Topo
pesquisar

Sugestão de aula sobre números compostos

Estratégias de ensino-aprendizagem

Esta sugestão de aula sobre números compostos pode ajudar a envolver os alunos em um contexto propício para o aprendizado desse conteúdo.
PUBLICIDADE

O ensino dos números compostos depende do conhecimento a respeito de números primos, números naturais e das combinações resultantes de multiplicações realizadas entre os elementos desses conjuntos. Para facilitar esse aprendizado, despertando um interesse maior por parte dos alunos, sugerimos a utilização de um jogo.

Esse jogo é um dominó de números compostos. De forma simples, esse dominó deve ser construído de modo a assemelhar-se ao dominó comum e seguir as mesmas regras. Para isso, o professor poderá optar por:

1- Fazer apenas um dominó em casa, com peças grandes, e dividir a turma em grupos, em que cada grupo será como um jogador único;

2- Propor aos seus alunos que construam o dominó em sala de aula a fim de envolvê-los ainda mais no jogo. Nesse caso, não é necessário que cada aluno construa um jogo, pois eles serão divididos em grupos para jogar.

Os valores encontrados em cada pedra deverão seguir o padrão do dominó comum, porém devem ligar números compostos à sua decomposição em fatores primos. É importante que pelo menos alguns desses números sejam conhecidos pelos alunos e que outros números sejam desafios. Por isso, deixamos a cargo do professor escolher os valores que estarão em cada peça.

Caso o professor opte pelo primeiro plano, poderá economizar tempo e utilizará apenas uma aula para o jogo. Se optar pelo segundo, terá que separar três aulas para a realização da atividade.

Sugerimos que o jogo seja feito em papel e colado sobre papelão para que as peças fiquem resistentes. Recomendamos também que tanto o papel quanto o papelão sejam de rascunhos ou folhas que iriam para o lixo, como folhas de jornal e papelão de caixas de sapatos velhos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aula introdutória

Sugerimos que o professor utilize a primeira aula para revisar o conceito de números naturais e conjuntos numéricos e introduzir as ideias de números primos e números compostos. Seria interessante o professor convidar os alunos para discussões sobre cada um desses temas, caso seja possível.

Caso tenha optado pelo segundo plano, o professor deverá aproveitar o progresso da aula para escolher, juntamente com seus alunos, quais números compostos aparecerão nos dominós que serão produzidos na próxima aula (ou em casa).

Aula do jogo

1º Plano: O professor separa os alunos em grupos e distribui as peças do dominó para esses grupos. Seguem-se as regras do dominó comum. O grupo vencedor é dissolvido entre os outros restantes para poder ajudá-los. Isso fará com que os alunos vencedores não fiquem ociosos enquanto os outros grupos terminam a partida.

2º Plano: Os alunos são colocados em trios, de preferência, e jogam o dominó dos números compostos seguindo as regras do dominó comum.

Formalização dos conceitos e avaliação

Após as rodadas de jogo, o professor deverá formalizar os conceitos discutidos e percebidos durante as aulas de preparação e do jogo em si. Sugerimos que essa aula (ou parte da aula) seja feita de modo a convidar os alunos a participarem da discussão, levando em conta suas experiências nas aulas anteriores e nos momentos de descontração do jogo.

A avaliação dessa atividade deverá ser feita por participação, comportamento e engajamento dos alunos. Anotações e capricho nas pedras do jogo também podem ter peso. Além disso, sugerimos exercícios para a fixação de todo o conteúdo e dos procedimentos.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Sugestão de atividade que utiliza números compostos em um jogo de dominó
Sugestão de atividade que utiliza números compostos em um jogo de dominó
Poliedros convexos são estudados em Geometria
Estratégias de ensino-aprendizagem Construção de poliedros convexos em sala de aula
Utilize o jogo Adedonha Matemática para introduzir conteúdos de Álgebra
Estratégias de ensino-aprendizagem Adedonha Matemática no ensino de Álgebra
Ao utilizar as tesselas, confeccionamos mosaicos que podem representar um desenho ou estruturas geométricas
Estratégias de ensino-aprendizagem Arte do mosaico em uma aula sobre polígonos regulares
O perímetro do triângulo é a soma das medidas dos seus lados, assim como é feito em qualquer polígono
Estratégias de ensino-aprendizagem Sugestão de atividade para cálculo de perímetro
Ensine seus alunos a identificar os números primos através do Crivo de Eratóstenes
Estratégias de ensino-aprendizagem Estratégia para o ensino de números primos
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola