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Aula prática sobre solubilidade dos sais

Estratégias de ensino-aprendizagem

Esta estratégia apresenta um exemplo de aula prática que pode ser usada pelos docentes para demonstrar a diferença de solubilidade entre os sais.
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Este texto apresenta uma estratégia de ensino para o (a) docente realizar uma aula prática sobre a solubilidade dos sais em sala com seus alunos.

Este tipo de aula prática é relevante para o aprendizado desse conteúdo, principalmente considerando dois aspectos: primeiro, a maioria das pessoas pensa que apenas o cloreto de sódio seja um sal que se dissolve em água; segundo, ampliar o contato dos alunos com diferentes sais existentes.

Como esta aula prática trata da solubilidade de sais, deve ficar claro para os alunos que estamos falando sobre a solubilidade dos sais em água, e não em outro solvente.

Porém, é interessante que, antes da realização desta atividade, o (a) docente faça um trabalho intenso sobre a nomenclatura e a fórmula dos sais.

A seguir, segue uma proposta para aula prática sobre a solubilidade dos sais:

Materiais e reagentes

  • Cloreto de sódio;

  • Permanganato de potássio;

  • Sulfato de alumínio;

  • Sulfato de cobre;

  • Bicarbonato de sódio;

  • Dicromato de potássio;

  • Água quente;

  • Água fria;

  • Balança;

  • Copos descartáveis;

  • Colheres descartáveis.

Procedimentos

Para a realização dos procedimentos, a sugestão é que a turma seja dividida em duplas, evitando, assim, que alunos fiquem ociosos e que possam ter um foco maior na atividade.

Abaixo, estão listadas a sequência de procedimentos para esta aula prática de solubilidade dos sais:

  • 1o Procedimento: numerar os copos de 1 a 12;

  • 2o Procedimento: inicialmente, cada grupo de alunos deve realizar a pesagem de 1 grama de cada um dos sais, utilizando as balanças para isso. Em seguida, os sais devem ser colocados cada um em um copo. Essa pesagem deve ser realizada duas vezes, ou seja, 1 grama de um sal em um copo, e outro grama desse mesmo sal em outro copo;

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Observação: em uma folha, deve ser anotado o sal que foi adicionado em cada copo.

  • 3o Procedimento: adicionar, utilizando um béquer, 20 mL de água fria nos copos que contêm os seis sais diferentes. Logo em seguida, mexer bastante e observar o que ocorre;

  • 4o Procedimento: adicionar, utilizando um béquer, 20 mL de água quente nos copos que contêm os seis sais diferentes. Logo em seguida, mexer bastante e observar o que ocorre.

Questionário

Ao longo da atividade prática, os alunos podem realizar o registro das observações sobre o que ocorre nos procedimentos, porém seria interessante também que eles tivessem uma folha com um questionário para responder ao término, como o sugerido a seguir:

a) Todos os sais apresentaram a mesma facilidade em dissolver na água fria?

b) Todos os sais apresentaram a mesma facilidade em dissolver na água quente?

c) Qual o sal que apresenta a melhor solubilidade na água quente?

d) Qual o sal que apresenta a pior solubilidade na água quente?

e) Qual o sal que apresenta a melhor solubilidade na água fria?

f) Qual o sal que apresenta a pior solubilidade na água fria?

Discussão

Ao finalizar a aula, ou em um outro momento, de acordo com tempo disponível, seria interessante discutir com os alunos os resultados obtidos por eles e, principalmente, comparar com a tabela de solubilidade dos sais:

Tabela de solubilidade dos sais
Tabela de solubilidade dos sais

Dessa forma, eles podem aprender a aguardar um determinado resultado em um experimento e também ter a condição de verificar se ocorreu algum erro durante os procedimentos que realizaram.


Por Me. Diogo Lopes Dias

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