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Solubilidade de bases em sala de aula

Mostramos para você uma forma lúdica e prática de trabalhar solubilidade de bases em sala de aula.
Criatividade e planejamento são fundamentais para um bom desempenho do professor de Química.
Criatividade e planejamento são fundamentais para um bom desempenho do professor de Química.
Crédito: Shutterstock
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Professor(a) de Química, apresentamos para você uma sugestão de abordagem de solubilidade de bases em sala de aula.

Para realizá-la, você deve realizar os passos listados a seguir. Vale ressaltar que você pode modificar essa proposta na hora da execução de acordo com os seus objetivos, criatividade e necessidades.

 

1º Passo: Introdução

É interessante iniciar o trabalho abordando as diferentes classificações em relação à solubilidade das bases:

  • Base solúvel: é aquela que apresenta na sua constituição um elemento químico pertencente à família IA (metal alcalino) ou o cátion amônio (NH4);

  • Base pouco solúvel: é aquela que apresenta na sua constituição um elemento químico pertencente à família IIA (metal alcalinoterroso);

  • Base praticamente insolúvel: é aquela que não apresenta na sua constituição elementos das famílias IA e IIA nem o cátion amônio.

2º Passo: Materiais necessários

  • Jalecos

  • Funis de vidro ou plástico

  • Papéis de filtro

  • Luvas descartáveis

  • Béqueres

  • Baquetas

  • Colheres de chá

  • Balança

  • Hidróxido de sódio (encontrado em loja de reagentes químicos)

  • Hidróxido de cálcio (encontrado em loja de reagentes químicos)

  • Hidróxido de alumínio (encontrado em loja de reagentes químicos)

  • Água

3º Passo: Procedimentos

a) Preparo das soluções

OBS.: O procedimento abaixo deve ser realizado com cada uma das bases.

  • Adicionar 100 mL de água em um béquer;

  • Pesar um grama de uma base e adicioná-lo à água;

  • Mexer bem com a baqueta.

b) Decantação

Logo após o preparo das três soluções, pedir para que cada grupo deixe os três béqueres sobre a bancada e aguarde cerca de 8 minutos para que ocorra ou não a decantação.

c) Observação das soluções

Os alunos deverão observar as soluções após a decantação e verificar em qual delas há presença de corpo de fundo.

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d) Filtragem das soluções

OBS.: Fazer o procedimento com cada solução que apresentar corpo de fundo

  • Posicionar um papel de filtro no interior do funil;

  • Segurar o funil sobre um béquer vazio;

  • Filtrar a mistura que possui a base.

e) Pesagem do corpo de fundo

Pesar a base que formou o corpo de fundo em cada uma das soluções.

4º Passo: Sugestão de avaliação

Pedir aos alunos para construir um relatório (durante a atividade) com todos os detalhes dos procedimentos, dando ênfase:

  • nas observações ao longo do experimento;

  • nas sensações percebidas, como alteração de temperatura;

  • nos valores das massas de corpo de fundo;

  • na comparação entre a massa que foi adicionada e a massa de corpo de fundo formada;

  • na classificação de cada base em solúvel, parcialmente solúvel ou praticamente insolúvel de acordo com o experimento.

5º Passo: Discussão

Ao fim da atividade prática, é interessante que o professor (a) forneça aos alunos a solubilidade de cada uma das bases em água:

  • Hidróxido de sódio (NaOH) = 109 g a cada 100 mL de água;

  • Hidróxido de cálcio [Ca(OH)2] = 0,173 g a cada 100 mL de água;

  • Hidróxido de alumínio [Al(OH)3] = 0, 00015 g a cada 100 mL de água.

Isso permitirá uma discussão e correlação com o resultado encontrado por cada grupo, já que se espera que as soluções de hidróxido de cálcio e de hidróxido de alumínio formem corpo de fundo e que a quantidade de corpo de fundo da segunda seja muito maior do que da primeira.

 

Por Me. Diogo Lopes Dias

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