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Biomas

Em virtude da sua dimensão continental e da sua grande variação geomorfológica e climática, o Brasil abriga sete biomas e incalculáveis ecossistemas.
Distribuição dos biomas no Brasil
Distribuição dos biomas no Brasil
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Chamamos de biomao conjunto de ecossistemas terrestres com vegetação característica e fisionomia típica, onde há a predominância de certo tipo de clima. Um bioma pode estar presente em mais de uma região no planeta, como é o caso da floresta tropical, que encontramos em parte da América do Sul, em regiões da África e da Ásia. Todos os biomas têm fatores básicos que determinam sua paisagem, e entre eles estão a intensidade da luz e o regime de chuvas, condições obrigatórias para a fotossíntese.

A intensidade de luz é importante porque nos biomas terrestres que recebem mais luz as formas de vida conseguem se desenvolver melhor, abrigando uma maior diversidade de espécies vegetais e animais. Associado à intensidade da luz está o regime de chuvas, que depende de vários fatores, como ventos, topografia, taxa de vapor de água, entre outros. Locais com chuvas abundantes apresentam florestas tropicais exuberantes.

Em nosso país encontramos diversos biomas. Se considerarmos a área que cada bioma ocupa e a biodiversidade existente nele, podemos citar os mais importantes: floresta amazônica, floresta atlântica, campos sulinos, cerrado, caatinga, pantanal mato-grossense e biomas costeiros.

A atividade proposta tem como objetivo fazer com que os alunos reconheçam cada bioma brasileiro, descobrindo o que os ameaça e quais as formas de preservá-lo. Como todos os biomas brasileiros serão trabalhados, o professor pode identificar um ou dois biomas a cada aula.

Para essa atividade, o professor precisará de mapas políticos e geográficos do Brasil e também do seu estado; revistas que contenham imagens de vegetação para recortar; livros de geografia; livros sobre plantas; cartolina; tesoura; cola; canetinhas coloridas e régua.

Com os mapas em mãos, identifique cada bioma e explique aos alunos as características de cada um deles. É interessante que ao fazer essa caracterização o professor fale quais são os problemas que cada bioma vem enfrentando e explique que a preservação de sua flora e fauna (como áreas da floresta amazônica sendo transformadas em pastos, etc.) está em risco. Peça aos alunos que escrevam todas as características dos biomas, pois eles irão precisar dessas informações durante a produção do trabalho.

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Depois de trabalhar todos os biomas, caracterizando-os, o professor divide a sala em grupos (o número de integrantes do grupo dependerá do número de alunos por sala) e distribui a cartolina, as revistas para recorte, os livros de geografia e os livros sobre plantas. O professor pode escolher o bioma com que cada grupo irá trabalhar ou pedir para que os alunos escolham com qual bioma querem trabalhar. É importante que todos os biomas brasileiros sejam trabalhados.

Depois que os grupos estiverem formados, o professor deve iniciar uma discussão com os alunos perguntando se alguém já viajou para outros lugares; como é a paisagem desses lugares; no lugar visitado chove mais ou menos do que na sua região; nesse local há mais árvores, mais animais, é mais úmido, dentre outros questionamentos.

Depois da discussão, o professor deve pedir aos alunos que caracterizem o bioma escolhido utilizando mapas, ilustrações, desenhos, brincadeiras, teatros, etc., e que, ao os caracterizarem, proponham alternativas para sua conservação.

Se houver possibilidade, professores das áreas de Ciências e Geografia podem trabalhar em conjunto, para que haja uma maior integração dos alunos.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia