Whatsapp

Descobrindo os animais

Estratégias de ensino-aprendizagem

Os animais podem ser classificados em invertebrados e vertebrados, e podem ser encontrados em diversos tipos de ambiente.
Conhecendo melhor, as crianças aprendem a respeitar os animais
Conhecendo melhor, as crianças aprendem a respeitar os animais
PUBLICIDADE

Na natureza são conhecidas aproximadamente 1 milhão de espécies animais. Todos os organismos classificados nesse reino possuem características como alimentação heterotrófica, reprodução sexuada, células eucariotas, sistema nervoso, entre tantas outras. Os animais classificados nesse reino podem ser encontrados na terra, na água e no ar, sendo eles divididos em animais invertebrados, que não apresentam coluna vertebral, e animais vertebrados, que apresentam coluna vertebral.

O Reino Animal desperta grande interesse nas crianças, e por ser um mundo cheio de descobertas interessantes, o professor pode aproveitar essa curiosidade dos pequenos e propor atividades de aprendizado sobre vários animais e o seu habitat.

O professor pode trabalhar com seus alunos os animais aquáticos e os animais terrestres em separado, para que as crianças não os confundam. Proponha aos alunos que tragam de suas casas imagens de diversos animais, e se a criança já souber ler, peça a ela que traga, juntamente com as imagens, características e curiosidades pertinentes àquele animal.

Em sala de aula, peça aos alunos que coloquem as imagens e informações do animal que foram trazidas de casa em cima da carteira, e em seguida vá passando de carteira em carteira apresentando aquele animal aos outros alunos. É importante que o professor saiba outras informações sobre o animal, como:

- O que esse animal come?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Esse animal serve de alimento para outros animais?

- Esse animal é monogâmico?

- Quais os meses de reprodução desse animal?

- Em que lugar do mundo podemos encontrar esse animal?

- Nessa espécie de animal o macho se diferencia da fêmea?

- Esse animal pode ser domesticado?

- Que tipo de som esse animal faz?

- Como esse animal se locomove?

- Como esse animal respira?

- Esse animal tem alguma característica que o diferencia dos demais?

- Qual a importância desse animal para o meio ambiente?

- Se esse animal for extinto, o que pode acontecer?

- Se a casa desse animal for destruída ele sobreviverá, como?

Depois que o professor fizer a apresentação de todos os animais, peça aos alunos que façam um painel, a fim de exibirem para todos as imagens dos animais com suas respectivas características. Através dessa atividade as crianças, além de despertarem para o número de espécies animais que habitam o planeta Terra, aprenderão mais sobre eles e se conscientizarão para a importância de se preservar o meio ambiente e os recursos naturais.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Artigos Relacionados
Explicando o sistema excretor dos animais invertebrados.
O porquê da necessidade de se banir esta linha de raciocínio.
Montando um insetário em sala de aula.
Veja como trabalhar as características e os hábitos de diversos animais da fauna brasileira com seus alunos dentro de sala de aula.
Proposta de potencializar o aprendizado em Zoologia dos Invertebrados.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola