Whatsapp

Determinação da acidez de um suco de limão ou de laranja

Estratégias de ensino-aprendizagem

Por meio do uso de indicadores ácido-base naturais feitos de frutas (como amoras, jabuticabas e uvas) é possível realizar a determinação da acidez de sucos de laranja e de limão.
Esse experimento de titulação ácido-base pode ser realizado em sala de aula
Esse experimento de titulação ácido-base pode ser realizado em sala de aula
PUBLICIDADE

O experimento a seguir tem como principal objetivo determinar a acidez de diferentes amostras de sucos de limão e de laranja por meio de um indicador natural ácido-base. O professor pode realizar esse experimento em sala de aula para turmas que estejam estudando o conteúdo de “Titulação ácido-base”.

Materiais e reagentes:

  • 2 copos de vidro ou béqueres;
  • Água;
  • Amoras, jabuticabas, jambolão ou uvas;
  • Solução de hidróxido de sódio a 0,1 mol . L-1;
  • Um bastão de madeira ou um pistilo;
  • Copo do tipo usado para espremer limão ou almofariz;
  • Coador de café;
  • Recipiente de vidro de 1L;
  • Proveta de 50 mL;
  • Conta-gotas.

Amora, jabuticaba, jambolão e uva são frutas que podem ser usadas como indicadores ácido-base

Procedimento experimental:

O professor deve preparar antecipadamente a solução de hidróxido de sódio a 0,1 mol . L-1. Isso pode ser feito seguindo os seguintes passos a seguir:

  1. Pesar 4,0g de hidróxido de sódio (NaOH) em um béquer;
  2. Acrescentar água para dissolver o hidróxido;
  3. Esperar a mistura esfriar;
  4. Transferir a mistura para um balão volumétrico de 1L;
  5. Completar o volume de 1L com água, agitando para homogeneizar.

Com a solução pronta, o professor pode dar início ao experimento em sala de aula:

  1. Primeiro prepare a solução que será usada como indicador ácido-base, triturando, com o bastão de madeira ou o pistilo, aproximadamente 10g da fruta escolhida no copo (do tipo usado para espremer limão ou no almofariz);
  2. Acrescente água até cobrir o vegetal e continue triturando a mistura. Isso pode ser feito também em um liquidificador;
  3. Filtre a solução com o coador de café, colocando a solução de indicador-ácido-base obtida em um copo ou béquer;
  4. Colocar 10mL do suco de limão ou de laranja em um copo. Podem ser usados tubos de ensaio também, porém a quantidade da amostra deverá ser menor;
  5. Adicionar 15 gotas da solução de indicador;
  6. Anotar a cor obtida;
  7. Adicionar a solução de hidróxido de sódio com o conta-gotas bem devagar, anotando quantas gotas são necessárias para que a mistura adquira a coloração do ponto de viragem da titulação;
  8. Essa parte do experimento pode ser realizada também da mesma forma como é feita na titulação em laboratório de química: colocando o titulante na bureta, isto é, a solução de hidróxido de sódio e o titulado (a mistura do suco com o indicador) em um erlenmeyer.

Resultados e discussão:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para melhores resultados, o professor pode pedir para os alunos usarem amostras de diferentes sucos de laranja e limão. Depois podem comparar entre si os resultados obtidos e colocar os materiais que foram analisados em ordem crescente de acidez, como o exemplo mostrado a seguir, sendo que nessa ilustração temos a escala para diferentes pHs, obtida com o extrato de amora, jabuticaba, jambolão e uva, respectivamente:

Escala de cores para diferentes pHs, obtida com o extrato de amora, jabuticaba, jambolão e uvas


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Artigos Relacionados
Experimento que simula a chuva ácida produzida por dióxido de enxofre.
Veja aqui uma proposta de experimento que pode ser realizada em uma aula de Química como demonstração dos efeitos da chuva ácida.
Por meio desse experimento você poderá demonstrar para seus alunos como ocorre o fenômeno da chuva ácida.
Como preparar uma solução capaz de imitar mancha de sangue.
Clique aqui e conheça uma estratégia de ensino para explorar a titulação em sala de aula de uma forma diferente e marcante para seus alunos.
Determinando a acidez de soluções a partir do repolho.
Experimento que demonstra o processo de titulação do vinagre.
Como provar a constante de ionização presente em ácidos.
Faça seu próprio indicador!
Aprenda a produzir um indicador a partir da flor de Hibisco.
Indicador ácido base a partir de frutas.
Aprenda a fazer uma mensagem secreta que apenas quem souber a explicação química para esse processo poderá descobrir o que está escrito.
Aprenda a fazer seu próprio indicador ácido-base.
Nesse experimento é possível verificar como o ferro presente em uma esponja de aço interage com o ácido cítrico do refrigerante de limão e do próprio suco de limão.
Professor, realize essa simulação de titulação em sala de aula com seus alunos e torne sua aula mais interessante e prática.
Medindo a acidez e alcalinidade de substâncias.
Conheça uma estratégia simples para trabalhar a temática dos indicadores ácido-base em sala de aula e aumentar os conhecimentos químicos dos alunos.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola