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Proposta de aula sobre frações com receita culinária

Esta proposta de aula sobre frações com receita culinária é uma sugestão para a introdução dos números fracionários em uma aula prática de Matemática.
Que tal utilizar a culinária para ensinar frações?
Que tal utilizar a culinária para ensinar frações?
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Os alunos costumam questionar a razão de estudarem determinado conteúdo porque, muitas vezes, não conseguem perceber uma aplicação prática para tal em seu cotidiano. Um desses conteúdos é a temida fração. Muitas crianças e adolescentes criam aversão aos números fracionários, não compreendendo a sua importância ou como utilizá-los nos cálculos.

Com o objetivo de mudar essa perspectiva, trazemos hoje uma proposta de aula sobre frações com receita culinária. Na introdução do conteúdo, mostre algumas frações aos alunos e questione se ele já as viram em algum lugar. É muito provável que alguém mencione que as frações aparecem em determinada receita. Caso isso não aconteça, você, professor, pode citar esse exemplo para a turma.

Após uma breve introdução, por que não tornar a aula prática? Se a escola dispuser de forno e de uma cozinha, refeitório ou outro espaço adequado que acomode toda a turma, experimente colocar em prática alguma receita culinária que envolva frações para que todos possam visualizar melhor a aplicação dos números fracionários. Mencione algumas receitas para que os alunos escolham, como receita de pizza, pão de queijo, bolo, cupcakes, entre outras. Veja a sugestão a seguir de uma receita de pizza:

Receita de pizza retirada do site Tudo Gostoso
Receita de pizza retirada do site Tudo Gostoso

O professor deve levar em consideração todo o trabalho envolvido ao decidir elaborar essa ou outra receita na escola. Além do espaço e dos materiais de cozinha necessários, é aconselhável que se redobre a atenção para que os alunos não manuseiem materiais cortantes ou se aproximem do forno. Além disso, deve-se observar o tempo necessário para que a aula ocorra com tranquilidade. Uma sugestão seria conversar com a Direção da escola para ampliar o horário da aula de Matemática nesse dia para que haja tempo suficiente para discutir o conteúdo e produzir a receita.

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Caso o professor constate que existe a possibilidade de elaborar a receita culinária, deve inicialmente verificar o rendimento das receitas com os alunos e questioná-los se cada uma delas é suficiente para que todos comam o que for produzido. Por exemplo, uma receita de pizza rende oito pedaços. Assim sendo, se a turma tem 30 alunos, é necessário quadruplicar a receita para que todos comam pelo menos um pedaço. A partir dessa conclusão, instigue-os a identificar o quanto de cada ingrediente será necessário para fazer as receitas. Uma sugestão é perguntá-los: se era preciso ¾ de xícara de leite morno para fazer uma pizza, que fração corresponderá ao necessário para fazer oito pizzas?

Enquanto a massa da pizza estiver assando, selecione alguns ingredientes para o recheio. Questione aos alunos quanto de cada recheio deverá ser colocado nas massas. Por exemplo, se houver 20 fatias de muçarela, que fração de muçarela cada pizza receberá? Em quantos pedaços iguais cada fatia deverá ser cortada para que todas as pizzas recebam a mesma quantidade de queijo?

Peça aos alunos que anotem o raciocínio empregado na conversão das frações abordadas. Depois de comerem as pizzas, verifique as anotações feitas e comente-as com a classe, aproveitando para estabelecer uma relação com as frações equivalentes.

Mas se essa aula prática sobre frações não é viável para ser realizada em sua escola, ainda assim é possível fazer um trabalho semelhante. O professor pode pedir aos alunos que procurem receitas em casa que apresentem números fracionários e depois discutir o que aconteceria com as frações envolvidas caso quisessem duplicar ou triplicar as receitas. Para facilitar esse cálculo inicial, o professor pode sugerir aos alunos que representem os ingredientes e suas respectivas quantidades através de figuras. Mas lembre-se de sempre pedir à turma que relate o raciocínio empregado nas conversões das frações.


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática