O ensino dos números compostos depende do conhecimento a respeito de números primos, números naturais e das combinações resultantes de multiplicações realizadas entre os elementos desses conjuntos. Para facilitar esse aprendizado, despertando um interesse maior por parte dos alunos, sugerimos a utilização de um jogo.
Esse jogo é um dominó de números compostos. De forma simples, esse dominó deve ser construído de modo a assemelhar-se ao dominó comum e seguir as mesmas regras. Para isso, o professor poderá optar por:
1- Fazer apenas um dominó em casa, com peças grandes, e dividir a turma em grupos, em que cada grupo será como um jogador único;
2- Propor aos seus alunos que construam o dominó em sala de aula a fim de envolvê-los ainda mais no jogo. Nesse caso, não é necessário que cada aluno construa um jogo, pois eles serão divididos em grupos para jogar.
Os valores encontrados em cada pedra deverão seguir o padrão do dominó comum, porém devem ligar números compostos à sua decomposição em fatores primos. É importante que pelo menos alguns desses números sejam conhecidos pelos alunos e que outros números sejam desafios. Por isso, deixamos a cargo do professor escolher os valores que estarão em cada peça.
Caso o professor opte pelo primeiro plano, poderá economizar tempo e utilizará apenas uma aula para o jogo. Se optar pelo segundo, terá que separar três aulas para a realização da atividade.
Sugerimos que o jogo seja feito em papel e colado sobre papelão para que as peças fiquem resistentes. Recomendamos também que tanto o papel quanto o papelão sejam de rascunhos ou folhas que iriam para o lixo, como folhas de jornal e papelão de caixas de sapatos velhos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Aula introdutória
Sugerimos que o professor utilize a primeira aula para revisar o conceito de números naturais e conjuntos numéricos e introduzir as ideias de números primos e números compostos. Seria interessante o professor convidar os alunos para discussões sobre cada um desses temas, caso seja possível.
Caso tenha optado pelo segundo plano, o professor deverá aproveitar o progresso da aula para escolher, juntamente com seus alunos, quais números compostos aparecerão nos dominós que serão produzidos na próxima aula (ou em casa).
Aula do jogo
1º Plano: O professor separa os alunos em grupos e distribui as peças do dominó para esses grupos. Seguem-se as regras do dominó comum. O grupo vencedor é dissolvido entre os outros restantes para poder ajudá-los. Isso fará com que os alunos vencedores não fiquem ociosos enquanto os outros grupos terminam a partida.
2º Plano: Os alunos são colocados em trios, de preferência, e jogam o dominó dos números compostos seguindo as regras do dominó comum.
Formalização dos conceitos e avaliação
Após as rodadas de jogo, o professor deverá formalizar os conceitos discutidos e percebidos durante as aulas de preparação e do jogo em si. Sugerimos que essa aula (ou parte da aula) seja feita de modo a convidar os alunos a participarem da discussão, levando em conta suas experiências nas aulas anteriores e nos momentos de descontração do jogo.
A avaliação dessa atividade deverá ser feita por participação, comportamento e engajamento dos alunos. Anotações e capricho nas pedras do jogo também podem ter peso. Além disso, sugerimos exercícios para a fixação de todo o conteúdo e dos procedimentos.
Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática