Whatsapp

Observatório Mundial do Desmatamento

Acessando a página “Global Forest Watch”, o professor poderá ter acesso a um importante meio didático para falar do desmatamento no Brasil e no mundo.
O desmatamento é um problema que vem atingindo, principalmente, a Amazônia
O desmatamento é um problema que vem atingindo, principalmente, a Amazônia
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Em fevereiro de 2014, o Google, acompanhado por várias instituições e ONGs ambientalistas, além de vários governos nacionais, lançou oficialmente uma plataforma digital que permite acompanhar a evolução do desmatamento no mundo. O objetivo principal dessa iniciativa é propiciar o acesso público a imagens de satélite em alta resolução para acompanhar os principais focos de destruição em massa de florestas em todo o planeta.

Além de possuir um importante efeito social, essa ação também possibilita ao professor uma perspectiva de inovação didática sobre o tema do desmatamento em sala de aula, onde é possível também associá-lo a questões como a expansão da fronteira agrícola no Brasil.

A sugestão é que o professor utilize um projetor de imagens e um computador com acesso à internet na sala de aula para demonstrar aos alunos a espacialidade do desmatamento. Outra possibilidade é utilizar o laboratório de informática, caso esteja disponível na escola.

Assim, acessando a página Global Forest Watch, encontramos um mapa-múndi elaborado a partir da Projeção de Mercator, onde há os principais focos de desflorestamento do mundo. É possível, ainda, navegar pelo mapa aumentando ou diminuindo o zoom (ou seja, a escala) para visualizar com riqueza maior de detalhes os diferentes locais.

Visão do mapa do desmatamento
Visão do mapa do desmatamento

Durante a aula, o professor poderá explorar ao máximo a navegação, mostrando como o Brasil, infelizmente, destaca-se no problema da destruição das florestas. É claro que isso só é possível para aqueles lugares onde há ainda uma grande quantidade de mata a ser devastada, pois, em outros locais, ela já foi destruída há muito tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observando as imagens, é interessante dar um foco maior para o Brasil. Assim, será possível notar que a questão da fronteira agrícola no país não se trata de um mito, pois, à medida que a agropecuária expande-se, diminui-se o espaço das florestas. Inicialmente, esse processo atingiu a Mata Atlântica no litoral do país e foi se expandindo para o interior do território, onde a vítima mais recente foi o Cerrado, que conta atualmente com menos de 20% de sua área original.

Mapa do desmatamento com foco no Brasil. Observe a mancha em direção à Amazônia
Mapa do desmatamento com foco no Brasil. Observe a mancha em direção à Amazônia

Na imagem acima, reproduzida do mapa da Global Forest Watch, podemos notar que há uma grande mancha de desmatamento na região Norte e em partes das regiões Centro-oeste e Nordeste. Ela representa a atual zona onde está instalada a fronteira agrícola, em que há muitas ocupações ilegais de terra, conflitos locais e, principalmente, a grilagem de domínios públicos e de áreas de preservação natural.

Assim, com essas observações, o professor poderá demonstrar para os seus alunos que a preservação do meio natural no país – e também no mundo – envolve ações públicas e institucionais para combater o crescimento do processo de desmatamento atualmente em curso. Ao todo, segundo o próprio levantamento do projeto, o planeta já perdeu cerca de 2,2 milhões de quilômetros quadrados de floresta entre os anos de 2002 e 2012.


Por Rodolfo Alves Pena
​Graduado em Geografia