.

Em um primeiro momento da aula, explique brevemente a importância do conceito de território, sem dizer o que essa expressão propriamente significa, a fim de estimular a curiosidade da turma com relação a essa expressão. Apenas elucide que ele está presente em todos os lugares, sob diferentes formas e com diferentes níveis de poder e complexidade.

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Em seguida, divida a sala em grupos – que podem variar entre 3 e 6 alunos por grupo, dependendo do tamanho da turma. No estabelecimento da divisão, demarque na sala de aula um espaço específico para cada grupo, o qual, a partir de então, irá lhes “pertencer”, ou seja, durante a atividade eles exercerão um certo domínio sobre suas fronteiras.

Depois disso, estabeleça critérios para ganho ou perda de territórios. Pode ser através de um quiz ou uma competição rápida, em que os grupos derrotados vão cedendo parte de seu território para os vencedores.

Ao final, explique, então, que o território é o espaço apropriado, o local onde um determinado grupo exerce o domínio ou a sua soberania. Não por acaso, esse conceito está quase sempre ligado à noção de Estado, que não existe sem o seu próprio território. No entanto, é importante deixar bem claro que ele também se manifesta nas mais diversas escalas, como por exemplo: o território de um traficante em uma determinada favela ou a área comandada pelos países-membros da União Europeia.

Após a realização dessa dinâmica, uma boa pedida pode ser a produção de uma narração a ser realizada pelos alunos em que o enredo da história apresente uma pequena disputa por território, seja na vizinhança ou em um bairro.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia