Whatsapp

Conhecendo os animais

Estratégias de ensino-aprendizagem

O nosso país possui uma fauna muito diversificada com espécies de animais endêmicas, ou seja, que só podem ser encontradas em um determinado local.
Ensinando as crianças sobre a importância dos animais e da natureza eles aprenderão como preservá-los
Ensinando as crianças sobre a importância dos animais e da natureza eles aprenderão como preservá-los
PUBLICIDADE

Possuímos em nosso país uma fauna riquíssima, com milhares de espécies de animais invertebrados e vertebrados que se encontram distribuídos por todo o território brasileiro. Com mais de 100 mil espécies de invertebrados e cerca de 8.200 espécies de vertebrados, incluindo peixes, anfíbios, aves e mamíferos, o Brasil é o responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo. Diante disso, torna-se extremamente importante que as nossas crianças saibam da importância desse patrimônio e conheçam as características e hábitos dos animais para que possam preservá-los.

A seguir proporemos uma dinâmica bem fácil e gostosa que pode ser feita com as crianças em sala de aula, e a partir dela as crianças poderão conhecer mais sobre as características de diversos animais da fauna brasileira.

Professor, para essa dinâmica providencie fichas com a imagem ou o nome do animal.

Distribua essas fichas, uma para cada aluno, e peça que eles guardem segredo sobre a identidade do “seu” animal. Em seguida cada aluno deverá representar o “seu” animal para toda a turma somente através de gestos, sons etc. É importante que o professor deixe claro que a turma só poderá descobrir quais são os animais dos colegas através de mímica. Antes de cada representação, peça ao aluno que entregue a ficha ao professor, de modo que ele ajude o restante da turma com algumas dicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Depois que os alunos descobrirem qual é o animal que estava sendo representado, o professor poderá falar sobre as características desse animal, como região em que é encontrado, hábitos alimentares, se está em extinção ou não (se estiver em extinção qual o motivo: caça, problemas ambientais); importância desse animal para o meio ambiente, prejuízos que a falta desse animal trará para a natureza etc.

Os animais escolhidos pelo professor devem ser, de preferência, animais da fauna brasileira, pois assim os alunos estarão conhecendo os animais que fazem parte do nosso território, o que os incentivará na sua preservação. Os animais que podem ser utilizados são: tartaruga, onça, macaco, rã, lobo guará, arara, borboleta, coruja, morcego, caranguejo, bicho-preguiça, pica-pau, gavião, entre tantos outros.

Artigos Relacionados
O porquê da necessidade de se banir esta linha de raciocínio.
Montando um insetário em sala de aula.
Clique aqui e conheça uma atividade que pode ser trabalhada no momento do estudo sobre os animais e suas características.
Formas de otimizar as visitas ao zoológico.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola