Whatsapp

Novidades do PNLD 2020

Adaptação à BNCC homologada em 2017, Projetos Integradores e livros para Educação Física estão entre as novidades do PNLD 2020.
Crédito: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) distribui de forma gratuita livros e materiais didáticos para alunos e professores da rede pública de ensino. No caso do PNLD 2020, serão contemplados os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

Como funciona o PNLD

Para otimizar os resultados tanto de alunos quanto de professores em relação aos anos anteriores, o PNLD 2020 apresenta algumas novidades para os livros e materiais didáticos que serão utilizados até 2024. Confira!

Adaptação à BNCC

Os livros e materiais didáticos escolhidos no PNLD devem seguir as normas, as orientações e as habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017.

Material adequado

As obras do PNLD 2020 devem contemplar livro do aluno impresso, Manual do Professor impresso e materiais digitais e audiovisuais para o professor.

Manual do Professor

Em comparação aos últimos livros distribuídos pelo PNLD, o Manual do Professor para 2020 terá um formato maior. Isso porque as orientações e as respostas passam a estar na mesma página do conteúdo do aluno, sendo distribuídas num formato de “u”. As dicas e as sugestões ambicionam tornar o trabalho do professor mais fácil e dinâmico e práticas.

Manual do Professor Editora Moderna
Manual do Professor da Editora Moderna contempla exigências do PNLD 2020

Educação Física

Pela primeira vez, o PNLD vai oferecer material pedagógico exclusivo e dirigido ao professor de Educação Física do Fundamental 2. As obras precisam ter linguagem simples e agregar valor às atividades que profissional vai desenvolver com seus alunos.

O material específico para Educação Física também deve ter sugestões práticas de brincadeiras, jogos, esportes, danças, ginásticas, lutas e práticas corporais de aventura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Projetos Integradores

Um dos principais objetivos da proposta das coleções com projetos integradores é unir duas ou mais disciplinas a partir de projetos práticos e interativos para trabalhar em sala de aula.

Nessa nova proposta de ensino e aprendizado, os materiais visam enriquecer os demais livros didáticos. Por isso, essas obras complementares devem ser trabalhadas paralelamente às principais.

Entre os destaques dessa proposta, estão:

  • Possibilitar uma aprendizagem mais concreta.
  • Desenvolver a interdisciplinaridade com os alunos.
  • Incentivar a criatividade e o interesse dos estudantes.
  • Oferecer mais sentido ao aprendizado das crianças.
     

Coleção Interdisciplinar

No PNLD 2020, a obra interdisciplinar oferecida é a de Linguagens, que aborda os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Arte.

Melhores livros para o PNLD 2020

Para levar estudantes dos anos finais do ensino fundamental a conquistarem melhores resultados, a Editora Moderna conta com material didático que contempla todas as novidades estabelecidas pelo PNLD 2020.

O leque de obras da Moderna é extenso – são 20 coleções de todas as disciplinas – e oferece o respaldo que o professor necessita para exercer a sua melhor atuação em sala de aula. A escolha do material mais adequado é um dos pilares para sustentar um excelente desempenho profissional. 

Conheça os livros da Moderna para o PNLD 2020.