Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Imagem e Ação na aula de Filosofia

Para fixar conceitos estudados em aula, propomos a atividade “Imagem e Ação”.
A atividade “Imagem e Ação” pode facilitar a aprendizagem dos conceitos filosóficos vistos em sala
A atividade “Imagem e Ação” pode facilitar a aprendizagem dos conceitos filosóficos vistos em sala
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os conteúdos que trabalhamos em Filosofia podem ser muito densos para os estudantes. Uma boa estratégia para fazer com que aprendam os conceitos filosóficos estudados em sala é propor uma atividade de “Imagem e Ação”. Para que tudo ocorra da melhor forma, ou seja, para que a atividade seja executada e alcance os objetivos esperados, o/a professor(a) pode pedir que os alunos estudem em casa um texto específico ou alguns termos importantes.

A atividade “Imagem e Ação” consiste na representação, sem palavras, apenas com movimentos e desenhos, de um conceito ou uma citação filosófica.

Em sala, o professor pode separar os estudantes em grupos. Por exemplo, em uma sala com 20 estudantes, pode haver quatro grupos com cinco componentes cada.

Dois grupos serão parceiros e dois grupos serão rivais. Por exemplo:

O Grupo A e o Grupo B são grupos parceiros entre si e rivais dos grupos C e D. O Grupo C e o Grupo D são parceiros entre si e rivais dos grupos A e B.

Dessa forma, o Grupo A deverá executar a mímica ou o desenho para que o Grupo B tente decifrar. Se o Grupo B acertar, os dois grupos pontuam. Se o Grupo B errar, os Grupos C e D tentam decifrar e, se acertarem, pontuam.

Uma atividade que exige a representação de conceitos filosóficos com mímica, sem sombra de dúvidas, será muito divertida e eficiente
Uma atividade que exige a representação de conceitos filosóficos com mímica, sem sombra de dúvidas, será muito divertida e eficiente

Os conceitos e/ou citações filosóficas serão escritos em papéis que, dobrados, serão sorteados pelos grupos a cada rodada. Essa atividade é de simples execução e não exige muitos recursos, apenas o quadro-negro, papéis e giz ou pincel. Pode ser aplicada a qualquer conteúdo de qualquer um dos anos letivos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O professor pode escrever, juntamente ao conceito, uma breve definição para ajudar os estudantes a pensarem em suas mímicas ou desenhos. Por exemplo, se o conceito for “Ética Hedonista”, a definição ao lado pode ser “ética baseada na busca do prazer”.

Cada grupo pode ter um minuto para execução da mímica ou do desenho. Menos que isso talvez não seja viável, pois a ideia é que os estudantes pensem no conceito e em uma forma de representá-lo.

Ao final da aula ou na aula seguinte, o professor pode fazer uma revisão dos conceitos estudados durante a brincadeira e aproveitar para tirar as dúvidas dos estudantes sobre algum tema.

Outra possibilidade de executar uma atividade parecida é substituir as mímicas e os desenhos por sinônimos ou ideias relacionadas. Essa brincadeira é conhecida como “Dica”. O professor pode organizar os grupos do mesmo modo que na atividade de Imagem e Ação. A diferença será apenas no desenvolvimento.

Por exemplo, se o conceito sorteado pelo grupo A for “Esclarecimento”, os componentes devem propor sinônimos que levem o Grupo B a descobrir qual é o conceito – “luz”, “Kant”, “claridade”, entre outras possibilidades. Em vez de conceitos, o professor também pode usar nomes de filósofos e filósofas. Por exemplo, se o grupo C sortear “Jean-Paul Sartre”, os estudantes podem falar “francês”, “existencialismo”, “ateu”, entre outras possibilidades.


Por Wigvan Pereira
Graduado em Filosofia

Artigos relacionados


Estratégias de ensino-aprendizagem

7 Filmes para debater a morte nas aulas de Filosofia

Veja a sugestão de sete filmes para debater a morte em suas aulas de filosofia.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Dez formas de usar o Instagram nas aulas de Filosofia

Clique e inspire-se nessas dez sugestões de como usar o Instagram nas aulas de Filosofia.

Estratégias de ensino-aprendizagem

O uso do Storify como recurso didático

Você já conhece a rede social Storify? Não?! Clique e descubra como utilizá-la como recurso didático em suas aulas de Filosofia.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Quatro formas de usar o Facebook na aula de Filosofia

Você quer usar uma estratégia de ensino afinada com os interesses dos alunos? Veja quatro formas de usar o Facebook na aula de Filosofia!

Estratégias de ensino-aprendizagem

Sete formas de usar o twitter na aula de Filosofia

Veja sete formas de usar o Twitter na aula de Filosofia e inspire-se para criar suas estratégias de ensino.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Sugestões para aulas de Filosofia: espaços para a construção do conhecimento

Caro colega, veja quatro sugestões de como ministrar aulas expositivas de Filosofia mais atrativas percorrendo os espaços da cidade.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Sugestões para trabalhar Filosofia da Ciência em sala de aula

Já pensou em como introduzir o tema “Filosofia da Ciência” em sala de aula? Clique aqui e veja nossas sugestões!

Estratégias de ensino-aprendizagem

Três sugestões para a avaliação de Filosofia

Você está em busca de sugestões para desenvolver uma avaliação de Filosofia? Veja aqui três maneiras de avaliar seus alunos!