Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Mensagem secreta

Uma mensagem secreta pode ser escrita com suco de limão. Para ler o que está escrito, basta passar o papel com um ferro de passar roupas.
Quer escrever uma mensagem confidencial? Aprenda como no experimento a seguir
Quer escrever uma mensagem confidencial? Aprenda como no experimento a seguir
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Neste artigo serão mostrados dois métodos de se produzir uma mensagem secreta, que somente quem conhecer o “truque”, ou melhor, a explicação química, conseguirá descobrir o que está escrito.

O professor pode realizar o primeiro experimento com os alunos como um método de identificação do ácido cítrico no limão e na laranja, e o segundo pode ser usado para fixar o conteúdo de indicadores ácido-base.

Materiais e reagentes:

1º Método:      2º Método:
- Limão ou laranja;  - Solução de fenolftaleína;
- Uma folha de papel;   - Uma folha de papel;
- Um copo;     - Um borrifador;
- Cotonete ou pincel fino;   - Cotonete ou pincel fino;

-Ferro de passar roupas (pode-se usar também uma vela ou um secador de cabelos).               

 - Solução de hidróxido de sódio (0,1mol/dm3 é suficiente) ou solução saturada de hidróxido de cálcio.
   
   

Procedimento experimental:

1º Método:

  1. Esprema o suco de limão (ou de laranja) em um copo;
     
  2. Mergulhe o pincel (ou o cotonete) e escreva alguma mensagem sobre o papel. O pincel dá um melhor resultado que o cotonete;
     
  3. Deixe secar. Ficará incolor e ninguém conseguirá ler a mensagem;
     
  4. Para descobrir o que está escrito, passe várias vezes a folha de papel com um ferro de passar roupas ligado. Atenção! Passe do lado contrário e coloque um pano velho debaixo da folha para não sujar. Essa parte também pode ser feita usando-se um secador de cabelos bem quente ou aproximando a folha de papel de uma vela acesa, mas tome cuidado para não aproximar muito o papel da chama;
     
  5. Observe o que acontece.


Passo a passo do experimento da mensagem secreta de limão

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2º Método:

A única diferença é que você irá mergulhar o pincel na solução incolor de fenolftaleína para escrever sobre o papel. Ela também ficará incolor, e para aparecer basta borrifar a solução de hidróxido de sódio sobre o papel.

Resultados e discussão:

1º Método:

No primeiro método, usamos o limão e a laranja, que possuem em sua constituição o ácido cítrico, cuja fórmula está representada abaixo e que, em solução aquosa, é incolor. Ao passar pelo calor, esse ácido sofre uma reação e transforma-se em uma substância de cor castanha. 


Fórmula do ácido cítrico

É por isso que se a nossa pele estiver suja de suco de limão e sairmos ao sol, ela pode ficar com manchas escuras.

O cloreto de cobalto também é uma substância que muda de cor do rosa para o azul por ação do calor e pode ser usado nesse tipo de experimento. Mas, nesse caso, o princípio básico do experimento baseia-se no deslocamento do equilíbrio químico. Veja como isso ocorre lendo o texto: Deslocamento do equilíbrio químico e mudança de cor 

2º Método:

No segundo método, a fenolftaleína, que é um indicador ácido-base, foi utilizada, ou seja, na presença de substâncias ácidas e básicas, ela muda de cor. Assim, quando se borrifou o hidróxido de sódio, que é uma base, ela mudou para uma coloração avermelhada e a mensagem secreta apareceu.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química