Extração do ferro do cereal matinal em sala de aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

Ao ensinar sais minerais, o professor pode realizar experiências em sala de aula, tais como a extração do ferro do cereal matinal, para estimular o aprendizado.
PUBLICIDADE

Sabemos que o ferro é um sal mineral extremamente importante para a nossa saúde. É esse mineral que forma a hemoglobina, uma substância encontrada nas hemácias que promove o transporte de oxigênio. A falta desse mineral afeta essa função e pode provocar anemia, além de diminuir consideravelmente a imunidade de uma pessoa.

Em face da sua importância, é fundamental que o ferro esteja na nossa dieta. Ele pode ser obtido em alimentos como feijão, fígado, rins, beterraba, folhas escuras e lentilha. Além disso, pode ser encontrado em produtos industrializados, como é o caso do cereal matinal que é enriquecido com esse mineral. Mas será que realmente o cereal matinal contém ferro?

Para realizar a extração do ferro do cereal matinal, você precisará de:

Um saquinho pequeno de cereal matinal;

¾ de água;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saco plástico com fecho hermético;

Um imã potente. Atenção: Imãs de geladeira não serão eficientes para realizar a experiência.

Primeiramente você deverá colocar o cereal dentro do saco plástico e adicionar água. Essa mistura deverá ficar em repouso por aproximadamente uma hora para que o cereal se torne mole.

Passado esse tempo, você deverá colocar o imã sobre uma mão e colocar o saquinho sobre o imã. Feito isso, com o auxílio da outra mão, é importante sacudir o saquinho, realizando movimentos giratórios. Após alguns segundos, será possível observar o ferro (pequenos pontinhos pretos) próximo ao imã.

Essa experiência é bastante simples e poderá ser aplicada nas aulas de Biologia para demonstrar a presença desse importante mineral nos nossos alimentos.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Você sabia que no cereal matinal há ferro?
Você sabia que no cereal matinal há ferro?