Topo
pesquisar

Experimento sobre Tensão Superficial da Água

Estratégias de Ensino

A tensão superficial da água pode ser vista ao colocar purpurina sobre ela, que flutua na água, e depois acrescentar gotas de detergente para ver o que ocorre.
PUBLICIDADE

Conforme explicado no texto Tensão Superficial da Água, as moléculas de água realizam ligações de hidrogênio em todas as direções, sendo que esse é o tipo de interação intermolecular mais forte. As moléculas da superfície realizam essas ligações somente com moléculas ao seu redor e abaixo, o que resulta na contração do líquido, causando a chamada tensão superficial, que funciona como uma fina camada, uma película, ou como se fosse uma fina membrana elástica na superfície da água.

Essa tensão superficial pode ser vista facilmente por meio de um experimento bem simples. Além disso, essa experiência também pode ser usada para explanar sobre o conteúdo de detergentes, isto é, para explicar como eles atuam na remoção de sujeiras e gorduras; bem como sobre o conteúdo de densidade, como será mais bem explicado adiante.

Materiais e Reagentes:

  • 1 béquer ou 1 copo de vidro;
  • Água;
  • Purpurina;
  • Detergente (lava-louças).

Procedimento Experimental:

1. Coloque água nos dois copos de vidro;

2. Acrescente delicadamente a purpurina;

3. Coloque algumas gotas de detergente nos dois copos e observe em cada caso o que ocorre.

Experimento de tensão superficial da água

Resultados e discussão:

A purpurina permanece na superfície da água em um primeiro instante. Isso ocorre por causa da membrana elástica na superfície do líquido, que é resultado da tensão superficial mencionada na introdução. É essa tensão que é responsável por determinados objetos bem leves, como a purpurina, permanecerem na superfície, apesar de serem mais densos que a água.

A tensão superficial é um dos aspectos que impedem a eficiência da limpeza da água sozinha, pois impede que ela penetre em certos tipos de tecidos e outros materiais. Aí que entra a função do detergente, que é um agente tensoativo ou surfactante, isto é, ele é capaz de diminuir a tensão superficial da água. Isso é visto no momento em que pingamos o detergente no copo com água.

A movimentação da purpurina nos mostra que a tensão superficial da água foi “quebrada”.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Imagem de leite com corante depois da adição de detergente
Estratégias de Ensino Experimento do leite psicodélico
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola