Whatsapp

Produção de vinho

Estratégias de ensino-aprendizagem

O vinho pode ser produzido colocando-se suco de uva natural em um garrafão com fermento biológico e tampando-se com uma rolha e uma mangueira com água.
A qualidade do vinho depende do tipo de uva utilizado em sua produção
A qualidade do vinho depende do tipo de uva utilizado em sua produção
PUBLICIDADE

O vinho é uma bebida alcoólica (que contém etanol), não destilada e que é obtida por meio da fermentação do suco de uva em tóneis.

Os açúcares glicose e frutose presentes no suco de uva são transformados em etanol durante o seu processo de fermentação:

Estruturas de glicose e frutose

C6H12O6 → 2 C2H5OH + 2 CO2
   
GLICOSE                      ETANOL
OU FRUTOSE

Essa fermentação pode ser acelerada se usarmos um fermento biológico.

Existem vários fatores que influenciam na qualidade do vinho, como o solo em que as uvas foram plantadas, o tipo de uva e as condições climáticas. Além disso, no momento da preparação e no armazenamento do vinho pode ocorrer a oxidação do etanol, que é um álcool primário. Isso tornaria o etanol impróprio para o consumo.

Por quê? Qual produto seria formado no lugar do etanol? Por que ocorre essa oxidação? Como impedi-la?

Essas perguntas podem ser respondidas ao analisarmos o experimento abaixo, que consiste em uma forma simples e prática de se obter vinho em casa. O professor pode realizar essa atividade com os alunos a fim de ajudá-los a entender melhor como ocorre a oxidação de álcoois, conteúdo estudado em Química Orgânica.

Materiais e Reagentes:

  • 1 kg de uvas
  • 1 liquidificador
  • 1 garrafão de vidro de 5L;
  • 0,5 g de fermento biológico (de fazer pão);
  • 1 coador;
  • 50 cm de mangueira transparente;
  • 1 elástico;
  • Água;
  • 1 rolha.

Procedimento experimental:

1. Faça um suco de uva colocando as uvas para bater no liquidificador;

2. Transfira o suco com o bagaço para o garrafão de vidro;

3. Adicione o fermento biológico ao suco;

4. Faça um furo na rolha e passe a mangueira;

5. Tampe a boca do garrafão com a rolha;

6. Coloque um pouco de água dentro da mangueira, sem deixar cair no suco, e dobre com o elástico, conforme mostrado abaixo:

Produzindo vinho em sala de aula

7. Depois de cerca de 10 dias, pegue a solução dentro do garrafão e filtre. Esse filtrado é o vinho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultados e Discussão:

Como mostrado na introdução, os açúcares presentes no suco de uva sofreram fermentação e se transformaram em etanol, originando o vinho.

O professor pode perguntar para os alunos o que aconteceria se ele deixasse o garrafão aberto, sem a rolha, ou se deixasse uma parte do vinho obtido num copo exposto ao ar por alguns dias.

Nesses casos, haveria a oxidação do etanol pelos micro-organismos existentes no vinho, visto que ele não é uma bebida destilada, e também pela ação do oxigênio presente no ar. Toda reação de oxidação de um álcool primário forma um aldeído. O aldeído, por sua vez, sofre oxidação e forma um ácido carboxílico. Assim, no caso do etanol presente no vinho, sua oxidação originaria o etanal e, posteriormente, o ácido etanoico (ácido acético), que é o vinagre:

                                                  O                            O
                                                  ║                            ║
H3C ─ CH2─ OH → H3C ─ C ─ H  → H3C ─ C ─ OH
         ETANOL               ETANAL         ÁCIDO ETANOICO

Para impedir que isso ocorra ou pelo menos para retardar esse processo de oxidação dos vinhos, vários cuidados são tomados, por exemplo, eles são mantidos em lugares escuros e com a temperatura em torno de 16ºC. Isso porque a temperatura alta e a luz aceleram a reação de oxidação.

Outra medida é manter as garrafas de vinho deitadas para que o vinho umedeça a rolha e impeça que o oxigênio do ar entre.

Ao ser servido, o vinho deve escorrer lentamente, para não haver formação de bolhas e aumentar a sua oxigenação.


Por Jennifer Fogaça
Graduda em Química

Artigos Relacionados
Torne sua aula mais prazerosa e atrativa utilizando a atividade prática sobre a oxidação de compostos orgânicos que propomos! Clique!
Professor, veja aqui uma aula experimental sobre a função do sal na química do pão que você poderá realizar em sala de aula.
Experimento que demonstra o processo de titulação do vinagre.
Professor, use este experimento de química para demonstrar para seus alunos como ocorre uma reação de oxidação de um álcool primário e a transformação de vinho em vinagre.
Aula experimental sobre a metodologia dos bafômetros.
Aprenda a produzir o etanol ou álcool etílico com uma experiência de química bem simples, que pode ser realizada em sala de aula.
Aprenda um experimento bem simples e barato por meio do qual pode ser feita a produção de álcool em sala de aula a partir da fermentação de açúcares.
Professor, veja aqui como você pode abordar em sala de aula o tema “Química do pão” e quais experimentos você pode realizar com seus alunos.
Essa alteração é feita a partir de uma reação de oxidação.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola