Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

É possível realizar aula prática sem laboratório?

Muitos professores podem se perguntar se é possível realizar uma aula prática sem laboratório. A resposta é sim, basta apenas usar a criatividade.
As aulas em laboratório podem ser muito proveitosas, mas também podemos realizar aulas práticas sem essa estrutura
As aulas em laboratório podem ser muito proveitosas, mas também podemos realizar aulas práticas sem essa estrutura
Crédito: shuttershok
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Muitos professores podem acreditar que a falta de um laboratório apropriado impossibilita a realização de aulas práticas de Ciências e Biologia. Entretanto, essa não é uma verdade, uma vez que diversas atividades podem ser desenvolvidas sem a necessidade de equipamentos como microscópios.


O aproveitamento da aula será o mesmo?

Quando fazemos uma aula prática sempre nos preocupamos em torná-la mais atrativa e, consequentemente, aumentar o interesse do aluno pelo conteúdo ministrado. O que determinará esse resultado, no entanto, não é a tecnologia utilizada, e sim como a aula foi planejada.

Imagine, por exemplo, uma escola com laboratório completo com vários microscópios. Na aula sobre célula, o professor leva lâminas prontas e pede para os alunos analisarem o material e, posteriormente, retorna à sala de aula. Em outra escola sem laboratório, um professor estimula seus alunos a construírem uma maquete de células, utilizando massinha de modelar, e explica cuidadosamente cada estrutura que está sendo confeccionada.

Nesse caso, é obvio que o melhor rendimento será daqueles que construíram o modelo e não apenas visualizaram algo pronto. Isso não significa, porém, que o laboratório seja ruim, e sim que é possível ter aulas boas sem laboratório. Realizar uma aula no laboratório sem um planejamento adequado torna-se, muitas vezes, ineficaz.

Para ter práticas proveitosas, é necessário preparar e aplicar a metodologia corretamente, e isso é válido tanto para professores que contam com laboratório como para aqueles que não possuem esse recurso. Sem planejamento e objetivos bem delimitados, qualquer aula prática pode tornar-se improdutiva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que eu posso fazer fora do laboratório?

Mesmo sem laboratório, é possível, por exemplo, criar maquetes e analisar alguns materiais, tais como folhas, flores e frutos em aulas de Botânica. Nas aulas de anatomia comparada, o mesmo processo pode ser feito para analisar órgãos de animais, como fígado, rim, pulmão e coração de suínos ou de bovinos. Veja a seguir algumas ideias interessantes para aplicar em sala de aula sem o uso de laboratórios:

Esses são apenas alguns exemplos (conheça mais formas de trabalhar Ciências e Biologia clicando aqui), e é claro que o professor pode criar diferentes aulas que se adequem à sua realidade. O importante é ter em mente que mesmo em locais com menos recursos é possível ministrar aulas diferentes, divertidas e extremamente proveitosas.

Use a criatividade e boa aula!


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados


Estratégias de ensino-aprendizagem

Acompanhando a decomposição de materiais

Veja como trabalhar a decomposição dos materiais em sala de aula e promova a conscientização de seus alunos.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Amido e glicose

Clique aqui e saiba como preparar uma aula em que os alunos poderão identificar o amido e a glicose presentes nos alimentos.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Anatomia do coração

Aula prática de anatomia, tendo como material de estudo o coração de boi.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Aprenda a usar moluscos nas aulas de Zoologia

Enriqueça suas aulas de Zoologia a partir do uso de moluscos realizando o estudo dirigido com os seus alunos sobre as principais partes desse animal.

Estratégias de ensino-aprendizagem

As folhas das angiospermas

Aprendendo Botânica na prática.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Atividade prática para extração do DNA

Faça a atividade prática de extração de DNA com seus alunos e mostre para eles a importância dessa molécula para os seres vivos.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Aula prática: A importância do cálcio para os ossos

Com esta aula prática, o professor será capaz de mostrar a importância do cálcio para a rigidez do osso.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Aula prática: Observação de um rim

Descubra uma nova forma de ensinar o sistema urinário através da observação de um rim de porco.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Como montar um insetário

Montando um insetário em sala de aula.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Estudando a anatomia dos peixes

Clique aqui e conheça uma metodologia fácil e barata para o ensino da anatomia dos peixes.