Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Sugestão de aula: sólidos geométricos de papel

Nesta sugestão de aula, propomos a construção de sólidos geométricos de papel com o intuito de facilitar o ensino de Geometria Espacial.
Sólidos que podem ser construídos em papel na sugestão de atividade que propomos
Sólidos que podem ser construídos em papel na sugestão de atividade que propomos
Crédito: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Nossa sugestão de atividade direciona-se a alunos de qualquer nível de escolaridade que estejam no início do aprendizado das formas geométricas tridimensionais. São necessárias de duas a três aulas com 50 minutos cada para o desenvolvimento de toda a proposta. Os materiais necessários são: papel para anotações, cartolina, régua, transferidor e/ou esquadro.

Primeira aula

Na primeira aula, o professor levará planificações de sólidos geométricos impressas e distribuirá entre os alunos. Cada um deles deverá reproduzir a planificação na cartolina, de preferência ampliando a figura. Nessa etapa, professor e alunos deverão tomar o cuidado de deixar as abas necessárias para colar os sólidos quando chegar a hora de sua construção.

Com os desenhos e recortes feitos, antes de montar os sólidos geométricos, o professor pode aproveitar para iniciar discussões a respeito das dimensões do espaço e usar como exemplo as planificações feitas. Sugerimos que o professor questione como seria uma figura na qual se possa medir, além de comprimento e largura, a profundidade.

Segunda aula

A segunda aula deve ser reservada para que os alunos montem e colem seus sólidos geométricos. Quando terminarem, levante as seguintes discussões:

  • Quais são as características mais marcantes do sólido geométrico que foi montado?

  • Quais são as semelhanças entre os sólidos que foram construídos nessa aula? Para que essa discussão faça sentido, o professor deve ter proposto a construção de sólidos diferentes. Não é necessário que cada aluno construa um, mas é bom que tenham pelo menos dois corpos redondos, dois prismas e duas pirâmides na sala de aula.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Quais são as principais diferenças entre os sólidos construídos?

  • Que figuras geométricas foram utilizadas na planificação?

  • As faces laterais do prisma são todas congruentes? E da pirâmide? Para essa discussão, não é necessário definir essas figuras, uma vez que isso será feito na terceira aula.

Terceira aula

A terceira aula é o tempo reservado para a definição formal das formas geométricas construídas. Sugerimos ao professor que defina primeiro os poliedros, seguindo para prismas e pirâmides e suas classificações e, por fim, para as definições dos corpos redondos mais importantes.

Nesse momento, o professor pode levar os alunos a destacarem os elementos dos sólidos geométricos nos sólidos que foram construídos por eles.

Avaliação

Sugerimos que a avaliação dessa atividade aconteça a partir dos seguintes parâmetros:

  • Participação e comportamento;

  • Engajamento na construção do sólido e discussões a respeito do assunto;

  • Anotações feitas no processo;

  • Beleza do sólido entregue;

  • Avaliação oral dos conceitos discutidos.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática