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Sugestão de aula sobre quadriláteros

Estratégias de ensino-aprendizagem

Esta sugestão de aula sobre quadriláteros aborda as definições e propriedades dos quadrados, retângulos, losangos e trapézios.
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Esta proposta de atividade tem como objetivo discutir as definições e propriedades dos quadriláteros a partir de sua construção. Os materiais necessários são régua, compasso e papel. A atividade poderá ser realizada no tempo de 2 a 4 aulas de 50 minutos cada.

Dividiremos a atividade em algumas etapas. O tempo definido para cada etapa deve ser escolhido pelo professor de acordo com as necessidades e habilidades individuais e coletivas dos alunos. Portanto, haverá turmas que gastarão muito tempo em uma etapa e outras que farão rapidamente.

Primeira etapa

Em um primeiro momento, sugerimos que o professor permita que seus alunos conheçam o material (régua e compasso) com o qual trabalharão. É importante que os discentes manuseiem esses objetos separadamente e, depois, de forma conjunta, na intenção de formar figuras quaisquer ou somente rabiscar.

O professor pode pedir que os alunos façam desenhos abstratos usando a régua e o compasso, separadamente, e troquem experiências entre si.

Posteriormente, o professor pode levar os alunos a desenhar usando os dois objetos ao mesmo tempo com o objetivo de serem avaliados por seus colegas.

Segunda etapa

O professor separa os alunos em grupos. A cada grupo entrega uma ficha contendo o passo a passo para construir um quadrado, por exemplo, com régua e compasso. Depois de construídas as figuras, instrui os alunos a discutirem entre si que figura foi formada.

Com isso, é possível mostrar aos alunos que um quadrado possui lados e ângulos iguais, por exemplo. Entretanto, sugerimos que essas propriedades, bem como o nome da figura, não sejam reveladas de início e que os alunos sejam levados a discuti-las entre si.

Terceira etapa

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Repita o procedimento da segunda etapa, mas a figura geométrica a ser desenhada deverá ser um losango e, depois, um retângulo. Antes de dizer diretamente qualquer informação sobre a figura – exceto, é claro, pelo passo a passo para construí-la –, leve seus alunos a discutirem as propriedades de cada uma delas.

Quarta etapa

Sugerimos que exista um intervalo entre a terceira etapa e a quarta, se possível. O professor deve entregar aos alunos fichas com o nome dos quadriláteros já produzidos e pedirá que os alunos construam por conta própria essas figuras, sem qualquer orientação inicial.

Após discussões e orientações, que levantarão questões como propriedades e definições, proponha aos alunos que construam retas paralelas e trapézios isósceles – que possuem dois lados opostos paralelos e dois lados opostos não paralelos e congruentes.

Dê um bom tempo para que seus alunos cumpram esse último objetivo. Novamente, o tempo será escolhido pelo professor, em virtude das necessidades de cada turma. Se necessário, dê dicas sobre como começar, mas não dê respostas prontas, a não ser que seja estritamente necessário.

Quinta etapa

É chegado o momento de convidar os alunos a discutir e expor suas experiências com as construções das figuras propostas, especialmente as retas paralelas e trapézios isósceles. Os alunos que não conseguiram poderão falar de seus erros identificados e ouvir os comentários do professor e dos colegas.

Avaliação

Sugerimos uma avaliação subjetiva, que leve em consideração a participação dos alunos, pois não se trata de questões objetivas, mas de discussões levantadas em sala de aula a partir de uma atividade.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Quadrilátero formado pela ligação entre os pontos médios dos segmentos de outro quadrilátero
Quadrilátero formado pela ligação entre os pontos médios dos segmentos de outro quadrilátero
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