Topo
pesquisar

Proposta de aula de Redação: Quebra-cabeça dos textos

Estratégias de Ensino

A proposta de aula de redação Quebra-cabeça dos textos vai ajudar a turma a entender melhor os conceitos de coerência e coesão textual.
PUBLICIDADE

Que tal fazer uma “pegadinha” com seus alunos? A nossa proposta de aula de redação vai ensinar coerência e coesão textual de um jeito diferente. A intenção é fazer com que os alunos entendam na prática esses conceitos que tanto colaboram na escrita textual, mas que para a maioria deles soam tão abstratos.

Você, professor, deverá dividir os alunos em duplas, pois como diz o velho ditado, “duas cabeças pensam melhor do que uma”, além disso, você estimula o trabalho em equipe, que também é muito importante. Observe o passo a passo para a sugestão de aula sobre coerência e coesão textual:

Proposta de aula de Redação: Quebra-cabeça dos textos

Divida a turma em duplas;

Selecione três textos diferentes para cada dupla (que sejam curtos, de preferência);

Recorte os textos e misture-os, entregue os “quebra-cabeças” dentro de um envelope;

Oriente os alunos a observarem atentamente cada parágrafo antes de montar o texto.

Feito isso, deixe os alunos à vontade para que eles façam suas suposições sobre como montar corretamente os textos. Enquanto a atividade acontece, fique atento às hipóteses criadas pela turma, pois elas serão importantes no momento da correção oral. Ao final do jogo, entregue os originais de cada texto para que os alunos façam a autocorreção dos possíveis erros.

Na lousa, anote todas as dúvidas e hipóteses levantadas. É importante que os alunos já tenham conhecimento prévio sobre o assunto, pois a sugestão de aula Quebra-cabeça dos textos ajudará na fixação do conteúdo, colaborando também para que os alunos entendam na prática como acontecem os mecanismos de coerência e coesão textual. Você também pode sugerir para a turma que façam adaptações nos textos, elaborando novos finais para cada história. Mas isso é um assunto para outra aula... Boa atividade!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola