Whatsapp

O filme “O óleo de Lorenzo” no ensino de Genética

Estratégias de ensino-aprendizagem

Nesta sugestão de aula, recomendamos o filme “O óleo de Lorenzo” para o ensino de Genética como uma forma de ilustrar as doenças genéticas e seu triste prognóstico.
O filme Óleo de Lorenzo é baseado em uma história real
O filme Óleo de Lorenzo é baseado em uma história real
PUBLICIDADE

As doenças, de uma maneira geral, despertam a curiosidade dos alunos, seja pelo fato de conhecer algum portador, seja por temer ser acometido por determinada enfermidade. No que diz respeito à Genética, a curiosidade está ligada principalmente à probabilidade de transmissão e às formas de tratamento, que geralmente são poucas.

Uma doença bastante complexa e que pode ser abordada nas aulas de Biologia é a adrenoleucodistrofia, um problema genético raro ligado ao cromossomo X. Essa doença causa a deterioração da bainha de mielina dos neurônios, o que afeta diretamente a transmissão do impulso nervoso.

A adrenoleucodistrofia provoca alterações nas funções cognitivas, ocasionando em muitos o retardo mental, além de também afetar diretamente as capacidades motoras e sensoriais. Estima-se que, após o início dos sintomas, o acometido venha a óbito após, em média, três anos.

Essa doença genética grave e rara pode ser abordada nas aulas através de um filme de 1992 baseado em uma história real. O filme, chamado “O óleo de Lorenzo”, mostra a emocionante história de uma família que descobriu que seu filho Lorenzo, de apenas seis anos de idade, apresentava a doença e restavam-lhe apenas alguns anos de vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os pais não aceitaram o diagnóstico e iniciaram estudos para encontrar alguma forma de fazer com que o filho ficasse mais algum tempo ao lado deles. Eles criaram o conhecido Óleo de Lorenzo, um produto que atualmente é usado para retardar os sintomas da doença em todo o mundo.

O filme é uma inspiração para todas as pessoas, pois mostra que não devemos desistir diante das dificuldades. Além disso, retrata alguns importantes pontos a serem tratados com os alunos, tais como a importância do constante investimento em pesquisas, da busca constante por conhecimento, independente da formação, e a dificuldade na autorização do uso de medicamentos.

Ficha técnica do filme:

Ano: 1992

Gênero: Drama

Duração: 129 minutos.

Direção: George Miller

Roteiristas: George Miller e Nick Enright

Produção: Universal Pictures

Curiosidades:

- Lorenzo viveu até os 30 anos, desafiando as expectativas dos médicos.

- Os pais de Lorenzo criaram um projeto chamado The Myelin Project para realizar pesquisas sobre a adrenoleucodistrofia.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Como trabalhar temas atuais de genética em sala de aula
Já pensou em usar o filme “ Eu sou a lenda” nas aulas de Biologia? Clique aqui e descubra que pontos dessa matéria podem ser abordados utilizando esse famoso filme de ficção. Neste texto, apresentaremos uma sinopse do filme, os temas que podem ser abordados em sala e uma questão de vestibular sobre a longa-metragem.
Aprender genética de forma criativa e contextualizada!
Descubra por que o Bingo das Ervilhas como forma de ensinar Genética pode trazer grandes avanços no ensino dessa disciplina.
O uso do quadro de Punnett em exercícios de Genética pode facilitar muito o aprendizado. Aprenda a aplicar esse quadro de maneira diferente em sala de aula!
Expressando graficamente as informações genéticas.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola