Whatsapp

Solubilidade de bases em sala de aula

Mostramos para você uma forma lúdica e prática de trabalhar solubilidade de bases em sala de aula.
Criatividade e planejamento são fundamentais para um bom desempenho do professor de Química.
Criatividade e planejamento são fundamentais para um bom desempenho do professor de Química.
Crédito: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Professor(a) de Química, apresentamos para você uma sugestão de abordagem de solubilidade de bases em sala de aula.

Para realizá-la, você deve realizar os passos listados a seguir. Vale ressaltar que você pode modificar essa proposta na hora da execução de acordo com os seus objetivos, criatividade e necessidades.

 

1º Passo: Introdução

É interessante iniciar o trabalho abordando as diferentes classificações em relação à solubilidade das bases:

  • Base solúvel: é aquela que apresenta na sua constituição um elemento químico pertencente à família IA (metal alcalino) ou o cátion amônio (NH4);

  • Base pouco solúvel: é aquela que apresenta na sua constituição um elemento químico pertencente à família IIA (metal alcalinoterroso);

  • Base praticamente insolúvel: é aquela que não apresenta na sua constituição elementos das famílias IA e IIA nem o cátion amônio.

2º Passo: Materiais necessários

  • Jalecos

  • Funis de vidro ou plástico

  • Papéis de filtro

  • Luvas descartáveis

  • Béqueres

  • Baquetas

  • Colheres de chá

  • Balança

  • Hidróxido de sódio (encontrado em loja de reagentes químicos)

  • Hidróxido de cálcio (encontrado em loja de reagentes químicos)

  • Hidróxido de alumínio (encontrado em loja de reagentes químicos)

  • Água

3º Passo: Procedimentos

a) Preparo das soluções

OBS.: O procedimento abaixo deve ser realizado com cada uma das bases.

  • Adicionar 100 mL de água em um béquer;

  • Pesar um grama de uma base e adicioná-lo à água;

  • Mexer bem com a baqueta.

b) Decantação

Logo após o preparo das três soluções, pedir para que cada grupo deixe os três béqueres sobre a bancada e aguarde cerca de 8 minutos para que ocorra ou não a decantação.

c) Observação das soluções

Os alunos deverão observar as soluções após a decantação e verificar em qual delas há presença de corpo de fundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

d) Filtragem das soluções

OBS.: Fazer o procedimento com cada solução que apresentar corpo de fundo

  • Posicionar um papel de filtro no interior do funil;

  • Segurar o funil sobre um béquer vazio;

  • Filtrar a mistura que possui a base.

e) Pesagem do corpo de fundo

Pesar a base que formou o corpo de fundo em cada uma das soluções.

4º Passo: Sugestão de avaliação

Pedir aos alunos para construir um relatório (durante a atividade) com todos os detalhes dos procedimentos, dando ênfase:

  • nas observações ao longo do experimento;

  • nas sensações percebidas, como alteração de temperatura;

  • nos valores das massas de corpo de fundo;

  • na comparação entre a massa que foi adicionada e a massa de corpo de fundo formada;

  • na classificação de cada base em solúvel, parcialmente solúvel ou praticamente insolúvel de acordo com o experimento.

5º Passo: Discussão

Ao fim da atividade prática, é interessante que o professor (a) forneça aos alunos a solubilidade de cada uma das bases em água:

  • Hidróxido de sódio (NaOH) = 109 g a cada 100 mL de água;

  • Hidróxido de cálcio [Ca(OH)2] = 0,173 g a cada 100 mL de água;

  • Hidróxido de alumínio [Al(OH)3] = 0, 00015 g a cada 100 mL de água.

Isso permitirá uma discussão e correlação com o resultado encontrado por cada grupo, já que se espera que as soluções de hidróxido de cálcio e de hidróxido de alumínio formem corpo de fundo e que a quantidade de corpo de fundo da segunda seja muito maior do que da primeira.

 

Por Me. Diogo Lopes Dias

Artigos relacionados


Estratégias de ensino-aprendizagem

Aula contextualizada sobre separação de misturas

Professor, veja como ensinar o conteúdo de separação de misturas por meio de uma abordagem contextualizadora com o tratamento de água para o...

Estratégias de ensino-aprendizagem

Aula prática de solubilidade e saturação das soluções

Veja como desenvolver uma aula prática de solubilidade e saturação das soluções para complementar a explanação sobre esse conteúdo!

Estratégias de ensino-aprendizagem

Aula sobre solubilidade e polímeros: Remodelando o isopor

Confira uma proposta de aula sobre solubilidade e polímeros que traz um experimento de remodelação do isopor!

Estratégias de ensino-aprendizagem

Compondo soluções saturadas

É possível acrescentar mais soluto a essas soluções?

Estratégias de ensino-aprendizagem

Forças intermoleculares e solubilidade

Experimento que permite testar qual substância é polar e apolar.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Proposta prática para a compreensão da solubilidade

Confira uma proposta prática para a compreensão da solubilidade por meio do preparo de soluções de leite com chocolate em pó!

Estratégias de ensino-aprendizagem

Reações entre íons em soluções

Veja como você pode prever se ocorrerá alguma reação com formação de precipitado quando se misturam soluções de íons.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Solubilidade dos materiais

Experimento que pode ser feito em sala de aula para demonstrar como alguns materiais se comportam (sua solubilidade) quando colocados em água e em...

Estratégias de ensino-aprendizagem

Solubilidade relacionada ao solvente

O que faz uma substância ser solúvel?

Estratégias de ensino-aprendizagem

Água dissolve tudo?

Por que algumas substâncias são solúveis e outras não.