Introdução:
O gás metano (CH4) é incolor e inodoro em condições ambientes. Sua fórmula está representada a seguir:
Esse é o alcano mais importante, pois ele é um dos principais constituintes do chamado gás natural, que é uma fonte de energia limpa encontrada nas rochas do subsolo, podendo ou não estar associado ao petróleo. O metano também é o principal constituinte do biogás, perfazendo cerca de 50% de sua constituição.
Pode-se obter o metano por meio de várias fontes e, além disso, dependendo da sua origem, ele pode receber alguns nomes diferentes. Veja isso abaixo:
Portanto, esse gás constitui uma rica fonte combustível, sendo de extrema importância que o professor aborde esse tema em sala de aula. Para que uma aula sobre o gás metano se torne mais interessante e prática, preparamos uma atividade experimental que pode ser realizada em um laboratório de ciências com o devido acompanhamento do professor, visto que o gás metano é altamente explosivo e será usado fogo neste experimento.
Materiais e Reagentes:
Procedimento experimental:
Conclusão:
Deverá ocorrer uma reação denominada reação de Dumas, mostrada a seguir:
CH3COONa + NaOH → Na2CO3 + CH4
Observe que há a liberação do gás metano. Isso pode ser verificado quando se aproxima o palito de fósforo aceso, sendo que a chama fica azulada.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química