Topo
pesquisar

É possível realizar aula prática sem laboratório?

Estratégias de ensino-aprendizagem

Muitos professores podem se perguntar se é possível realizar uma aula prática sem laboratório. A resposta é sim, basta apenas usar a criatividade.
As aulas em laboratório podem ser muito proveitosas, mas também podemos realizar aulas práticas sem essa estrutura
As aulas em laboratório podem ser muito proveitosas, mas também podemos realizar aulas práticas sem essa estrutura
PUBLICIDADE

Muitos professores podem acreditar que a falta de um laboratório apropriado impossibilita a realização de aulas práticas de Ciências e Biologia. Entretanto, essa não é uma verdade, uma vez que diversas atividades podem ser desenvolvidas sem a necessidade de equipamentos como microscópios.


O aproveitamento da aula será o mesmo?

Quando fazemos uma aula prática sempre nos preocupamos em torná-la mais atrativa e, consequentemente, aumentar o interesse do aluno pelo conteúdo ministrado. O que determinará esse resultado, no entanto, não é a tecnologia utilizada, e sim como a aula foi planejada.

Imagine, por exemplo, uma escola com laboratório completo com vários microscópios. Na aula sobre célula, o professor leva lâminas prontas e pede para os alunos analisarem o material e, posteriormente, retorna à sala de aula. Em outra escola sem laboratório, um professor estimula seus alunos a construírem uma maquete de células, utilizando massinha de modelar, e explica cuidadosamente cada estrutura que está sendo confeccionada.

Nesse caso, é obvio que o melhor rendimento será daqueles que construíram o modelo e não apenas visualizaram algo pronto. Isso não significa, porém, que o laboratório seja ruim, e sim que é possível ter aulas boas sem laboratório. Realizar uma aula no laboratório sem um planejamento adequado torna-se, muitas vezes, ineficaz.

Para ter práticas proveitosas, é necessário preparar e aplicar a metodologia corretamente, e isso é válido tanto para professores que contam com laboratório como para aqueles que não possuem esse recurso. Sem planejamento e objetivos bem delimitados, qualquer aula prática pode tornar-se improdutiva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que eu posso fazer fora do laboratório?

Mesmo sem laboratório, é possível, por exemplo, criar maquetes e analisar alguns materiais, tais como folhas, flores e frutos em aulas de Botânica. Nas aulas de anatomia comparada, o mesmo processo pode ser feito para analisar órgãos de animais, como fígado, rim, pulmão e coração de suínos ou de bovinos. Veja a seguir algumas ideias interessantes para aplicar em sala de aula sem o uso de laboratórios:

Esses são apenas alguns exemplos (conheça mais formas de trabalhar Ciências e Biologia clicando aqui), e é claro que o professor pode criar diferentes aulas que se adequem à sua realidade. O importante é ter em mente que mesmo em locais com menos recursos é possível ministrar aulas diferentes, divertidas e extremamente proveitosas.

Use a criatividade e boa aula!


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Utilizar estruturas como conchas na aula facilita a identificação do grupo de moluscos estudado pelos alunos.
Estratégias de ensino-aprendizagem Aprenda a usar moluscos nas aulas de Zoologia
Estruturas básicas de um rim
Estratégias de ensino-aprendizagem Aula prática: Observação de um rim
Uma alimentação rica em amido e glicose garante muita energia para as atividades do nosso dia a dia.
Estratégias de ensino-aprendizagem Amido e glicose
Há materiais que levam mais de 200 anos para se decompor
Estratégias de ensino-aprendizagem Acompanhando a decomposição de materiais
O DNA é uma molécula encontrada em todas as células vivas
Estratégias de ensino-aprendizagem Atividade prática para extração do DNA
A aula sobre peixes pode fugir do velho quadro e giz
Estratégias de ensino-aprendizagem Estudando a anatomia dos peixes
O cálcio garante resistência ao osso
Estratégias de ensino-aprendizagem Aula prática: A importância do cálcio para os ossos
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola