Whatsapp

Sugestão de aula sobre números compostos

Estratégias de ensino-aprendizagem

Esta sugestão de aula sobre números compostos pode ajudar a envolver os alunos em um contexto propício para o aprendizado desse conteúdo.
Sugestão de atividade que utiliza números compostos em um jogo de dominó
Sugestão de atividade que utiliza números compostos em um jogo de dominó
PUBLICIDADE

O ensino dos números compostos depende do conhecimento a respeito de números primos, números naturais e das combinações resultantes de multiplicações realizadas entre os elementos desses conjuntos. Para facilitar esse aprendizado, despertando um interesse maior por parte dos alunos, sugerimos a utilização de um jogo.

Esse jogo é um dominó de números compostos. De forma simples, esse dominó deve ser construído de modo a assemelhar-se ao dominó comum e seguir as mesmas regras. Para isso, o professor poderá optar por:

1- Fazer apenas um dominó em casa, com peças grandes, e dividir a turma em grupos, em que cada grupo será como um jogador único;

2- Propor aos seus alunos que construam o dominó em sala de aula a fim de envolvê-los ainda mais no jogo. Nesse caso, não é necessário que cada aluno construa um jogo, pois eles serão divididos em grupos para jogar.

Os valores encontrados em cada pedra deverão seguir o padrão do dominó comum, porém devem ligar números compostos à sua decomposição em fatores primos. É importante que pelo menos alguns desses números sejam conhecidos pelos alunos e que outros números sejam desafios. Por isso, deixamos a cargo do professor escolher os valores que estarão em cada peça.

Caso o professor opte pelo primeiro plano, poderá economizar tempo e utilizará apenas uma aula para o jogo. Se optar pelo segundo, terá que separar três aulas para a realização da atividade.

Sugerimos que o jogo seja feito em papel e colado sobre papelão para que as peças fiquem resistentes. Recomendamos também que tanto o papel quanto o papelão sejam de rascunhos ou folhas que iriam para o lixo, como folhas de jornal e papelão de caixas de sapatos velhos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aula introdutória

Sugerimos que o professor utilize a primeira aula para revisar o conceito de números naturais e conjuntos numéricos e introduzir as ideias de números primos e números compostos. Seria interessante o professor convidar os alunos para discussões sobre cada um desses temas, caso seja possível.

Caso tenha optado pelo segundo plano, o professor deverá aproveitar o progresso da aula para escolher, juntamente com seus alunos, quais números compostos aparecerão nos dominós que serão produzidos na próxima aula (ou em casa).

Aula do jogo

1º Plano: O professor separa os alunos em grupos e distribui as peças do dominó para esses grupos. Seguem-se as regras do dominó comum. O grupo vencedor é dissolvido entre os outros restantes para poder ajudá-los. Isso fará com que os alunos vencedores não fiquem ociosos enquanto os outros grupos terminam a partida.

2º Plano: Os alunos são colocados em trios, de preferência, e jogam o dominó dos números compostos seguindo as regras do dominó comum.

Formalização dos conceitos e avaliação

Após as rodadas de jogo, o professor deverá formalizar os conceitos discutidos e percebidos durante as aulas de preparação e do jogo em si. Sugerimos que essa aula (ou parte da aula) seja feita de modo a convidar os alunos a participarem da discussão, levando em conta suas experiências nas aulas anteriores e nos momentos de descontração do jogo.

A avaliação dessa atividade deverá ser feita por participação, comportamento e engajamento dos alunos. Anotações e capricho nas pedras do jogo também podem ter peso. Além disso, sugerimos exercícios para a fixação de todo o conteúdo e dos procedimentos.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Artigos Relacionados
Utilizando listas de exercícios como ferramenta para a fixação de conteúdos e preparação para o vestibular.
Professor, veja como aplicar o jogo “Adedonha Matemática” na introdução do ensino de Álgebra.
Confira como elaborar uma aula sobre polígonos regulares que envolve a confecção de mosaicos.
Como avaliar o aluno através da avaliação contínua.
Aprenda brincando
Posição de números racionais em uma reta numerada.
Clique para obter uma sugestão de atividade para a construção de poliedros convexos em sala de aula.
Aula experimental sobre razão e proporção.
Confira uma interessante estratégia de ensino de números primos através das regras de divisibilidade e do crivo de Eratóstenes.
Você conhece técnicas para o Ensino de Matemática voltado ao Deficiente Visual? Veja algumas!
Conheça uma sugestão de atividade para o cálculo de perímetro. Esta proposta é voltada para a segunda fase do ensino fundamental e envolve o desenho de figuras geométricas e estratégias para obter o perímetro de cada uma delas. Veja ainda uma forma de criar a fórmula geral para calcular o perímetro de polígonos.