Professor(a) de Química, apresentamos para você uma sugestão de abordagem de solubilidade de bases em sala de aula.
Para realizá-la, você deve realizar os passos listados a seguir. Vale ressaltar que você pode modificar essa proposta na hora da execução de acordo com os seus objetivos, criatividade e necessidades.
1º Passo: Introdução
É interessante iniciar o trabalho abordando as diferentes classificações em relação à solubilidade das bases:
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Base solúvel: é aquela que apresenta na sua constituição um elemento químico pertencente à família IA (metal alcalino) ou o cátion amônio (NH4);
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Base pouco solúvel: é aquela que apresenta na sua constituição um elemento químico pertencente à família IIA (metal alcalinoterroso);
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Base praticamente insolúvel: é aquela que não apresenta na sua constituição elementos das famílias IA e IIA nem o cátion amônio.
2º Passo: Materiais necessários
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Jalecos
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Funis de vidro ou plástico
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Papéis de filtro
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Luvas descartáveis
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Béqueres
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Baquetas
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Colheres de chá
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Balança
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Hidróxido de sódio (encontrado em loja de reagentes químicos)
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Hidróxido de cálcio (encontrado em loja de reagentes químicos)
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Hidróxido de alumínio (encontrado em loja de reagentes químicos)
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Água
3º Passo: Procedimentos
a) Preparo das soluções
OBS.: O procedimento abaixo deve ser realizado com cada uma das bases.
b) Decantação
Logo após o preparo das três soluções, pedir para que cada grupo deixe os três béqueres sobre a bancada e aguarde cerca de 8 minutos para que ocorra ou não a decantação.
c) Observação das soluções
Os alunos deverão observar as soluções após a decantação e verificar em qual delas há presença de corpo de fundo.
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d) Filtragem das soluções
OBS.: Fazer o procedimento com cada solução que apresentar corpo de fundo
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Posicionar um papel de filtro no interior do funil;
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Segurar o funil sobre um béquer vazio;
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Filtrar a mistura que possui a base.
e) Pesagem do corpo de fundo
Pesar a base que formou o corpo de fundo em cada uma das soluções.
4º Passo: Sugestão de avaliação
Pedir aos alunos para construir um relatório (durante a atividade) com todos os detalhes dos procedimentos, dando ênfase:
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nas observações ao longo do experimento;
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nas sensações percebidas, como alteração de temperatura;
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nos valores das massas de corpo de fundo;
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na comparação entre a massa que foi adicionada e a massa de corpo de fundo formada;
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na classificação de cada base em solúvel, parcialmente solúvel ou praticamente insolúvel de acordo com o experimento.
5º Passo: Discussão
Ao fim da atividade prática, é interessante que o professor (a) forneça aos alunos a solubilidade de cada uma das bases em água:
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Hidróxido de sódio (NaOH) = 109 g a cada 100 mL de água;
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Hidróxido de cálcio [Ca(OH)2] = 0,173 g a cada 100 mL de água;
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Hidróxido de alumínio [Al(OH)3] = 0, 00015 g a cada 100 mL de água.
Isso permitirá uma discussão e correlação com o resultado encontrado por cada grupo, já que se espera que as soluções de hidróxido de cálcio e de hidróxido de alumínio formem corpo de fundo e que a quantidade de corpo de fundo da segunda seja muito maior do que da primeira.
Por Me. Diogo Lopes Dias