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Recortando textos: sugestão de aula de língua portuguesa

Estratégias de ensino-aprendizagem

Com uma divertida sugestão de aula de língua portuguesa, os alunos poderão entender melhor os mecanismos de coerência e coesão necessários para a construção textual.
O recorte de textos é uma sugestão de aula de língua portuguesa cujo objetivo é mostrar aos alunos a importância da coerência e da coesão textual
O recorte de textos é uma sugestão de aula de língua portuguesa cujo objetivo é mostrar aos alunos a importância da coerência e da coesão textual
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Professor, trabalhar com atividades diversificadas é um instrumento muito importante para o ensino da língua portuguesa, mesmo porque é preciso, ainda que eventualmente, sair da mesmice das aulas programadas no quadro negro e no livro didático. Para ajudar na implantação de atividades lúdicas e extremamente enriquecedoras para o aprendizado de seus alunos, elaboramos uma sugestão de aula de língua portuguesa que fará toda a diferença na abordagem das técnicas de redação.

Escrever uma redação pode ser uma grande dor de cabeça para a maioria dos alunos. Mas quando o professor compreende a origem de alguns tabus que atingem o processo de escrita, fica mais fácil ensinar e, consequentemente, aprender. Boa parte dos alunos não compreende a importância da coerência e da coesão na construção de um texto. Dessa forma, escrever um parágrafo que faça sentido transforma-se em uma missão quase impossível. Para ajudar a turma a entender os mecanismos textuais, entre eles o uso correto dos elementos conectivos e das ferramentas que garantem inteligibilidade ao texto, propomos uma aula sobre recorte de textos.

A ideia é simples, a execução também. Se você gosta de alunos enfileirados e silenciosos, não aplique a proposta, pois a intenção é fazê-los interagir com o conteúdo e com os colegas. Atenção às etapas do processo que, preferencialmente, deverá ser desenvolvido em pelo menos duas aulas:

Tema: Recortando textos

Etapas da aula:

1. Para facilitar a execução da proposta de aula de redação, divida os alunos em trios, pois assim eles poderão trocar ideias com os demais colegas;

2. Distribua recortes de textos de revistas ou jornais (trabalho que deverá ser feito previamente por você para que o tempo seja aproveitado ao máximo) para os alunos;

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3. Peça para cada trio analisar os recortes que recebeu. Os alunos deverão estabelecer possíveis conexões entre os textos e deles extrair um tema;

4. É hora de escrever. Peça que os trios construam uma redação a partir de frases extraídas da coletânea de textos. Esse exercício deverá ser feito no caderno;

5. Ressalte a importância da correção ortográfica. Posteriormente, cada texto deverá sofrer uma revisão mais minuciosa, contemplando assim seus aspectos estruturais;

6. Prepare-se para ouvir construções engraçadas e absurdas: Peça que os trios façam a leitura dos textos em voz alta para a turma, que será responsável por julgar se o texto é coerente ou não.

A ideia principal da atividade é fazê-los perceber que, se não faz sentido, não é coerente. Se não estabelece relações sintáticas com outros elementos da redação ou se não faz uso adequado de conectivos, não é coeso. Depois que os alunos perceberem os problemas relacionados à estruturação do texto, sejam eles relativos à coerência ou à coesão, sugira algumas alterações e solicite que a turma corrija os textos produzidos.

As atividades diversificadas no ensino de língua portuguesa são muito importantes para que os alunos participem do processo dialógico no qual toda relação ensino/aprendizado deve estar fundamentada. Contudo, é preciso avaliar com antecedência sua aplicabilidade e pertinência ao conteúdo, pois jogos e brincadeiras não devem ser feitos sem antes ponderarmos sobre sua eficácia e seus resultados efetivos. Lembre-se: as atividades lúdicas devem ser contextualizadas e, assim como o ensino tradicional, requerem reflexão e método.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

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