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Observação de osmose em cebola

Estratégias de ensino-aprendizagem

A observação de osmose em uma cebola é uma importante estratégia para a visualização desse fenômeno. A técnica é simples e não necessita de reagentes de alto custo.
A cebola roxa pode ser utilizada nas aulas sobre osmose porque sua pigmentação natural facilita a visualização.
A cebola roxa pode ser utilizada nas aulas sobre osmose porque sua pigmentação natural facilita a visualização.
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  • A realização de aulas práticas é uma importante estratégia para o ensino de Biologia, uma vez que muitos fenômenos são difíceis de serem assimilados utilizando-se apenas a exposição oral do conteúdo. Um desses fenômenos é a osmose, que pode ser definida como um processo que ocorre quando duas soluções de concentrações distintas estão separadas por meio de uma membrana semipermeável e ocorre a movimentação da água do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.

A osmose ocorre no nosso dia a dia com frequência, como quando temperamos uma alface e ela lentamente perde água, tornando-se murcha. Entretanto, é importante que o aluno entenda que esse processo ocorre a nível celular.

→ Materiais

Para a aula prática sobre osmose, o professor precisará de:

  • Microscópio;
  • Lâminas e lamínulas;
  • Pinça;
  • Cebola roxa (pigmento natural facilita a visualização);
  • Sal ou açúcar.
     

→ Métodos

Para dar início à aula prática, pegue a cebola roxa e retire uma pequena porção da epiderme externa de uma de suas escamas. Coloque uma gota de água sobre a lâmina e coloque o pequeno fragmento sobre ela. Cubra esse pedaço de tecido com a lamínula e observe o material no microscópio. Nesse momento, é importante que os alunos anotem todas as características das células da cebola para que possam comparar com a próxima parte do experimento. Desenhar o que foi visualizado é uma boa estratégia.

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Após a visualização das células na água, deve-se colocar uma pequena porção de sal ou açúcar na região próxima à lamínula. Espere por alguns minutos e visualize novamente as células. Nesse ponto, peça aos alunos que respondam a perguntas como:

  • As células estão iguais às observadas anteriormente?
  • O que mudou na célula?
  • Por que aconteceram essas mudanças?
     

→ Resultados esperados

Espera-se que no final da aula os alunos percebam que na água as células permanecem túrgidas, mas após adicionar sal ou açúcar, as células tornam-se plasmolisadas. Isso acontece por causa da perda de água por osmose, que causa a retração do volume das células.

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